Quem trabalha com gestão, treinamento e desenvolvimento de pessoas deve estar sempre atento às novas tendências que surgem no mercado. O modelo de trabalho vem se modificando muito nos últimos anos e uma das tendências que merece destaque é o job rotation.


O job rotation nasce como uma estratégia inovadora para treinamento e capacitação dos colaboradores, que passam a aprender mais sobre as diversas áreas de uma empresa na prática. 

Ficou curioso e quer saber mais? Vamos entender aqui o que é Job Rotation, quais são suas vantagens e também os desafios para a sua implementação. 

O que é Job Rotation?

O job rotation é uma estratégia das empresas, assim como a gestão de pessoas, para capacitar e aprimorar seus profissionais, buscando uma ampliação de sua área de atuação e um maior aproveitamento de suas habilidades técnicas ou sociais. 

Essa é uma técnica de aprendizado onde o colaborador alterna suas atividades em um determinado tempo. Ou seja, esse funcionário vai trabalhar em diferentes áreas e cumprindo diferentes funções periodicamente. 

O intervalo de tempo varia conforme o programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas e pode ser diário, semanal e até mesmo mensal. O objetivo principal é capacitar o colaborador para enfrentar diversos desafios, independente da área ou do time em que estiver atuando. 

Esse tipo de trabalho é muito utilizado principalmente em programas de treinee, onde os jovens profissionais podem passar pelas mais diversas áreas de uma empresa, desde marketing, financeiro, logística e até mesmo dando suporte para as lideranças. 

Dessa forma, é possível identificar lugares onde o profissional tem mais destaque, facilidade ou afinidade. 

Qual o significado e tradução de job rotation?

A tradução literal de job rotation é rotação de emprego. Isso quer dizer que essa ferramenta propõe que o profissional se movimente em diversos cargos para aprender mais sobre outras diversas áreas dentro da empresa. 

Quais as vantagens do Job Rotation?

Não é atoa que esse tipo de estratégia vem sendo cada vez mais empregada em grandes empresas, o job rotation pode trazer vantagens e benefícios tanto para o funcionário quanto para a empresa. Vamos conhecer as principais delas.

Retenção de Talentos

Um dos maiores desafios para a retenção de talentos é a falta de motivação e perspectiva dos colaboradores. Com o job rotation, os funcionários são incentivados a estarem em constante movimento entre as áreas, tendo a possibilidade de se descobrir em outras áreas, além de ampliar seus conhecimentos. 

Engajamento e produtividade dos colaboradores

Com um plano de job rotation bem estruturado, o colaborador vai ter a oportunidade de se engajar em diferentes projetos, tendo contato com outros colaboradores. Aumentar o engajamento e também o contato com diferentes profissionais tende a melhorar a produtividade. 

Redução do turnover

É natural que pessoas deixem a empresa e partam para novos desafios, mas com o programa de job rotation a empresa também pode propor o programa como uma oportunidade para que o funcionário tenha uma experiência diferente sem ter que deixar a sua posição. 

Dessa forma, há uma redução do turnover e custos de contratação. 

Desenvolvimento de novas competências entre os colaboradores

Um dos principais objetivos e também vantagens do job rotation é que esse tipo de programa busca ampliar os conhecimentos e habilidades dos colaboradores. Ou seja, é uma forma de desenvolver novas competências e compartilhar conhecimentos entre os colaboradores. 

Networking

Networking é algo que deve ser muito valorizado por profissionais de todas as áreas. Com o job rotation, os colaboradores passam a ter contato com um maior número de profissionais, de diversas áreas, aumentando assim seu networking. 

Novas perspectivas para os colaboradores

Muitas vezes podemos nos acomodar em uma posição ou determinada área, o job rotation amplia as opções e dá novas perspectivas para os colaboradores que querem uma mudança ou um dia a dia mais dinâmico. 

Maior compreensão sobre a empresa

Um profissional ideal para uma empresa é aquele que consegue se adaptar a diversas áreas da empresa, e que tem uma compreensão maior sobre os diversos departamentos. O job rotation tem como objetivo que o colaborador aprenda diversos aspectos dessas áreas. 

Aumento da busca por cargos de liderança

O job rotation é uma forma de dar chance para que os profissionais descubram qual é a área onde eles têm mais afinidade. Dessa forma, eles podem se desenvolver e buscar por um crescimento profissional melhor orientado e até mesmo cargos de liderança. 

Desafios do Job Rotation

Já deu pra perceber que os benefícios do job rotation são muitos, mas é preciso que a implementação de programas como esse sejam feitos com muito planejamento e cuidado. Vamos entender agora quais são os principais desafios do job rotation. 

Dificuldade de adaptação dos colaboradores

O job rotation é uma estratégia diferente, por isso o ideal é que os colaboradores que estejam dentro de programas como esse tenham um perfil mais de acordo com a posição.

Ou seja, o ideal é que seja um colaborador que se adapte com mais facilidade às mudanças, que tenha vontade de aprender e desenvolver novas habilidades e que esteja aberto a novos desafios.

Processo de aprendizagem 

Outra área que precisa de atenção dentro do job rotation pois pode se tornar um desafio é o processo de aprendizagem dentro de cada área. 

É necessário estruturar bem o programa para que o colaborador possa aprender e desenvolver habilidades nas diferentes áreas pelas quais ele passar. Para isso, estabelecer um projeto de mentoria pode facilitar o desenvolvimento do colaborador. 

Superficialidade nos cargos

Uma das maiores dificuldades no job rotation causadas pela falta de planejamento e estrutura é que os colaboradores passem muito superficialmente pelos diferentes cargos e posições. 

Por isso, é necessário que as funções a serem desenvolvidas em cada área seja muito bem estruturadas e sejam passadas para os coordenadores de time e líderes. 

Como implementar o job rotation na organização?

Já deu pra perceber que o job rotation é uma estratégia que precisa de bastante planejamento para que sua implementação ocorra da melhor forma possível. Aqui vão algumas dicas de como implementar o job rotation na organização. 

Analise o perfil e competências dos seus colaboradores 

O primeiro passo para implementar o job rotation é ter uma visão geral dos times e quadro de funcionários. Projetos como esse demandam que os colaboradores estejam abertos e dispostos a participar. 

Se você sente que os funcionários têm um perfil mais adaptável e estão interessados em desenvolver novas habilidades e competências, esse é o cenário ideal para implementar o job rotation.

Além disso, colaboradores com soft skills voltadas para uma boa comunicação, adaptabilidade e empatia, tendem a lidar melhor com iniciativas como o job rotation.  

Defina um planejamento estratégico de áreas

Essa parte é fundamental para manter a organização e trazer benefícios não só para os colaboradores, mas também para os números da empresa. 

É preciso definir quais áreas da empresa vão participar do job rotation, quais posições deverão ser ocupadas pelo colaborador e quais habilidades e competências deverão ser desenvolvidas durante o processo. 

Defina os mentores

Um dos objetivos principais desse processo é que haja desenvolvimento, treinamento e propagação de conhecimento dentro da empresa. Por isso, é necessário definir os mentores de cada área e garantir que eles estão aptos a orientar os colaboradores que passarem por lá. 

É importante também que outras áreas da empresa também façam o acompanhamento da relação entre os mentores e colaboradores envolvidos no projeto, como por exemplo o RH e a área de psicologia organizacional

Análise de resultados

Por fim, assim como qualquer outro processo de aprendizagem, é necessário computar e analisar os resultados obtidos no projeto. Dessa forma, é possível entender quais foram os erros e acertos, trazendo insights para melhorias. 

Conclusão

Se você faz parte do time de Recursos Humanos sabe que é importante estar atento com as tendências do mundo corporativo o job rotation é uma delas. Empresas que focam em dar capacitação para seus funcionários podem ver o desenvolvimento refletido nos números.

Mas, sabemos que otimizar e garantir a qualidade desses processos pode ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

MARTINS, Rarissa Romana Nogueira. Et al. Proposta de implementação do Job rotation para padronizar o nível de serviço do setor administrativo: estudo de caso colégio Dom Bosco- Leste. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 06, Ed. 11, Vol. 02, pp. 19-39. Novembro 2021.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e Inovação Organizacional: experiências de Japão, Coréia e Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas,  2008.