É comum terminarmos o ensino médio sem saber muito bem que carreira seguir, ou até mesmo depois de alguns anos atuando no mercado de trabalho perceber que nem tudo é como se imaginava, gerando falta de perspectiva, motivação e felicidade no trabalho. 

O teste vocacional vem com uma proposta interessante para quem se enquadra nesses perfis, ou para quem simplesmente quer se conhecer melhor e avaliar as suas habilidades. Além disso, essa ferramenta pode te trazer inúmeros benefícios, e iremos acompanhar alguns deles. Questões como autoconhecimento, controle emocional, redução da ansiedade sobre seu futuro e decisões sobre qual profissão seguir.

Mas você sabe exatamente para que serve um teste vocacional? Quais apontamentos ele pode indicar que podem mudar a sua forma de agir ou pensar? Onde e como posso fazer um teste vocacional? Como se dá o processo de transição de carreira? É isso que vamos conversar, junto com as informações e visões da especialista e psicóloga do Zenklub, Márcia Costa.

O que é teste vocacional? 

O Teste Vocacional é uma ferramenta que busca avaliar o perfil de cada pessoa, e direcioná-la para a melhor escolha sobre qual carreira seguir. Esse teste irá te ajudar a entender mais sobre suas habilidades e aptidões, indicando as melhores carreiras para o seu perfil, com base nos seus interesses e gostos.

O Teste Vocacional é um instrumento que faz parte da Orientação Vocacional, em que é possível identificar a compatibilidade do indivíduo com as áreas existentes no mercado de trabalho e o seu perfil motivacional.

A Orientação Vocacional, que também é chamada de Orientação Profissional, é o acompanhamento psicológico ideal para quem está em momento de transformação na área profissional. 

Ela tem como objetivo não só avaliar, mas também auxiliar em momentos de conflitos e incertezas, entendendo os valores que regem a vida da pessoa, suas expectativas e habilidades, bem como olhar para o mercado e fazer escolhas com responsabilidade, e resgatar uma visão de futuro. 

Dessa forma, há mais chances de realização profissional evitando perdas com mudanças de curso ou abandono de carreira.

Por que fazer o teste antes de escolher a área profissional? 

Pode ser que você não tenha muita certeza ainda sobre qual profissão seguir. Você pode não ter opção nenhuma, ou várias opções totalmente diferentes sobre sua carreira. Não precisa se desesperar ou ficar assustado, é normal ter receio sobre decisões importantes na sua vida e a escolha da carreira é uma delas.

Todo mundo já passou por algum momento de receio, ou de não saber se realmente estava escolhendo a profissão certa, e todos temos medo da frustração em nossa vida profissional. O processo de decisão profissional é complexo e pressupõe que a pessoa tenha conhecimento de si próprio, da sua maturidade, e informação escolar e profissional que possa sustentar sua decisão. Sendo assim, nos deparamos com situações em que as consequências de futuras profissões podem ser favoráveis ou gerar desapontamentos.

O teste vocacional irá te ajudar a entender quais áreas você tem vocação e que você realmente goste. Você vai conseguir se conhecer um pouco melhor, ter dimensão de seus pontos fortes e fracos, e suas habilidades. Com base em suas respostas, o teste disponibiliza as melhores opções de carreira para cada pessoa, baseada em sua personalidade e suas aptidões.

O teste vocacional surge como uma opção e ferramenta para embasar essas escolhas e torná-las mais assertivas e menos propensas a sofrerem mudanças no percurso. Isso não quer dizer que todas as pessoas que fazem o teste vocacional ficam 100% seguras com as escolhas, afinal, muitas mudanças acontecem no meio do caminho. 

É importante lembrar que a escolha final da profissão é totalmente sua. O teste te dá apenas um direcionamento, e caberá a você correr atrás de seu sucesso profissional e desempenho. O teste vocacional não garante um futuro brilhante, esse futuro depende exclusivamente de você e sua vontade para ser bem sucedido em sua carreira.

Para os jovens, o teste vocacional surge como um instrumento de segurança em meio a tantas decisões importantes que acontecem simultaneamente, como a escolha de uma carreira, desafios pessoais, posicionamento social e questões emocionais.

Quem pode fazer esse tipo de teste? 

Qualquer pessoa que precise de um direcionamento pode fazer o teste. Ele é geralmente utilizado por estudantes do ensino médio, que estão terminando seus estudos e ainda não sabem qual carreira escolher. Também pode ser realizado por profissionais que já atuam no mercado de trabalho, mas que estão insatisfeitos com a carreira escolhida. 

O teste vocacional irá auxiliar os estudantes a entenderem sua compatibilidade com determinadas áreas do mundo profissional, clareando as escolhas. Em relação aos profissionais, o teste irá ajudá-los a se recolocar no mercado de trabalho, em uma profissão que seja compatível com sua personalidade e habilidades.

Como funciona o teste vocacional?

O teste vocacional deve ser aplicado por um especialista no assunto, e, geralmente, é realizado por um psicólogo com experiência em autoliderança, carreira e outros assuntos, em sessões de orientação vocacional. Essa orientação pode ser feita em grupo ou individual.

