Mindset é um termo e conceito que se tornou muito popular no mundo do empreendedorismo. Por definição, é usado para descrever uma determinada mentalidade de uma pessoa que influencia em suas escolhas.  

Para entender melhor, quando traduzimos o termo mindset diretamente do inglês, seu significado é “configuração da mente”. Sabendo disso, resta a gente entender melhor como a psicologia pode nos ajudar no ambiente corporativo.

Fique atento no texto porque ainda vamos explicar um pouco mais desse contexto no mundo empresarial, falar um pouco sobre o livro “Mindset, a nova psicologia do sucesso” e te dar algumas dicas para lançar sua carreira ainda mais longe.

O que diz o livro “Mindset”?

Mas, afinal, do que fala o livro Mindset: a nova psicologia do sucesso e por que ele ficou tão famoso entre as pessoas ligadas ao empreendedorismo. 

Basicamente, a autora do livro Carol Dweck fala sobre como a nossa “configuração da mente” têm um papel fundamental em nosso sucesso ou fracasso. Mas, não estamos falando sobre uma fórmula mágica, e sim sobre como o que acreditamos têm influência em nossas decisões e, consequentemente, nos resultados.

A autora, Carol Dweck, é psicóloga formada pela Universidade de Stanford e especialista no estudo da mente e de como podemos usá-la para atingir o sucesso. Com isso, percebemos que a psicologia e psicoterapia podem se tornar grandes aliadas na sua carreira.

Qual o significado de mindset?

Como já dissemos, mindset é a maneira como nossa mente é configurada. Ou seja, é a maneira como pensamos, é a nossa visão de mundo, padrões que compõem o nosso comportamento e atribuímos significado às coisas. 

Por que será que quando várias pessoas estão observando um objeto ou uma cena, é capaz que cada um tire diferentes conclusões? Bom, esse é apenas um exemplo de como o nosso mindset influencia nossas vidas.

A psicóloga Carol S. Dweck ainda busca explicar um pouco sobre isso em seu livro e diz que o mindset e opiniões que uma pessoa tem sobre si mesma afetam diretamente suas escolhas e determinam a maneira como você vai levar a sua vida. 

Mas, afinal, de onde vem o mindset? Já nascemos com ele pré-determinado? É possível mudar? Segundo estudos, a configuração das nossas mentes são formadas ao longo dos anos e estão em constante mudança principalmente durante a infância e adolescência.

Portanto, nosso mindset é construído e pode sim mudar dependendo de alterações nas nossas percepções individuais ou com a influência de terceiros.

Como o mindset pode impactar o desempenho no trabalho?

O mindset, que se refere à mentalidade ou conjunto de crenças e atitudes que uma pessoa tem em relação à vida e ao trabalho, pode ter um impacto significativo na forma como abordamos nossas tarefas e desafios profissionais.

O modo como encaramos o trabalho e as situações que enfrentamos pode influenciar diretamente nossa produtividade, criatividade, satisfação e sucesso em nossa carreira.

A seguir, alguns dos principais impactos que o mindset pode ter em nosso trabalho:

  1. Resiliência e superação de desafios: um mindset de crescimento, onde acreditamos que nossas habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas ao longo do tempo com esforço e aprendizado, nos torna mais resilientes diante dos desafios. Em vez de desistir quando enfrentamos obstáculos, tendemos a ver os problemas como oportunidades de aprendizado e crescimento, buscando soluções e perseverando para alcançar nossos objetivos.
  2. Inovação e criatividade: um mindset aberto e curioso pode estimular a criatividade e a inovação. Ao acreditar que sempre há algo novo a ser aprendido e descoberto, estamos mais propensos a explorar novas ideias e abordagens em nosso trabalho, o que pode levar a soluções mais criativas e eficazes.
  3. Motivação e produtividade: um mindset positivo e focado em metas pode impulsionar nossa motivação e produtividade. Quando acreditamos que nossos esforços têm impacto e que podemos alcançar nossos objetivos, somos mais propensos a nos dedicar e realizar nossas tarefas com empenho.
  4. Relações interpessoais: o mindset também pode afetar nossas interações com colegas de trabalho e superiores. Uma mentalidade colaborativa e de apoio pode melhorar a comunicação e a cooperação em equipe, criando um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
  5. Autoconfiança e autoeficácia: o modo como vemos nossas próprias habilidades e capacidades influencia diretamente nossa autoconfiança e autoestima. Um mindset positivo e de autodesenvolvimento pode aumentar nossa autoeficácia, o que, por sua vez, nos incentiva a assumir desafios maiores e acreditar em nosso potencial para ter sucesso.
  6. Gerenciamento de estresse: um mindset equilibrado e adaptativo pode ajudar a lidar melhor com o estresse no trabalho. Ao encarar as situações com uma perspectiva mais positiva e centrada em soluções, somos menos propensos a nos sentir sobrecarregados e mais capazes de encontrar maneiras saudáveis de lidar com a pressão.

