O psicólogo corporativo tem um papel estratégico dentro de uma empresa. Ele é responsável por desenvolver práticas estratégicas, a fim de conciliar as demandas de produção e lucro com as necessidades dos profissionais.

O que é psicologia organizacional?

Esta área de atuação da Psicologia é voltada para o trabalho em contextos corporativos e foca no comportamento humano, tendo o ambiente corporativo como cenário de estudo. 

A psicologia organizacional busca alinhar os interesses da empresa e as necessidades dos colaboradores. Com isso, cria-se um bem-estar e condições para que o colaborador tenha um rendimento positivo na empresa. 

Como surgiu no Brasil?

A psicologia organizacional surgiu como psicologia industrial. Tanto no mundo quanto no Brasil, o movimento começou no final do século 19, em meio à industrialização. 

Com curso ministrado na Escola Normal de São Paulo na década de 1920, a Psicotécnica foi a primeira subárea da psicologia industrial amparada pelo ensino formal do País. 

O que faz o psicólogo corporativo?

O psicólogo organizacional atua em vários processos, o que demanda, muitas vezes, uma atuação estratégica, aplicando a psicologia com foco na gestão de pessoas, desde o recrutamento até a gestão de conflitos, se necessário.

O profissional tem a liberdade de perguntar aos colaboradores quais são suas motivações, necessidades e desejos, para que a empresa gere os recursos necessários. 

Quais características ele precisa ter?

O profissional precisa ​​ter uma graduação em Psicologia e complementar seus saberes com outras disciplinas, como:

  • Administração;
  • Gestão de pessoas;
  • Recursos humanos;
  • Antropologia;
  • Sociologia;
  • Ergonomia;
  • Segurança do trabalho;
  • Comunicação.

Doenças que podem ser amenizadas com a psicologia corporativa

Focado no bem-estar e qualidade de vida do colaborador, a psicologia corporativa tem como papel avaliar as condições de trabalho para estabelecer medidas que previnam doenças, como estresse, hipertensão, diabetes, lesão por esforço repetitivo (LER) e a depressão.

Com o contato com o funcionário e atenção ao meio corporativo, há como encontrar os problemas e propor soluções para evitar um adoecimento. A seguir, veja algumas doenças que podem aparecer no ambiente de trabalho.

Ansiedade

Em meio às pressões e demandas no dia a dia, o trabalhador pode desenvolver ansiedade, gerada por ​​preocupação excessiva e medo de situações cotidianas. 

De acordo com uma pesquisa da Talenses, realizada em 2019, 49% dos trabalhadores já sofreram com esse transtorno. Diversos motivos podem causar a ansiedade, sendo eles:

  • Preocupação excessiva;
  • Excesso de responsabilidade;
  • Muitas tarefas e prazos curtos para serem cumpridos;
  • Metas muito altas a serem atingidas;
  • Busca incessante por resultados;
  • Comunicação agressiva no trabalho;
  • Atividades recaindo sobre uma pessoa apenas.

Burnout

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. 

A síndrome de burnout é um problema tão sério que esse esgotamento foi reconhecido como doença emocional pela Organização das Nações Unidas (ONU). A sensação de esgotamento podem refletir como: 

  • Ausências no trabalho;
  • Agressividade;
  • Isolamento;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Lapsos de memória;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Pessimismo;
  • Baixa autoestima.

Boreout

Apesar de ser um pouco parecido no nome, o boreout é diferente do burnout. Neste caso, ele acontece quando a pessoa tem falta de motivação no trabalho, causando tédio e falta de vontade na realização de tarefas. 

Ela ocorre quando o colaborador não é estimulado e acaba sentindo que seu potencial e habilidades não são aproveitados no dia a dia do trabalho. Entre os sinais, estão:

  • Indiferença e realização de trabalho mínimo;
  • Angústia;
  • Aborrecimento;
  • Estagnação;
  • Falta de perspectiva.

Importância da psicologia organizacional

Por conta destas doenças, a importância da psicologia organizacional nas empresas se torna ainda mais evidente. Com ela, é possível evitar que o profissional tenha, entre outros fatores, a sua saúde prejudicada. 

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Onde o psicólogo corporativo pode atuar?

O trabalho da psicologia corporativa é realizado em diversas áreas distintas. Veja a seguir os principais:

Recrutamento e seleção 

Um dos papéis do profissional é analisar a compatibilidade entre os candidatos, vagas e valores da empresa, a fim de resultar boas escolhas para ambas as partes.

Com isso, é comum que o Recursos Humanos (RH) tenham um ou mais profissionais focados em psicologia organizacional em sua equipe. 

Eles ficam responsáveis por elencar as competências e o perfil mais adequado para determinada posição, além de aplicar testes e monitorar as respostas. 

Treinamento e desenvolvimento

Neste caso, os profissionais realizam um conjunto de ações de capacitação no curto prazo, para solucionar possíveis problemas que foram identificados durante os processos anteriores. 

Há um foco no aprimoramento de competências do colaborador ou mostram formas mais modernas para desempenhar alguma atividade. 

Benefícios de contratar o psicólogo corporativo

A aplicação dos conceitos de Psicologia Organizacional traz diversos benefícios para a empresa e seus colaboradores, como, por exemplo:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Diminuição da rotatividade;
  • Aumento da satisfação no trabalho;
  • Contratações assertivas;
  • Apoio na análise de resultados;
  • Suporte para a construção de planos de carreira;
  • Programação voltada à qualidade de vida.

Qual a influência do psicólogo organizacional no ambiente de trabalho?

Por estudar o bem-estar, o desenvolvimento e a relação entre os colaboradores dentro de uma empresa, a psicologia corporativa traz um melhor desempenho da companhia e maximiza o potencial dos colaboradores. 

Eles podem identificar e trabalhar diversos fatores de influência, como: 

  • Principais perfis dos colaboradores dentro da empresa;
  • Comportamento organizacional dos Recursos Humanos;
  • Doenças psicossomáticas  e transtornos relacionados ao trabalho dentro da empresa;
  • Causas do absenteísmo e rotatividade alta de colaboradores;
  • Principais fatores motivacionais no trabalho;
  • Análise das práticas adotadas pela empresa.

Como iniciar a psicologia corporativa na empresa?

Primeiramente, é preciso contratar um profissional específico para a área, que terá a expertise para diagnosticar as necessidades da empresa e saber trabalhar de forma que as estratégias sejam aplicadas para resolver problemas e gerar bons resultados de ambos os lados. 

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Referências 

  1. https://blog.solides.com.br/areas-da-psicologia-organizacional/ 
  2. https://blog.psicologiaviva.com.br/psicologia-organizacional/ 
  3. https://www.gupy.io/blog/psicologia-organizacional 
  4. https://blog.compleo.com.br/psicologo-organizacional-o-que-e-essa-funcao-e-sua-importancia/ 
  5. https://fia.com.br/blog/psicologia-organizacional/ 
  6. https://www.kenoby.com/blog/psicologia-organizacional 
  7. https://www.telavita.com.br/blog/psicologia-organizacional/ 
  8. ​​https://blog.solides.com.br/sindrome-de-boreout/ 
  9. https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-de-burnout-esgotamento-profissional/ 
  10. https://www.ludospro.com.br/blog/o-que-e-psicologia-organizacional