Vivemos em uma época onde nossa rotina é cada vez mais corrida e passamos boa parte do nosso tempo convivendo com nossos colegas de trabalho e nossa chefia, às vezes até mais do que com nossos familiares. Porém, tudo fica mais complicado quando precisamos aprender como lidar com um chefe arrogante.

Sabemos que lidar com esse tipo de liderança não é uma tarefa fácil e é preciso muito jogo de cintura. Embora as empresas estejam notando o quão prejudicial é esse tipo de chefia, infelizmente essa situação ainda é muito presente no ambiente de trabalho.

O fato é que, isso não prejudica apenas a empresa, mas também o próprio colaborador que sofre a arrogância do superior. Abaixo separamos alguns tópicos que irão orientar como lidar com esse tipo de chefia e como não deixar que ela te atinja de forma significativa. 

Entenda a mentalidade autoritária

Para começar, é preciso deixar bem claro o que é uma pessoa autoritária. Bom, uma pessoa autoritária é aquela que impõe as suas ideias, opiniões e razões aos outros. Esse tipo de pessoa, possui grande dificuldade em ouvir o que a outra tem a dizer, afinal, ela sempre tem a razão e está certa.

Com isso, podemos dizer que uma pessoa de mentalidade autoritária dá ordens de forma mais ríspida e rude, não reconhece o esforço dos liderados e faz questão de deixar claro que eles não estão fazendo nada além de suas obrigações. Além disso, essas pessoas costumam usar o medo para intimidar os colaboradores de sua equipe.

Esse tipo de atitude tende a derrubar de forma significativa o desempenho de toda equipe e os erros passam a ser constantes, e isso se dá devido a essa postura intimidadora.

Mesmo diante de toda essa situação, ainda assim existem chances de tudo ser diferente. Mas, para isso e para que essa pessoa mude de postura, ela precisa fazer uma autoanálise e entender que sua postura não está de acordo e está influenciando de forma negativa a todos.

É preciso, principalmente, que essa pessoa arrogante queira mudar e então buscar ajuda para que essa mudança ocorra. Afinal, a força de vontade é fundamental e facilita o processo. Não basta apenas que os colaboradores peçam essa mudança em sua liderança, mas sim que o próprio líder reconheça seus erros e entenda seu impacto nos outros. 

Uma questão que também faz parte desses líderes e pessoas de postura autoritária, é que a grande maioria age dessa forma pois são pessoas inseguras e, no fundo, não acreditam em sua própria capacidade. 

Por esses e muitos outros motivos, a ajuda de um profissional é a melhor alternativa para quem deseja de fato mudar sua postura.

Os efeitos de uma liderança arrogante 

Como vimos anteriormente, os líderes que possuem esse tipo de postura costumam ser pessoas inseguras e acreditam não ser capazes de desempenhar o papel de líder. 

Dificilmente esses chefes irão criar empatia no trabalho pelos seus liderados e isso impede que eles tenham um olhar mais humanizado e vejam a competência de cada profissional que compõe sua equipe. Ou seja, essa postura afeta muito mais de forma negativa do que positiva.

O fato é que cada pessoa reage de uma forma diante de uma chefia autoritária, algumas ainda conseguem lidar, por mais difícil que seja. Porém, com a grande maioria não é bem assim.

Os colaboradores diante de um chefe autoritário tendem a recuar e se sentirem cada vez mais inseguros, e isso não acontece apenas na questão profissional, onde ele passam a duvidar de sua própria capacidade, mas também, afeta o pessoal e faz com que a pessoa se torne insegura em outros campos de sua vida.

Por consequência disso também, os resultados do funcionário e da equipe em geral tendem a cair e os erros passam a ser muito mais frequentes do que o esperado. A cobrança passa a ser maior sobre esse líder e em resposta ele passa a cobrar mais ainda de sua equipe.

