O transtorno global do desenvolvimento (TGD) é um grupo de 5 condições que envolvem dificuldades de comunicação e de comportamento.

Embora a maioria dos casos sejam identificados antes dos 5 anos de idade, em algumas situações somente se identifica o quadro na vida adulta.

Uma vez que os sintomas são sutis, é importante saber quais são os tipos de evidências que uma criança pode apresentar que indiquem algum transtorno global de desenvolvimento.

Para que você saiba essas informações, preparamos este artigo.

Então vamos lá! Tenha uma ótima leitura.

O que são os transtornos globais do desenvolvimento?

Os transtornos globais do desenvolvimento são 5 condições que acometem crianças e afetam sua maneira de interagir com o mundo.

De uma forma simplificada, essas condições alteram a forma “comum” de conectar as ideias, pensamentos e falas. 

Assim, no transtorno global de desenvolvimento a criança possui algumas maneiras de interação que lhe são próprias e de forma alguma “piores” que as outras.

Nesses casos, monta-se um “quebra-cabeças” interior diferente do “padrão”.

Dessa forma, o que é preciso é entender quais são as peças corretas que envolvem cada um dos TGD a fim de ajudá-los a estruturar-se internamente.

O que é muito importante para que as pessoas com essas condições vivam bem é combater a falta de conhecimento e disseminar informações de qualidade para incluir e acolher bem todos aqueles que possuem um dos transtornos globais do desenvolvimento.

Quais são os transtornos globais do desenvolvimento?

Da mesma forma como o transtorno de aprendizagem é dividido em vários tipos, isso ocorre também com os TGD.

Assim, os transtornos globais do desenvolvimento englobam 5 condições que são:

  1. Transtorno do espectro autista – distúrbios do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação social;
  2. Síndrome de Rett – questão genética que tem como característica principal a regressão ou desaceleração do desenvolvimento da criança por volta do primeiro ano de vida;
  3. Psicose infantil – apresentação de delírios e alucinações que afetam o desenvolvimento da criança nos termos de linguagem, interação social, brincar, entre outros.
  4. Síndrome de Asperger – é um estado do espectro autista. Esse termo cairá em desuso na CID-11 em 2022;

Síndrome de Kanner – é a forma mais severa do transtorno do espectro autista e também é conhecida como autismo clássico.

Como identificar um transtorno global de desenvolvimento (TGD)?

Há inúmeros sinais que você pode observar que podem apontar para um transtorno global de desenvolvimento.

Em alguns casos, pode ser confuso diferenciar o transtorno de adaptação do TGD, principalmente se alguma grande mudança tiver acontecido na vida da criança.

A maioria das situações são observadas nas escolas e dentro de casa, mas também podem surgir em outras ocasiões.

Uma vez que a maior parte dos sintomas dos transtornos global de desenvolvimento envolvem a interação social e comunicação, a identificação se dá ao notar alterações e dificuldades no convívio com outras pessoas.

Por isso, vejamos algumas situações e comportamentos específicos que podem sinalizar alguma dessas:

Apresentar movimentos repetitivos, principalmente em momentos de ansiedade

É comum nos transtornos globais do desenvolvimento que as crianças apresentem as chamadas estereotipias que nada mais são que movimentos repetitivos.

Eles são mais frequentes em momentos de ansiedade, em que muitos estímulos são apresentados.

Por exemplo, conversar com uma pessoa desconhecida, estar em um local com muitas pessoas ou até mesmo por estar desconfortável em um ambiente.

Além de movimentos, esses sintomas podem se manifestar através da repetição da fala de outras pessoas (sinal chamado de ecolalia).

Durante interações, há dificuldade de olhar no olho

O olhar distante é uma característica importante dos transtornos globais do desenvolvimento.

Esse é um dos porquês da interação social e a comunicação nesses casos ficarem prejudicados.

No entanto, com o tratamento adequado essa e outras dificuldades podem ser superadas.

Alterações no desenvolvimento neuropsicomotor

Talvez um dos maiores fatores de suspeita do TGD são alterações ou ausência dos marcos do desenvolvimento infantil, entre eles:

  • Expressar um sorriso (sorriso social)
  • Virar de bruços
  • Rolar na cama
  • Sentar
  • Engatinhar
  • Falar
  • Andar.

Atenção maior para objetos

Como as interações sociais frequentemente causam sofrimento no transtorno de desenvolvimento global, há uma tendência por fixar a atenção em objetivos.

Nesse sentido, objetivos que giram (como, por exemplo, ventiladores) despertam mais interesse nas crianças do que brincar com outras pessoas.

Fixação em determinados tópicos

Pode ser que as pessoas com TGD tenham uma verdadeira paixão por determinados assuntos.

Por exemplo, alguém com transtorno do espectro autista pode ter fixação por dinossauros, times de futebol ou música, por exemplo.

Comportamentos das crianças com transtornos globais de desenvolvimento

Como os transtornos globais do desenvolvimento são divididos em várias condições, vejamos quais são os principais sintomas de cada uma das síndromes.

