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O medo de falar em público é algo que muitas vezes caminha conosco desde os tempos de escola, afinal, quem nunca deu aquela “travada” para apresentar diante da turma um trabalho de grupo ou seminário na faculdade?

Esse medo pode acompanhar as pessoas durante toda uma vida e também prejudicar uma mínima relação pessoal, como fazer novos amigos, por timidez e receio de se expor. Não há motivos para se sentir diminuído ou desistir de tentar, assim, vamos justamente tratar aqui sobre como você pode encontrar ferramentas e desenvolver habilidades para vencer esse desafio.

O que é esse medo de falar em público?

E de repente, faltam 10 minutos para você entrar em uma reunião importante, ou você precisa falar em público em um evento, ou simplesmente, terá que se apresentar em uma nova turma do curso de inglês. Nesse momento a mão fica suada, a garganta seca, sente tremores pelo corpo e sua cabeça só pensa que “você não vai conseguir”.

Esse é o estado de nervos e de ansiedade em que uma pessoa com medo de falar em público sente. E mesmo, muitas vezes, você sabendo que diversas pessoas também se sentem assim ou que você não precisa ter todo esse receio, pois você treinou, ensaiou e estudou tudo que tem que dizer, o medo vem mesmo assim.

Aproximadamente 60% das pessoas sofrem com um grau elevado de timidez, mas nem por isso, deixam de tentar vencer seus medos e enfrentam seu acanhamento. Elas, em sua maioria, buscam forças dentro de si, ajuda psicológica, afinal de contas, timidez é um transtorno psicológico, e procuram trabalhar, principalmente, o seu autoconhecimento, empatia e inteligência emocional.

Em linhas gerais, o medo de falar em público, que compromete a sua vida e o seu desempenho, é considerado uma fobia social.

O que é fobia social?

A fobia social é determinada como um medo irracional que tende a distorcer a análise das experiências, de forma intensa e persistente, de uma situação ou várias que incluem desde a socialização até tarefas de desempenho.

Ou seja, quem possui fobia social apresenta um conjunto de pensamentos negativos que são capazes de prejudicar a sua capacidade de atuar como ser social diante de si próprio e de outras pessoas.

A baixa autoestima e o medo da reprovação dos demais, é um dos principais motivos que influenciam nessa incapacidade de se comunicar e se expressar.

Estudos apontam que existem dois tipos de fobia social, a ansiedade social específica, que se dá em algumas situações, como o medo de falar em público, e a ansiedade social generalizada, que afeta não só esses momentos específicos, como também qualquer relação social que exija comunicação.

Algumas consequências

Como pudemos perceber, o medo de falar em público pode ser um conjunto de tantas outras situações que interferem no nosso bem-estar emocional e acabam se relacionando com as nossas ações e nossa performance.

Por esse motivo, tantas pessoas que tem esse medo, evitam situações de comunicação em público por não suportar tal sofrimento. Essa dificuldade também afeta a capacidade de se expressar e emitir opiniões de forma clara e objetiva.

Vale lembrar, que é comum ficarmos nervosos antes de algum evento em que tenhamos que nos colocar, mas pessoas com ansiedade social sofrem e angustiam essa sensação por até semanas antes.

Quais as causas do medo de falar em público?

Pesquisas apontam que aproximadamente 30% dos casos de fobia social são por motivos relacionados a genética, e, 70% são atribuídos a traumas do nosso próprio inconsciente que guardamos de outras situações embaraçosas e difíceis anteriores.

O bullying é um grande exemplo de uma situação estressante marcante e que pode interferir nas suas relações sociais ao longo de toda a vida. Assim como a criação dos nossos pais, que podem ser liberais demais ou superprotetores e acabam estabelecendo padrões que dificultam o desenvolvimento pessoal.  

Além disso, não podemos esquecer o quanto a sociedade coloca padrões sociais, de beleza e tantos outros, que nos deixa mais exigentes com nós mesmos do que o necessário. Ainda nesse cenário, o medo de errar, de ser julgado, incompreendido e de ser caracterizado como incapaz, problematizam ainda mais.

Como vencer o medo de falar em público?  

Há algumas possibilidades de tratamento e de treinos específicos que poderão ajudá-lo a superar o medo de falar em público. Entre as principais e mais conhecidas opções estão a psicoterapia, o coaching e cursos de oratória.

O tratamento irá depender do quanto de dificuldade você apresenta para encarar um público e ter um bom desempenho. Para casos mais intensos e graves, há treinamentos para desenvolver as habilidades sociais e até a possibilidade de fazer uma reestruturação cognitiva.

Para casos mais brandos, que envolvem apenas uma dificuldade em se expor e ser o centro das atenções por alguns instantes, há treinamentos de oratória e outros cognitivos que irão ajudá-lo a vencer de forma rápida e controlada.  

 

Dicas para aprender a falar em público

Para perder o medo de falar em público, além da ajuda profissional, você pode por em prática algumas habilidades e técnicas, que envolve desde a respiração até os gestos corporais. Vamos a elas:

Treine na frente do espelho

Pode não parecer, mas você sem dúvidas é o seu melhor juiz, quando se livra de julgamentos sociais e cobranças desmedidas. Treinar consigo próprio e vendo o reflexo do seu desempenho irá ajudar a identificar pontos de melhoria.

Comece com pequenos públicos

Depois de treinar na frente do espelho, que tal tentar expor o seu discurso ou as suas ideias para um pequeno grupo de pessoas da sua confiança e que te deixam à vontade para você ser quem você é.

Controle a respiração

Quando estamos em uma situação de confronto, temos por hábito acelerar a respiração ou prendê-la de forma equivocada. Essa ação provoca reações de emergência ao nosso corpo, que refletem em ainda mais desconforto.

Procure desenvolver técnicas de respiração que ajudem a acalmar, como as utilizadas na meditação, assim você diminui a possibilidade de ter sintomas físicos que só atrapalham.

Expressão corporal

O corpo também tem a capacidade de se comunicar com as pessoas ao nosso redor, por isso a sua expressão corporal pode sinalizar muito sobre você, inclusive sobre o seu medo de falar em público.

Uma pessoa relaxada e com confiança do que está fazendo, apresenta uma postura mais relaxada, com peito e ombros abertos e um sorriso suave. Já em momentos de tensão, nosso corpo fica mais fechado e o rosto mais rígido e tenso.

Trabalhe uma postura que favoreça o seu momento e envie mensagens positivas para o seu corpo para que ele reproduza o melhor de você.

Pratique o autodiálogo

Aliar a sua confiança a sua consciência pode não parecer uma tarefa fácil, mas quando você conversa consigo próprio sobre as suas ideias, tudo se desenvolve mais facilmente. Esqueça a ideia de que quem fala sozinho é maluco, pois essa é a melhor forma de você mandar informações positivas e de confiança para si.

Tenha foco

Procure se concentrar em todo o seu processo gestual, físico e verbal de interação e exposição. Isso evita que você se disperse e perca a linha de raciocínio. O foco é o momento presente para que você consiga cumprir aquilo que se propôs a dizer.

Faça terapia

Com a ajuda de um psicólogo você consegue trabalhar todos esses pontos que falamos aqui e que estão intimamente ligados à sua inteligência emocional e o seu autoconhecimento.

Terapia não é apenas para quem já apresenta quadros mais avançados de fobia social, mas sim para todos aqueles que desejam se conhecer melhor, ter capacidade de autoavaliar seus pontos fortes e fracos, e desenvolver técnicas e habilidades que lhe ajudem a viver no dia a dia.

Medo de falar em público é sim possível de ser superado e só depende de você.

Zenklub

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Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
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