Você sabe o que é o Transtorno de Personalidade Histriônica? Também conhecido como TPH, esse transtorno é classificado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V) como um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.

Muitas vezes, essa busca por atenção em excesso se dá agindo de forma ousada, sexual e até mesmo teatral. Por isso, pessoas que sofrem com esse transtorno mental tendem a parecer dramáticos, emotivos ou erráticos.

Quer saber mais? Entenda o que é o Transtorno de Personalidade Histriônica, quais são os principais sintomas e como é feito o diagnóstico.

O que é TPH: Transtorno de Personalidade Histriônica?

O Transtorno de Personalidade Histriônica tem como principal característica a busca excessiva por receber atenção. Quando uma pessoa sofre com esse transtorno, ela tende a usar de todos os artifícios possíveis para ser o centro das atenções. 

Ou seja, investem na aparência, usam do apelo sexual, têm reações exageradas. Vale de tudo, até mesmo desmaios e crises de choro. 

Esses comportamentos podem ser extremamente nocivos à aqueles acometidos com o transtorno. Essas pessoas têm uma autoestima muito abalada e tendem a se frustrar quando não recebem a atenção desejada. 

Ainda segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V), o TPH é classificado como um transtorno de personalidade do Grupo B. Esse grupo também engloba transtornos como o transtorno de personalidade narcisista, transtorno de borderline e transtorno de personalidade antissocial

Estima-se que 2% da população sofra com Transtorno de Personalidade Histriônica. Além disso, esse é um transtorno mental mais comumente diagnosticado em mulheres.

Sintomas do transtorno de personalidade histriônica

Mas, afinal, como reconhecer quando uma pessoa sofre com esse transtorno? 

Conheça os principais sintomas de transtorno de personalidade histriônica:

  • Busca exagerada por atenção;
  • A pessoa necessita de aprovação das pessoas ao seu redor;
  • Não sabe lidar com críticas;
  • Demonstra emoções de forma exagerada;
  • Mudança de humor bruscas que podem ser interpretadas como falsas para outras pessoas;
  • Comportamento sensuais e sedutores muito exagerados;
  • Uso da aparência física para conseguir benefícios e atenção;
  • Ansiedade;
  • Dificuldade em se relacionar profundamente. 

Além disso, é comum que pessoas que sofrem com o Transtorno de Personalidade Histriônica se frustrem ao não alcançar seu objetivo. Isso pode gerar episódios de ansiedade, depressão ou desencadear outros transtornos.

Como é feito o diagnóstico da pessoa histriônica

Para que uma pessoa receba o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Histriônica é preciso que haja uma avaliação psicológica. Dessa maneira, avalia-se o histórico da pessoa, comportamentos e sintomas. 

Um profissional pode dar o diagnóstico caso a pessoa se encaixe em pelo menos três dos sintomas listados na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde CID-10, definido pela Organização Mundial da Saúde. 

A avaliação de um profissional é muito importante para que não aconteça um diagnóstico errado. Para isso, é necessário entender se o que a pessoa está passando se trata de fato de TPH ou se encaixa em outro transtorno de personalidade com sintomas similares.

Como o transtorno de personalidade histriônica pode afetar

O TPH muitas vezes não é facilmente reconhecido por quem sofre com ele. Isso porque as pessoas tendem a julgar os sintomas como traço de personalidade. 

Mas, o Transtorno de Personalidade Histriônica, quando não identificado e tratado, pode gerar frustrações pessoais, profissionais e amorosas. 

Ou seja, é muito difícil para uma pessoa que sofre com esse tipo de transtorno estabelecer conexões reais e profundas, manter relações profissionais no ambiente de trabalho ou até mesmo lidar bem com familiares dentro de caso. 

O dia a dia de uma pessoa com TPH tende a ser mais difícil ao lidar com a frustração de não conseguir a atenção que gostaria, por isso a terapia se faz tão importante no tratamento.

Tratamento para TPH

Como já dissemos anteriormente, o tratamento é muito importante para que pessoas com Transtorno de Personalidade Histriônica possam levar um dia a dia normal. Nesse caso, o tratamento indicado é a Psicoterapia. 

Na terapia, a pessoa vai trabalhar questões de autoestima, entender suas frustrações e trabalhar medos e inseguranças que são gatilhos para suas atitudes. 

Esse não é um processo fácil e nem rápido, mas completamente necessário e pode trazer muitos benefícios e uma maior qualidade de vida. 

Um dos tipos de terapia mais comuns para tratar esse tipo de transtorno é a Terapia cognitivo-comportamental (TCC). Nesse caso, a terapia vai te ajudar a esclarecer a origem do seu transtorno e, assim, trabalhar melhor sua resposta a ele.

Identificou os sintomas de transtorno de personalidade histriônica? Procure ajuda

Se você conhece alguém que passa por isso ou identificou alguns dos sintomas na sua personalidade saiba que você não precisa lidar com isso sozinho. Procurar ajuda é importante e pode tornar sua vida muito mais fácil. 

Não adie a sua jornada de autodesenvolvimento e saúde mental. Bem-estar deve ser uma prioridade e é um direito de todos. Encontre um profissional para te ajudar a construir e fortalecer seu melhor você. Conte com o Zenklub.

Referências

American Psychiatric Association (2014). DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed. 

MAZER, Angela K.; MACEDO, Brisa Burgos D. et. al.. Transtornos de Personalidade. Medicina (Ribeirão Preto). 85-97, 2017