Ou seja, uma liderança arrogante causa efeitos extremamente negativos tanto para a empresa, quanto para os colaboradores que estão sob o comando desse líder.

Veja 10 dicas para lidar com um chefe arrogante

Lidar com um chefe arrogante é um dos maiores desafios no ambiente de trabalho e afeta diretamente o clima organizacional e dinâmicas entre os colaboradores. Infelizmente, muitas vezes a vontade que o profissional tem é de pedir demissão, porém, nem sempre essa saída é a mais viável e possível no momento.

Uma dica que podemos dar é aproveitar essa situação desagradavel e tentar aprender algo com ela. Por exemplo, encarar como uma oportunidade para desenvolver sua resiliência e quem sabe também superar suas próprias dificuldades. 

Para ajudar nessa jornada, abaixo separamos algumas dicas de como ​​lidar com um chefe arrogante.

Seja assertivo 

Ser assertivo é importante, afinal, te ajudará a transmitir suas opiniões de maneira respeitosa. Falar com firmeza e colocar o “Eu” ao invés de “Nós”, é fundamental nesse momento. Isso te manterá com o controle de suas idéias e não dará espaço para que seu chefe “invada” seu espaço.

Seja lógico 

Com esse tipo de chefia, é importante que quando você tiver um problema, antes de levar até ele, busque alternativas para resolvê-lo e mostre para seu chefe por que essa alternativa é viável e vale a pena ser seguida. Leve até ele o problema, mas também apresenta a solução sem deixar espaço para que ele tenha alguma dúvida sobre aquilo.

Trabalhe em equipe 

O trabalho em equipe é um dos seus maiores aliados, já que você não pode contar com uma boa liderança. Por isso, junte-se aos seus colegas de trabalho, um ajudando o outro, as tarefas do dia a dia se tornarão mais fáceis e agradáveis de serem realizadas.

Seja empático 

Por mais que não seja fácil e que o chefe não tenha um olhar humanizado sobre você, faça diferente, tenha você um olhar mais humanizado sobre ele e tente, por mais difícil que seja, se colocar por algumas vezes no lugar dele.

Isso pode te ajudar na hora de filtrar o que ele disser e separar o que realmente é relevante e servirá para agregar no seu trabalho, daquilo que é apenas arrogância desnecessária.

Não leve para o lado pessoal

Entenda, nada do que ele disser ou fizer é contra a sua pessoa. Por isso, não leve nada para o lado pessoal.

O que acontece no dia a dia de trabalho, é importante que fique ali mesmo e que você não absorva, afinal, isso só irá prejudicar a você mesmo e seu chefe continuará “bem” e agindo da mesma maneira, uma vez que ele não possui o perfil de uma liderança humanizada.

Fortaleça seus laços de trabalho 

Já que com o chefe a aproximação é complicada e ela não facilita em nada, uma ótima alternativa é estabelecer um bom relacionamento com seus colegas de equipe. Isso fará você se sentir mais seguro e ter pessoas que passam pela mesma situação que você ao seu lado, te proporcionará um “conforto” emocional.

Seja firme 

É compreensivo que em alguns momentos é muito difícil ser firme, mas essa é uma postura fundamental para te ajudar no seu dia a dia. Portanto, demonstre segurança em relação a sua própria capacidade e principalmente em sua fala.

Mas, é importante manter o respeito e não deixar que esse chefe tire seu equilíbrio e te faça duvidar de sua capacidade. Se cerque de argumentos que façam com que ele não tenha espaço para te questionar.

Seja atencioso 

Por mais que seja difícil e muitas vezes não estamos bem devido as circunstância em que somos expostos, ser atencioso é necessário. Mantenha contato visual quando ele estiver falando, mostre que você realmente está ouvindo o que está dizendo.

Em algumas situações, repita novamente para ele, o que ele te disse ou te pediu, para que ele veja que você realmente estava prestando atenção. Isso contribui para que ele haja menos na defensiva.

