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Se ter ansiedade já é difícil imagina passar por uma crise de ansiedade? Pois é, a crise de ansiedade é mais comum do que imaginamos, mas ainda há muita falta de informação sobre as causas, sintomas e do que realmente se trata esse momento.

Ansiedade é uma sensação natural, corriqueira e algo até mesmo prazerosa, como aquela ansiedade quando vamos conhecer uma pessoa, quando vamos ganhar algo ou a espera do nascimento de um filho, por exemplo. São vários momentos em que sentimos ansiedade, mas ela passa a ser um mal, quando começa a atrapalhar a nossa vida e as nossas atividades.

É quando a angústia e o descontrole da ansiedade nos impede de fazer as coisas, que percebemos como a crise de ansiedade pode atrapalhar a nossa vida pessoal e a profissional. O transtorno de ansiedade é uma síndrome mental séria e que deve ser tratada para que não se transforme em crises de pânico, por exemplo.

Vamos nos aprofundar para que você possa entender melhor como perceber os sintomas da crise de ansiedade, o que causa, como tratar e como buscar dentro de você ferramentas para lidar melhor com isso.

O que é essa tal de crise de ansiedade?

Ela é um estado psíquico natural que tem o intuito de nos auxiliar na preparação para o enfrentamento de um perigo iminente. Porém, como a vida moderna está cada vez mais corrida, cada vez menos conseguimos tirar um tempo para relaxar nossa mente e aproveitar momentos de descanso e bem-estar. Isso acaba tumultuando nossa mente com pensamentos e preocupações, gerando quadros intensos de ansiedade.

Pense que nossa mente é como um riacho alimentado por uma fonte natural, e com uma barreira para controlar a entrada de água. Imagine que é preciso fazer manutenções nessa barreira para que ela não se danifique. O que acontece sem manutenção adequada? As condições dessa barreira ficam cada vez mais precárias e, certo dia, essa barreira arrebenta e o riacho recebe mais água do que suporta.

Nossa mente não é diferente, ela necessita de manutenção e precisa ser capaz de conter os pensamentos e preocupações para que os mesmos não acabem ultrapassando os limites. Pois, sem a manutenção adequada a mente não aguenta, e ela não consegue lidar com os pensamentos, preocupações e medos, que acabam tornando-se patológicos.

Sintomas de uma crise de ansiedade

Os sintomas podem ser físicos e psicológicos, e, em geral, ocorrem por um aumento do hormônio da adrenalina na corrente sanguínea. A adrenalina é um hormônio que normalmente sofre um aumento quando temos que enfrentar algo importante, um desafio, mas quando em grandes quantidades, há a sensação dos sintomas de um transtorno de ansiedade generalizada.

Tratamento com psicoterapia se faz necessário nesses casos, e pode ser acompanhado ou não de medicamentação. Essa avaliação deverá ser feita com um especialista, mas se você quiser verificar como anda o seu nível de ansiedade, você pode fazer o nosso teste, que não fará um diagnóstico preciso, mas te fornecerá informações importantes de como se autoavaliar. O teste é adaptado do teste científico Americano criado pelo Dr. Spitzer e Dr William (GAD – Generalized Anxiety Disorder 7).

Sintomas físicos e psicológicos da ansiedade:

  • Respiração ofegante e falta de ar;
  • Palpitações e dores no peito;
  • Fala acelerada;
  • Sensação de tremor e vontade de roer as unhas;
  • Agitação de pernas e braços;
  • Tensão muscular;
  • Tontura e sensação de desmaio;
  • Enjoo e vômitos;
  • Irritabilidade;
  • Enxaquecas;
  • Boca seca e hipersensibilidade de paladar;
  • Insônia;
  • Preocupação excessiva;
  • Dificuldade de concentração;
  • Nervosismo;
  • Medo constante;
  • Sensação de que pode-se perder o controle ou que algo ruim vai acontecer;
  • Desequilíbrio dos pensamentos.

O que fazer em uma crise de ansiedade?

Não tem como prever uma crise de ansiedade e por isso, muitas pessoas preferem ter uma ideia do que fazer na hora que as crises acontecem para tentar ter ferramentas de controle.