É importante reconhecer o poder do mindset e cultivar uma mentalidade que promova o crescimento, a resiliência e a positividade no ambiente de trabalho. Essa consciência pode levar a um aumento no desempenho profissional e ao bem-estar geral no âmbito profissional.

Para saber mais sobre como desenvolver um mindset que promova a segurança psicológica nas empresas e que estimule os colaboradores a terem uma mentalidade de crescimento, leia o e-book completo elaborado por nossos especialistas disponibilizado abaixo:

Além disso, com o investimento no programa de gestão de saúde emocional da Zenklub, a sua empresa ganha em performance e impulsiona os colaborares a alcançarem ainda mais resultados!

Você pode testar grátis acessando o link na imagem abaixo:


Para conseguir aplicar essas técnicas em nossas vidas e carreiras é muito importante entender a lógica por trás de tudo isso. Nesse tipo de crença e psicologia, acredita-se que o que determina o sucesso não é nem o talento nem a sorte, mas sim o seu mindset. 

Ou seja, a maneira como pensamos, e consequentemente agimos, é a chave para o nosso sucesso. 

Muitas vezes, as pessoas tendem a se prender a crenças limitantes. Acreditam que suas falhas e pontos fracos são inerentes à sua personalidade, não podendo assim chegar a patamares mais altos de sucesso. Dessa maneira, essas pessoas tendem a evitar o risco pois acreditam que não são capazes.

No entanto, na psicologia do sucesso, acredita-se que todos os talentos e traços podem ser desenvolvidos. Assim como em diversas áreas da vida, muitas vezes o esforço e dedicação consegue superar um “talento natural”. 

O recado mais importante que essa psicologia tem pra dar é de que devemos treinar nosso mindset a acreditar que podemos realizar as coisas. Essa mudança de mindset tende a gerar resultados positivos, influenciando nossas ações e resultados.

Por que o mindset se tornou popular?

Essa mudança de mindset pode abrir caminho para diversas coisas boas, inclusive para o sucesso profissional. Profissionais ao redor do mundo têm utilizado técnicas de programação mental para melhorar sua eficiência e eficácia dentro do ambiente de trabalho.

Ter um mindset de crescimento já se tornou uma soft skill para pessoas em cargos de liderança. Isso porque, um bom líder é aquele que consegue guiar seus liderados com uma visão de mundo positiva, onde os desafios são bem vindos e uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

As empresas hoje em dia buscam profissionais que estão preparados para muito além de suas capacitações técnicas. Ou seja, para se destacar no mercado é necessário colocar esforço e empenho naquilo que se busca. 

Fala-se muito sobre ESG nas empresas, por isso é importante que haja uma mudança de mindset que acompanhe as necessidades no mercado atual.

O que é um mindset de crescimento?

Dentro de teorias como essa da psicologia do sucesso, existem dois principais tipos de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento. Para explicar um, vamos começar explicando o outro:

Mindset fixo

O mindset fixo é aquele que já comentamos acima que diz respeito à pessoas com crenças limitantes. Ou seja, a pessoa acredita que seus talentos e qualidades são finitas e, por isso, deixa de arriscar e fazer coisas que poderiam lhe levar ao sucesso. 

Esse tipo de mentalidade contribui pouco ou nada para o sucesso do indivíduo. Isso porque essa pessoa tende a se frustrar grandemente ao se deparar com os limites que criou para si mesma.

Mindset de crescimento

Ao contrário do anterior, uma pessoa com mindset de crescimento consegue aceitar e abraçar as suas falhas e pontos fracos. Dessa maneira, abre espaço para o aprendizado, crescimento e, consequentemente, o sucesso. 

Esse tipo de mindset tem afinidade com o desafio, com o novo e com o que ainda não está bem desenvolvido. Agora basta aplicar bastante esforço, dedicação e treino que as chances de sucesso aumentam e muito.

Conclusão

Buscar a mudança de mindset para alcançar ainda mais sucesso profissional não é uma missão fácil e pode ser um processo que requer muito auto conhecimento e determinação. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

O Zenklub oferece planos empresariais que vão muito além de terapia para os funcionários. Sua empresa pode contar com palestras, treinamentos e análises baseadas em dados sobre a saúde emocional dos seus times e áreas  para uma cultura muito mais focada em bem-estar e crescimento. 

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Conheça mais sobre o serviço empresarial do Zenklub.