Não haja por impulso 

Sabe aquele momento em que seu chefe está nervoso, mesmo que a situação não tenha sido com você. Então, uma dica muito valiosa é não responder ele de imediato, essa atitude irá piorar mais ainda a situação e só o deixará mais nervoso, fazendo com que ele desconte a raiva em você.

Embora o “motivo” tenha sido ou não você, respire fundo e apenas ouça o que ele tem a dizer, mas lembre-se, nunca absorva e pegue pra você essa carga, pois, isso só te fará mal e irá prejudicá-lo ainda mais.

Seja observador e procure ser o mais racional possível, tentando deixar suas emoções de lado, assim, você conseguirá manter o controle e consciência para não agir por impulso e responder à mesma altura.

Pergunte o que ele acha sobre determinado trabalho

Uma característica muito presente nesse tipo de chefia é que eles não gostam de ser contrariados e possuem muita dificuldade de aceitar a opinião do outro, principalmente quando esse outro é seu subordinado.

Por isso, uma estratégia muito eficiente que irá te ajudar é perguntar a opinião dele sobre determinado assunto, ou o que ele acha sobre tal alternativa, enfim, essa é uma estratégia que irá te ajudar muito a virar o jogo a seu favor. 

O que fazer se o chefe for além da arrogância? 

Como pudemos ver até aqui, lidar com um chefe arrogante não é uma tarefa muito simples e exige muito de nosso psicológico. Infelizmente em alguns casos, esse chefe pode exceder os limites, por isso, é preciso que você se imponha.

Mas é claro, por mais difícil que seja você precisa manter o controle nesse momento e não deixar que a raiva tome conta. Manter o nível nesse momento é fundamental, talvez naquela hora não seja possível dialogar, então, espere a raiva passar e chame ele para conversar em outro momento.

Com educação, fale para ele que você não gostou da postura dele e se sentiu ofendido, se imponha, mas sem perder a razão. 

Conversar com seus colegas de trabalho para entender se algum deles já passaram pela mesma situação e como eles agiram é muito importante, para que você tenha noção de como também deve agir.

Se caso não der certo, ele voltar a repetir tudo novamente, ou até mesmo ser agressivo leve a situação até o RH ou o superior responsável pela gestão de pessoas. 

Essa atitude é extremamente necessária quando as demais não estão fazendo efeito, afinal, outras pessoas também podem estar passando pela mesma situação, porém, não tiveram a mesma “coragem” que você.

Afinal, um líder que desrespeita sua equipe afeta de forma negativa os resultados da empresa e, sabemos que essa não é uma alternativa bem vista.

Conclusão 

O mundo corporativo vem mudando muito nos últimos anos e, com isso, mudaram também as dinâmicas entre líderes e liderados. Cada vez mais, ganham espaço os tipos de liderança humanizadas e que visam um bom relacionamento com os colaboradores. Mas e quando temos um chefe arrogante?

Nesse momento, é necessário que o colaborador empregue suas melhores soft skills, como por exemplo a comunicação, a empatia e o trabalho em equipe. É possível também pedir ajuda ao time de recursos humanos e gestão de pessoas. Eles são responsáveis por orientar o líder, capacitá-lo e buscar guiá-lo para uma melhor gestão.

Nesse sentido, capacitar lideranças para serem mais humanas e criarem ambientes com segurança emocional é uma forma poderosa de garantir performance e resultados. 

O ZenManager é a plataforma do Zenklub onde RHs podem ter acesso a diversos conteúdos educacionais para lideranças e até a dados de Behaviour Analytics que ajudam a personalizar as estratégias de gestão de pessoas.

EXPERIMENTE GRÁTIS

Referências

SOUZA, Diana Jakson G. Como diferenciar um líder de um chefe. 2020.

MESQUITA, Gabriela De Souza. Evolução da liderança autoritária para a liderança participativa. 2005.