Não há uma receita de bolo, é fato, e cada um passa por essa dificuldade por motivações e ambientes diferentes, o que dificulta criar uma regra. Ainda assim, você pode tentar seguir alguns passos para seguir quando a crise bater, conheça:

– Respire: durante uma crise a respiração fica mais ofegante e acabamos por hiperventilar o nosso corpo, então, a melhor técnica é você controlar a respiração. Inspire e respire de forma lenta e profunda, isso irá ajudar a levar mais oxigênio para o seu cérebro e a reduzir o nível de estresse e a sensação de asfixia. Mantenha esse ritmo respiratório até sentir seus músculos e mente mais relaxados;

– Fique atento aos seus sentidos: em uma crise nosso cérebro se inunda de pensamentos, emoções e informações, e isso se deve por conta da adrenalina, como já vimos aqui. Para recobrar todos os seus sentidos, concentre-se neles e organize a sua mente com o que é real no seu corpo;

– Relaxe os músculos: a crise de ansiedade irá tensionar os seus músculos e isso é apenas uma forma de defesa do seu corpo. Essa tensão gera consequências piores como o estresse e uma sensação de peso. A sua tarefa aqui é buscar essa leveza e bem-estar no corpo, relaxando e soltando a musculatura. Um bom exercício é contrair o músculo por alguns segundos e depois soltar. Repita isso em todo o corpo, inclusive, e principalmente, com a musculatura da face;

– Mude o foco: ficar apenas pensando no que está causando a sua crise de ansiedade só irá piorar os sintomas. O ideal é você buscar distrações para o seu corpo e mente para que você desconecte dessas tensões. Relembre coisas que você gosta, pessoas que você ama e tenha pensamentos positivos.

Crise de ansiedade ou síndrome do pânico?

De fato há uma relação íntima entre crises de ansiedade e os ataques de pânico, mas é importante saber diferenciar cada um para que você não confunda os seus sentimentos.

Sintomas da síndrome do pânico:

  • Taquicardia e palpitação;
  • Suores, calafrios, tremores e formigamentos;
  • Falta de ar;
  • Náuseas e dores abdominais;
  • Sensação de desmaio;
  • Medo de perder o controle;
  • Medo de morrer.

Como você deve ter percebido, os sintomas da crise de pânico são mais expressivos e envolve demasiada tensão. É comum que a pessoa desenvolva pensamentos negativos a partir dos seus sintomas, que até mesmo a faça acreditar que está sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto.

A crise de pânico, diferentemente da crise de ansiedade, pode aparecer em qualquer momento, até quando a pessoa está dormindo, por exemplo. Esse é um bom comparador entre um ou outro, já que a crise de ansiedade costuma aparecer durante momentos mais difíceis de algo que está sendo vivido ou ansiado.

A repetição desses quadros de pânico podem e devem ser tratados com acompanhamento de um especialista, para que possa amenizar os sintomas e a frequência desses eventos.

Crise de ansiedade no trabalho

A crise de ansiedade não tem uma origem única, por isso, pode aparecer tanto nas suas atividades da vida pessoal, como na profissional. No trabalho não é difícil imaginar uma situação que possa provocar tensão, pode ser desde uma entrevista de emprego, até aquela reunião importante com o seu chefe em uma empresa que você já está há anos.

Os sintomas de ansiedade no trabalho podem ser provocados por questões alheias às suas tarefas e ambiente profissionais ou não, e isso é importante você observar, pois problemas pessoais podem sim refletir em toda a sua rotina.

A culpa não é sua por misturar esses sentimentos de diferentes setores da vida, o importante é você ter a sensibilidade de perceber a origem da sua ansiedade e mal-estar. Por isso, é recomendável que você busque ajuda da psicoterapia e tente prevenir que a sua ansiedade se torne um transtorno ou que os sintomas já existentes atrapalhem diferentes momentos.

Em casos de crise, não esqueça as dicas que listamos aqui e encontre um ambiente mais relaxante no escritório ou no seu local de trabalho para realizá-las.  

Como tratar uma crise de ansiedade?

Os sinais de que a psicoterapia é o melhor remédio, nós já demonstramos aqui, não é mesmo? É a psicoterapia e o especialista, que junto com você irá identificar a causa e as motivações que estão te levando a apresentar essas crises que tanto atrapalham a sua vida.

Além disso, nas sessões de terapia você irá desenvolver ferramentas, que vão além dessas dicas práticas que demos aqui, para que você possa ser mais assertivo nesse controle, que também é muito específico, como bem reforçamos.

A questão medicamentosa deve ser tratada também com o especialista, e, fora recursos naturais como chás de camomila e sucos de maracujá, que ajudam a acalmar, não é recomendável você tomar medicação por si própria ou por indicação de alguma pessoa que não é especializada no assunto.

Por fim, revise a sua rotina e encontre onde você pode achar motivadores para a sua ansiedade e como você pode substituir por atividades mais prazerosas e de relaxamento. A sua saúde física e mental é o seu maior bem, e ter proatividade nesses e em outros cuidados, é, sem dúvida, a sua melhor atitude.

 

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