Sintomas da Síndrome do Espectro Autista• Dificuldade na interação social
• Dificuldade de comunicação
• Criança não tem medo de situações perigosas
• Brincadeiras estranhas e repetidas
• Cão sentir dor e parecer gostar de se machucar ou de machucar os outros de propósito (diferenciar do transtorno de conduta)
• Levar o braço de outra pessoa para pegar o objeto que ela deseja
• Olhar sempre na mesma direção
• Ficar se balançando para frente e para trás por vários minutos
Sintomas da Síndrome da Psicose Infantil• Confusão no pensamento, com emissão de frases desconexas e/ou sem sentido
• Não se atém ao brincar, passando de uma brincadeira para outra sem que haja uma ponte entre as duas
• Alucinações, como ouvir e ver coisas inexistentes
• Ideias bizarras, descoladas da realidade, conhecidos como “delírios”
• Falar ou rir sem razão.
Sintomas Síndrome de Asperger• Necessidade de criar rotinas fixas
• Interesses muito específicos e intensos (podendo desenvolver habilidades geniais em determinadas áreas)
• Pouca paciência
• Instabilidade emocional
• Descoordenação motora
• Hipersensibilidade a estímulos
Sintomas Síndrome de Kanner• Incapacidade de se relacionar com outras pessoas 
• Rigidez mental e comportamental
• Comportamentos estereotipados
Sintomas da Síndrome de RettCaracterizada pela regressão do desenvolvimento infantil:
• Menos contato visual
• Queda do interesse por brinquedos
• Atrasos para sentar ou engatinhar
• Diminuição do crescimento da cabeça e torcer as mãos.
• Perda das habilidades manuais voluntárias e da linguagem falada
• Convulsões
• Impossibilidade de executar movimentos coordenados – caminhar, escrever (sintoma chamado de apraxia)

Como é o tratamento dos transtornos globais de desenvolvimento?

Há opções de tratamento para os transtornos globais de desenvolvimento eficazes para melhorar a qualidade de vida, otimizando aspectos como:

  • Comunicação
  • Concentração
  • Diminuição dos movimentos repetitivos

Para que os melhores resultados sejam obtidos, é importante contar com uma equipe multiprofissional composta por:

Fonoaudiólogo

Esse profissional é importante, pois irá auxiliar no desenvolvimento da comunicação da criança com transtorno global do desenvolvimento.

Assim, durante as sessões de fonoaudiologia são passados vários exercícios para 

  • Enriquecer o vocabulário
  • Melhorar a entonação da voz e a dicção
  • Aumentar a clareza da comunicação e da compreensão das palavras.

Médico psiquiatra

Em alguns casos, é necessário que a criança receba medicações para melhorar aspectos como:

  • Atenção
  • Ansiedade
  • Agressividade

O médico psiquiatra é o profissional mais indicado para a prescrição de medicamentos psicotrópicos.

Psicoterapeuta

A terapia consistente auxilia no desenvolvimento de habilidades práticas para o dia a dia, como:

  • Aprender a se vestir
  • Explicar sentimentos e vontades
  • Demonstrar frustrações 
  • Compreender quais são suas maiores habilidades e desafios.

Terapeuta ocupacional

Esse profissional orientará a pessoa com o transtorno global do desenvolvimento a realizar trabalhos que são úteis para o funcionamento social, escolar e também para a dinâmica familiar.

Além disso, o terapeuta ajuda a introduzir, manter e melhorar as habilidades para que as pessoas com transtorno global do desenvolvimento possam chegar à independência.

Fisioterapeuta

Os fisioterapeutas prescrevem sessões de exercícios para estimular e melhorar dificuldades de psicomotricidade.

Entre aprendizados estimulados pelo fisioterapeuta estão:

  • Amarrar os sapatos
  • Melhor controle dos movimentos
  • Controle dos movimentos repetitivos.

Qual a diferença de TEA e TGD?

O transtorno do espectro autista (TEA) é um dos 5 tipos do transtorno global do desenvolvimento.

Então, todos aqueles que têm algum grau de TEA, possuem um TGD.

Quais as principais características dos alunos com TGD?

Os alunos com os transtornos globais do desenvolvimento apresentam algumas características específicas como:

  • Não responder às perguntas que a professora faz
  • Preferirem ficar isolados dos demais colegas de classe
  • Não interagem bem em atividades em grupo 
  • Dificuldade em obter notas satisfatórias (é comum alunos com TGD terem algum grau de déficit cognitivo).

Assim, é importante que certas medidas educativas sejam feitas a fim de excluir os alunos com necessidades especiais no sentido de adequar:

  • Instalações
  • Metodologias 
  • Avaliações
  • Outros tópicos.

Procure amparo de um especialista

O transtorno global do desenvolvimento é um conjunto de 5 condições que afetam a comunicação e a interação com outras pessoas.

No entanto, há tratamentos que possibilitam melhorar a qualidade de vida de quem possui essas disfunções.

Entre as abordagens terapêuticas essenciais para a melhora dos sintomas e aprimoramento do bem-estar está a psicoterapia.

A Zenklub conta com mais de 4000 profissionais (entre eles psicólogos, terapeutas, psicanalistas e coaches) que realizam sessões virtuais de terapia para o tratamento dos mais diversos transtornos mentais.

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Referências:

1) KAPLAN, H. B.; SADOCK, B. J.; GREBB, J. A. Compêndio de psiquiatria: Ciências do comportamento e psiquiatria clínica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

2) Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

3) Organização Mundial da Saúde (OMS). Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10. Descrições Clínicas e Diretrizes. Trad. Dorgival Caetano. Artes Médicas, Porto Alegre. 1993. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=2774544&pid=S1677-2970200000010001300006&lng=pt  

4) DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 2 ed., Porto Alegre: Artmed, 2008

5) A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar Transtornos Globais do Desenvolvimento. Ministério da Educação. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7120-fasciculo-9-pdf&category_slug=novembro-2010-pdf&Itemid=30192