Para ter produtividade, bom atendimento e consequentes bons resultados, uma empresa precisa de pessoas com habilidades e motivação no trabalho

Aí entra o trabalho fundamental de um bom líder, que pode manter todos com foco para alcançar os objetivos.

Diferentes pessoas respondem a diferentes jeitos de motivação. Sendo assim, a motivação pode ser intrínseca (interna), ou extrínseca (depende de fatores externos). Além disso, fazer parte de uma equipe motivada é muito importante para um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Ou seja, o papel de um bom líder é saber lidar com cada uma delas.

Mas, afinal, o que é motivação no trabalho?

Motivação pode ter vários significados, mas pra resumir pode-se dizer que é a direção, intensidade e duração de um comportamento.

Nesse sentido, a direção se refere às escolhas, por exemplo, escolher entre duas atividades, a que mais interessa. Intensidade é o esforço que alguém coloca naquilo que faz. Já a duração do comportamento é o quanto a pessoa dispõe de tempo para a atividade ou o quanto ela persiste mesmo com obstáculos.

Juntar esses três fatores pode ter como resultado um time de pessoas felizes no trabalho, que gostam do que fazem e tem um reconhecimento por isso. Seguindo isso, os resultados com certeza vão começar a aparecer e vai ser algo bom tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Como medir a motivação no trabalho?

Há alguns sinais que são importantes para medir a motivação no trabalho de uma pessoa:

  • Quanto tempo ela persiste numa tarefa
  • Se ela continua mesmo com obstáculos
  • Qual é a rapidez de reação para a atividade.

Quanto maiores são esses índices, maior é a motivação. Além disso, sinais não verbais, como expressões faciais, postura corporal, foco, atenção também são bons medidores da motivação. Inclinar o corpo ao conversar e ter uma postura aberta, indica interesse. No entanto, cruzar os braços e afastar o corpo de uma pessoa ou objeto, indica falta de interesse. Os movimentos dos olhos podem dizer se a pessoa está interessada, enquanto piscar indica mudança de atenção.

Alguns testes são muito usados para medir, porém observar os sinais é fundamental se você quiser ter mais certeza, já que a motivação é algo subjetivo do ser humano.

O que influencia a motivação no trabalho?

A motivação é influenciada por vários motivos que vão desde a disposição e questões pessoais até o ambiente de trabalho. Estilos de liderança, sistemas de compensação são grandes motivadores, um bom feedback pode mudar de forma significativa a motivação de uma pessoa para o trabalho.

Como motivar sua equipe?

O papel do líder é fundamental. Vale lembrar que um líder é mais do que um chefe. O exemplo parte de você, então invista em autoconhecimento como uma ferramenta para te ajudar na sua carreira. Construa um ambiente seguro e agradável, esteja sempre aberto para ouvir e pensar em soluções de problemas.

Frases de motivação no trabalho para você ajudar sua equipe!

Os líderes devem buscar a melhor mensagem de motivação no trabalho.

De fato, frases de motivação ajudam e muito a deixar a equipe mais satisfeita e focada no ambiente de trabalho.

Para te ajudar nisso, aqui estão algumas frases de motivação para usar no seu trabalho:

Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre desejou ser. 

George Eliot

O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Albert Einsten

O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

Robert Collier

Se você conhecer mais alguma frase de motivação no trabalho, por favor compartilhe com a gente aqui nos comentários.

Por fim, lembre-se que ter inteligência emocional pode ajudar tanto na sua carreira quanto no seu dia a dia na vida pessoal. Além disso, terapia pode ser uma ferramenta poderosa na hora de construir as características de um bom líder na sua personalidade.

Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 1000 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar pra te ajudar no que você precisar.