Há diversas opções de testes vocacionais online disponíveis na internet que também já ajudam nessa orientação. De qualquer forma, vale lembrar que um aprofundamento no assunto só acontece com a ajuda de profissional da área.

As sessões de orientação vocacional incluem a aplicação do teste vocacional, tem como objetivo focar na estrutura da pessoa, para que possa ser compreendida toda a sua complexidade e entendimento de personalidade, maturidade, anseios e propósitos. A partir dessa análise, é possível propor uma espécie de “diagnóstico vocacional”.

13 benefícios de fazer o teste vocacional: 

O teste vocacional pode até parecer bem simples, mas ele traz inúmeros benefícios para te passar mais segurança na hora de decidir sua carreira. Vejamos alguns dos benefícios que o teste proporciona para você.

Identificar interesses, gostos, valores e potencialidades;

Através das perguntas, o teste irá te ajudar a entender um pouco mais sobre si mesmo. A partir de suas respostas, você passará a ter noção de suas habilidades e seus gostos pessoais, que serão interligados a uma profissão que mais pareça com você. 

O autoconhecimento irá te ajudar em seu futuro profissional também. Quando você conhece sua capacidade e sabe do que gosta, suas decisões ficam muito mais fáceis de serem realizadas.

Interligar expectativas;

O teste irá te direcionar para áreas específicas, e você conseguirá compreender melhor se realmente é aquilo que você espera. Quando você tem muitas expectativas sobre duas ou mais profissões, mas não sabe qual realmente é mais parecida com você ou com suas idealizações, o teste vai te direcionar para uma que realmente atenda suas expectativas, que seja tudo aquilo que você espera para seu futuro. 

Quando se tem um número mais restrito de áreas para seguir, fica mais fácil investigar e escolher aquele que realmente te agrada mais, facilitando para que você não tenha decepções futuras.

Reduzir ansiedades;

Como já mencionamos, a escolha de qual carreira seguir, ou da mudança ou não de trabalho pode acarretar muito estresse. A ansiedade de ter que escolher em um período de tempo pode fazer com que você escolha por impulso, sem planejamento ou pesquisa antes, trazendo uma possível decepção com a escolha final.

Com a realização do teste, você terá mais firmeza para saber o que escolher, e quais áreas mais parecem com você. Um direcionamento é essencial para o combate da ansiedade, que pode te atrapalhar na hora de tomar suas decisões.

Conhecimento de mercado profissional;

O teste irá te ajudar a entender melhor sobre o mercado profissional que você irá seguir. Questões como as áreas de estudo que você vai aprender, se o salário te agrada, ou mesmo o que o mercado profissional espera de seus profissionais.

Quando você tem um direcionamento claro de como é o mercado profissional, você pode se preparar melhor para o seu futuro. Planejamentos são importantes para o sucesso de suas escolhas.

Desfazer ilusões e mitos sobre cursos e profissões;

É muito comum ouvir pessoas falando que tal profissão é muito difícil, ou que não tem mercado de trabalho para essa ou aquela carreira. Essas suposições podem acabar te desmotivando mesmo que não tenham embasamento nenhum.

O teste irá te ajudar a entender melhor sobre as áreas profissionais e você vai perceber que podem ser totalmente diferentes da visão que as pessoas ou que até mesmo você tenha sobre cada profissão. Não tenha medo de escolher essa ou aquela carreira, além dessas suposições serem desmistificadas, saiba que você pode fazer acontecer se a área for de seu agrado.

Olhar as profissões sob outra perspectiva;

Pode ser que o teste te aponte áreas que você nunca cogitou fazer, ou que pareçam totalmente diferentes de sua personalidade. As profissões são muito mais profundas do que as pessoas veem de fora. O teste irá te mostrar que profissões que você nunca pensou em fazer são muito mais parecidas com suas habilidades do que pensa.

Cada profissão exige habilidades diferenciadas. O teste pode te apontar a carreira de sua escolha, em que você estará muito satisfeito com ela, mesmo que nunca tenha sequer pensado nessa possibilidade.

Planejar o futuro profissional e evitar possíveis descontentamentos;

As escolhas sempre são passíveis de erros. É justamente o que o teste evita que você faça, escolhas erradas. O teste irá analisar seu perfil e te indicar os melhores caminhos de acordo com sua personalidade, e assim, você poderá planejar o que é melhor para você.

Dificilmente escolhas bem planejadas causam insatisfação. Quando você tem um direcionamento para onde seguir, se planeja direito para alcançar essa ou aquela profissão, a satisfação com certeza virá. O teste te ajuda a evitar arrependimentos nas suas escolhas, seja por falta de planejamentos ou por falta de direcionamento na hora de escolher o que fazer na vida profissional.

Economia de tempo e de recursos;

Pessoas que não tem certeza do que querem acabam perdendo muito tempo e recursos em profissões que podem não lhe agradar. Seja gastando dinheiro investindo em uma faculdade que você acaba por perceber que não é de seu agrado, e decide trancar, ou mesmo um trabalho que você não esteja satisfeito, apenas gastando tempo à toa daquilo que realmente pode te dar felicidade no trabalho.

