Bater o carro, jogar o celular pela janela ou até mesmo se imaginar executando atividades vergonhosas em público: esses tipos de pensamentos são conhecidos como pensamentos intrusivos

O que muita gente não sabe, no entanto, é que essas imaginações são comuns, não sendo necessariamente características de uma doença psicológica ou outros problemas de saúde.

O que são pensamentos intrusivos?

Pensamentos intrusivos são pensamentos que aparecem de modo espontâneo, sem ser de forma consciente, e aparentam ser difíceis de afastar da mente. Muitas vezes, são pensamentos que causam estranheza e fogem dos valores da pessoa. 

É comum que eles apresentem uma sensação de falta de controle, sendo uma das características mais difíceis de lidar. Quando negativos, podem estar vinculados a algum medo atual ou do passado da pessoa. 

As manifestações muitas vezes são representações temáticas que fazem ou não sentido imediato, podendo ser imagens negativas da realidade, outras aterrorizantes e até ilegais. 

Pensamentos intrusivos são normais?

O pensamento intrusivo acontece com qualquer pessoa e em qualquer momento. Ou seja, é normal ter alguns pensamentos indesejados de vez em quando. É preciso se atentar, porém, quando eles são constantes e causam sentimentos negativos. 

Eles são mais frequentes em pessoas que apresentam TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), estresse pós-traumático, ansiedade e depressão. Nestes casos, é importante o acompanhamento psicológico. 

Pensamento obsessivo e pensamento intrusivo: qual a diferença?

É considerado pensamento intrusivo quando um pensamento surge sem a vontade da pessoa, quando ele simplesmente se intromete no meio dos outros pensamentos. O pensamento obsessivo, por sua vez, vai pela mesma linha, mas são ideias insistentes. 

Ou seja, eles se apresentam em uma recorrência mental em torno de uma imagem, de uma pessoa ou de uma dúvida, fazendo com que o indivíduo fique pensando constantemente naquilo. 

Causas de pensamentos intrusivos

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, pensamentos intrusivos são mais comuns entre os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), sendo também uma característica da ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) .

Contudo, também podem ser um sintoma de outro problema de saúde, como:

  • lesão cerebral;
  • demência;
  • Mal de Parkinson.

Sintomas de pensamentos intrusivos

Os sintomas de pensamentos intrusivos podem estar relacionados à ansiedade, depressão, Transtorno de Bipolaridade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). 

Esses pensamentos podem se manifestar de diversas maneiras, fazendo com que a pessoa faça:

  • repetições de rituais;
  • fetiches ou fantasias inadequadas; inclusive sobre atividades sexuais;
  • necessidade exagerada de limpeza, mudança ou simetria;
  • medo de se machucar, ou ferir outra pessoa;
  • pensamentos trágicos sobre si mesmo ou conhecidos;
  • medo excessivo de contrair ou transmitir doenças.

Leia mais: 

Conheça os 8 principais tipos de Transtornos Mentais e sua prevalência

Tipos de pensamentos intrusivos

Os tipos de pensamentos intrusivos variam, mas o mais comum está relacionado à segurança, onde a pessoa se imagina ferindo outras pessoas ou a si mesmo, por exemplo. As “vítimas” dessas violências imaginárias podem ser desconhecidos ou familiares, amigos e cônjuges. 

De um modo geral, a manifestação dos pensamentos é mais conhecida em três principais categorias: 

Pensamentos sexuais

Pensamentos de caráter sexual também são comuns, trazendo vergonha à pessoa, especialmente quando as fantasias sexuais vão contra suas crenças. 

Às vezes também podem ser pensamentos voltados à possível infidelidade dos parceiros, ou questionamentos excessivos quanto a sinceridade dos seus sentimentos. essa insegurança pode desestabilizar um relacionamento.

Pensamentos agressivos

Neste caso, a mente cria imagens violentas e a pessoa pode imaginar que executa atividades violentas em entes queridos ou desconhecidos. Apesar de não querer dizer, necessariamente, que elas serão executadas, a pessoa sofre um estresse por se pegar tendo esse tipo de pensamento. 

Pensamentos negativos

É comum também que a pessoa com pensamentos intrusivos se pegue tendo pensamentos negativos, trazendo inseguranças no dia a dia como, por exemplo, imaginar que uma pessoa não gostou do trabalho ou que o chefe pretende demiti-la em breve, sem ter nenhuma comprovação disso. 

Assim, a pessoa é invadida pela criação de cenários negativos sobre situações que ainda não aconteceram e podem nem vir a acontecer, gerando apenas ansiedade. 

Como lidar com pensamentos intrusivos?

Antes de mais nada, é importante lembrar que esses pensamentos são apenas pensamentos. A mente humana tem o poder de criar diversas situações, já que o nosso cérebro não tem um botão de desligar. 

 Ou seja, não é porque o pensamento envolve sair correndo no meio de uma avenida movimentada que a pessoa vá de fato fazer isso. É preciso internalizar que essas imaginações vem e vão embora em seguida. 

Além disso, também é possível enfrentar esses pensamentos invasivos, se perguntando se seria mesmo capaz de fazer o que imaginou. Aos poucos, as ideias são desconstruídas. 

Tratamento para pensamentos intrusivos

O tratamento varia de pessoa para pessoa, por isso é essencial a ajuda especializada como, por exemplo, de psicanalistas. A pessoa que identificou pensamentos intrusivos podem procurar:

  • terapia;
  • meditação;
  • mudança de hábitos e rotina
  • aprender a lidar com a existências dos pensamentos.

Pensamentos intrusivos têm cura?

Os pensamentos intrusivos têm cura quando tratados seriamente e precocemente, antes que se tornem algum transtorno mais sério, como por exemplo o TOC. É importante buscar ajuda profissional para entender como encarar essas situações, de forma a mudar sua postura ao agir frente a esses pensamentos.

Conte com o Zenklub

Empresas e pessoas juntos por uma cultura organizacional mais saudável. Conte com o IBC (Índice de bem-estar corporativo) do Zenklub que oferece ferramentas para crescimento sustentável da sua empresa e outras ferramentas exclusivas para o bem-estar emocional dos seus colaboradores. Entre em contato, estamos te esperando.

Referências

https://vitat.com.br/pensamentos-intrusivos/

https://psicoter.com.br/pensamentos-intrusivos/#Sintomas_de_pensamentos_intrusivos

https://www.psicanaliseclinica.com/pensamentos-intrusivos/

https://clinicadepsicologianodari.com.br/post/como-lidar-com-pensamentos-obsessivos/

https://www.vittude.com/blog/pensamentos-intrusivos-o-que-sao/

https://blog.cenatcursos.com.br/pensamentos-intrusivos/

https://www.sbie.com.br/blog/pensamentos-obsessivos-tem-cura-veja-como-o-metodo-lotus-pode-ajudar/