Recentemente, o Linkedin divulgou a lista Top Companies 2017, com as 25 melhores empresas onde os brasileiros desejam trabalhar. No mesmo caminho, o Love Mondays, startup de carreiras, publicou o ranking 50 empresas mais amadas, entre grandes companhias e e PMEs.

No caso do Linkedin, a lista foi elaborada com base nas interações dos mais de 500 milhões de usuários da plataforma. Já no caso do Love Mondays, o ranqueamento foi realizado de acordo com as avaliações deixadas espontaneamente pelo público da página.

Para além de listas e números, o ranking de melhores empresas para se trabalhar nos fazem pensar o que uma companhia onde tantas pessoas desejam trabalhar pode ter de tão atraente para oferecer. Bons salários, benefícios, plano de carreira? Bem, pode ser tudo isso ou nenhuma dessas alternativas, mas a verdade é que ser uma companhia desejada exige muito mais do que ofertas padrão para atrair e reter talentos.

O que querem os profissionais?

Cada vez mais o mercado vem mostrando que dinheiro não é tudo. Mais do que isso, ter um salário alto é o que menos importa quando o assunto é motivação profissional.

O professor de psicologia e economia comportamental no MIT (Massachusetts Institute of Technology), Dan Ariely, em seu livro Payoff: The Hidden Logic That Shapes Our Motivation (A lógica oculta que molda nossas motivações, em tradução livre), faz uma pesquisa que procura desvendar o que querem os profissionais.

Ele realizou um teste com três motivadores diferentes: dinheiro, pizza ou reconhecimento do chefe e aplicou a quatro grupos de funcionários. O primeiro receberia bônus em dinheiro, o segundo um voucher para uma pizza grátis, o terceiro uma mensagem de reconhecimento do chefe e o quarto grupo (denominado apenas grupo de controle) recebeu apenas uma meta, sem nenhuma recompensa por isso.

O resultado foi surpreendente:  o grupo que receberia a pizza teve um aumento de 6,7% na produtividade, contra 6,6% do grupo que receberia a mensagem do chefe e, 4,4% do grupo que receberia o bônus em dinheiro.

Os profissionais querem ser reconhecidos como pessoas, muito mais do que apenas como elementos que fazem parte de uma engrenagem produtiva. Para o professor do MIT, a experiência revela como as empresas podem ter mais sucesso testando diferentes formas de motivação desenvolvidas de acordo com o perfil de seus funcionários.

É fato que, para motivar seus colaboradores, é importante incentivar tanto saúde física como mental. As empresas já adotam benefícios corporativos que contribuem para a saúde física, como convênio saúde ou Gympass. Agora, está na hora de dar o próximo passo com Zenklub. Vem conhecer mais sobre o serviço; temos o plano certo para sua empresa.