Quando você já sabe para onde ir, qual faculdade fazer, qual profissão seguir, seu tempo se torna muito mais produtivo, e todo recurso é um investimento no seu futuro. Não deixe que as indecisões atrasem sua vida e nem te deixem estacionado no mesmo lugar.

Identificar pressões externas;

Você já deve ter passado por inúmeros questionamentos sobre o que você vai fazer da sua vida, que profissão, qual faculdade, é normal que as pessoas perguntem, mas se você ainda não tiver decidido o que quer, pode ser que seja um momento desconfortável.

Quando você realizar o teste, terá uma noção de qual área seguir, mesmo que ainda não saiba a profissão exata. Com decisões tomadas, as pressões externas, questionamentos, se tornam muito mais fáceis de serem resolvidos. 

A única pessoa que irá lidar com as consequências de sua escolha profissional é você mesmo, portanto escolha algo que te satisfaz e seja do seu agrado.

Reduzir conflitos internos;

A indecisão pode te deixar em brigas consigo mesmo. Esses conflitos podem afetar sua vida, de modo que você tenha dificuldade em encontrar um rumo, ou se sinta culpado de não conseguir decidir qual profissão seguir.

O teste, te ajudando com um direcionamento e te auxiliando em seu autoconhecimento, fará com que você tenha certeza de suas habilidades e de suas escolhas, diminuindo seus receios e medos. 

Trabalhar a inteligência emocional;

A inteligência emocional está ligada com a capacidade de conseguir controlar suas emoções. Pode ser diante de situações adversas, essas pessoas conseguem respirar fundo, e tomar as melhores decisões para cada situação.

O teste não te auxilia somente na hora de decidir uma carreira, mas também no conhecimento sobre si mesmo. Pessoas que conhecem a si mesmas conhecem seus sentimentos, e sabem interpretá-los do melhor jeito.

Essa inteligência emocional forma bons profissionais, pois pessoas que sabem se controlar  emocionalmente, são bons líderes, e conseguem manter um ambiente de bem-estar para todos. Inteligência emocional é benéfica para si e para as pessoas ao redor.

Desenvolvimento do autoconhecimento;

O autoconhecimento é um entendimento de quem você é. Ele engloba suas habilidades, seus pontos fortes, pontos fracos, tudo que define você. Como vimos, um dos benefícios do autoconhecimento é a inteligência emocional, mas não para por aí.

Quando você tem conhecimento sobre si mesmo, você consegue evoluir pessoalmente, e se tornar uma pessoa mais equilibrada e feliz. O autoconhecimento proporciona uma exploração de seus pontos fortes, você sabe qual sua contribuição com o mundo, e sabe como melhorar a si mesmo, quais suas falhas.

Ter um bom autoconhecimento te prepara para qualquer obstáculo, pois você sabe como lidar melhor com as situações que aparecem para você, evitando estresse e emoções que irão te prejudicar. O teste vocacional te ajuda a entender mais sobre si mesmo, e aponta seus pontos fortes e fracos.

Ajudar na construção de um projeto de vida somado a planejamento de carreira, melhoria na performance e futuro profissional.

Com um direcionamento para a área que você irá escolher, ou pelo menos um clareamento sobre sua compatibilidade com as profissões, fica muito mais fácil fazer um planejamento para o seu futuro.

Pessoas que têm um planejamento claro conseguem definir onde querem chegar e quem querem se tornar. Esse planejamento de vida e de carreira são importantes pois te ajudam a encontrar o melhor caminho para chegar nesse objetivo.

Com uma profissão de seu gosto, sua produtividade e seu sucesso são mais fáceis de serem atingidos. Você tendo certeza do que quer, e um planejamento bem feito, te deixará mais tranquilo sobre seu futuro na profissão de sua escolha. Lembre-se que tudo isso sem esforço não te ajudará a sair do lugar, você deve se dedicar à profissão escolhida. O teste te encaminhará para as melhores opções, mas quem realmente decide e faz acontecer é você.

Onde fazer um teste vocacional? 

Com um psicólogo de preferência que tenha especialização ou experiência em desenvolvimento de carreira, autoliderança e que faça além do teste vocacional a avaliação necessária para entender a história de vida da pessoa, os possíveis influenciadores, também os motivadores e as habilidades.

Conclusão 

O teste vocacional é uma ferramenta que ajuda a identificar as habilidades, gostos e preferências profissionais de uma pessoa, sendo uma facilitadora no processo de escolha de profissão ou de transição de carreira. 

Esse tipo de teste ajuda novos profissionais no mercado, estudantes e até mesmo pessoas que estão buscando grandes mudanças em sua sua vida profissional, indo atrás de uma carreira que te dê mais motivação e tenha espaço de crescimento.

O teste vocacional é parte de um processo de orientação vocacional, feita de forma mais completa e assertiva por profissionais da psicologia, que vão analisar diferentes áreas da sua vida, orientando e guiando suas escolhas e formação de metas.

Investir no autoconhecimento e no bem-estar profissional garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para você. Ganhe em performance, estruture um plano de crescimento e impulsione os resultados profissionais investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA