Sonhar com criança costuma ser um sinal de coisas boas. Como presságio, os caminhos, em um futuro próximo ou distante, são bastante otimistas para seguir adiante. Como mensagem do inconsciente, possui a mesma linha positiva sobre o presente. Isso porque a figura em questão representa ingenuidade, pureza, criatividade, esperança e luz. Enfim, essa simbologia está presente até mesmo quando nossa mente tenta nos alertar sobre algo.

Por isso, esse figura entre os melhores sonhos. Mas é importante ressaltar que, como toda interpretação, o tema também tem um lado não tão bom assim. Ainda que sonhar com criança tenha simbologias muito prósperas, o significado pode variar de pessoa para pessoa. Vivências pessoais, valores, detalhes da cena, sensação ao acordar e outros detalhes fazem a diferença para compreendermos todo o contexto.

O que significa sonhar com criança?

Sonhar com criança tem muito a ver com os nossos hábitos, características, ideias e valores. Há uma relação direta também com sentimentos expressos ou reprimidos, imaturidade ou desenvolvimento, virtudes e fraquezas. Logo, é um elemento que mostra muito sobre nós em diversos aspectos da vida. Tamanha complexidade destaca a importância de desvendar as mensagens que chegam para nós enquanto dormimos.

Psicologia

Existem diversos pontos de vista que explicam o que significa sonhar com criança. Em um dos estudos, o elemento em questão nada mais é que o seu eu interior. Ou seja, é a criança que habita dentro de você – aquela que carregamos mesmo na vida adulta. Sob este olhar, toda a sua vulnerabilidade, pureza, desejos e maturidade estão ali representados. Dessa forma, a interpretação é feita de acordo com as ações e sensações ocorridas durante e depois do sono. Também devem ser consideradas as vivências do sonhador.

Surpreendentemente, sonhar com criança é muito mais revelador do que você imagina! De acordo com o psiquiatra Carl Jung, entender os sonhos nos conduz ao melhor autoconhecimento. Durante o sono, o cérebro processa todos os acontecimentos do dia, aprendizado, conhecimentos e emoções, entre outras coisas. Ou seja, o inconsciente traz à tona eventos que guardamos e nem nos damos conta. Muitas vezes, são compreendidos somente nesse exercício de analisar o que significa sonhar com criança.

Espiritualidade

Sonhar com criança ou sonhar com bebê também pode ter um significado que transcende a ciência. Do ponto de vista espiritual, acredita-se que sonhar com crianças pode ser um encontro com os filhos fora do plano terrestre. Nesta ótica, podem ser pessoas que antes mesmo de vivenciarem a maternidade ou a paternidade, consegue algum tipo de contato com seu descendente. É uma espécie de preparo para resolverem possíveis atritos de vidas passadas nesta nova jornada.

Ainda no campo da espiritualidade, um sonho com criança significa o contato com pessoas que não estão mais aqui. Pode ser um familiar ou pessoa querida se manifestando sob essa figura. Há quem os defina como anjos. O fato é que a criança sempre esteve presente na história da humanidade, tradições, religiões, rituais e mitologia. Embora existam diversas vertentes, todas têm como símbolo o desenvolvimento e a evolução. Isso conduz a interpretação tanto para um presságio, um alerta ou uma necessidade inerente de crescimento.

Confira alguns significados de sonhar com criança

Sonhar com criança no colo

Criança no colo em sonho indica que você tem excesso de responsabilidades sobre outra pessoa. Talvez o indivíduo seja muito dependente de você ou esteja te sobrecarregando. Internamente há algum tipo de angústia ou dificuldade em lidar com essa situação. Uma sugestão é refletir acerca dessa dependência. Em muitos casos, é preciso deixar que o outro caminhe com suas próprias pernas. Ou então, encontrar equilíbrio entre ajudar os outros e a si mesmo. Outra explicação sugere uma carência, um vazio ou uma saudade de alguém que não está mais aqui. Nessas horas, nos encontramos com a nossa própria criança buscando refúgio.

Sonhar com crianças brincando

Sonhar com crianças brincando aparece entre os sonhos mais positivos. É sinal de alegria, de boas atitudes, influências positivas ou que tenha feito um bem para alguém. A perspectiva é ainda melhor, sugerindo bons ventos na carreira ou felicidade na família. Se você já estiver nesta boa fase, ouça a sua intuição, pois os caminhos parecem estar abertos. Já para quem não só viu, como também brincou com a molecada no sonho, o subconsciente afirma que há paz interior e harmonia. Ou seja, o seu eu maduro e a criança que existe dentro de você estão em equilíbrio e te conduzindo para o sucesso.

Sonhar com criança de castigo

Sonhar com criança de castigo sugere uma “malcriação” interior. Por isso, analise como anda a sua vida ultimamente e como tem tomado as suas decisões. Essa situação em um sonho indica que você está sendo impulsivo demais. O momento pede mais calma, mente sã e autocontrole. E esse sonho vem com um forte alerta para pensar melhor antes de agir. Isso porque suas atitudes ou comportamentos podem prejudicar pessoas queridas.

Confira também o que significa sonhar com bebê ou sonhar com gravidez. E, caso queira se aprofundar no significado dos seus sonhos e de que forma eles refletem sobre sua vida, faça terapia com um especialista em interpretação de sonhos.

As informações desta página foram disponibilizadas com fins puramente recreacionais. Por isso, não possuem qualquer função terapêutica, validade preditiva ou embasamento científico. Sempre consulte um especialista sobre qualquer assunto relativo à sua saúde mental.