Sonhar com cabelo é facilmente associado com beleza, vaidade e cuidado. E não é para menos, já que a aparência tem tudo a ver com este tema. Por essa razão, muitos entram em pânico ao sonhar com cabelo caindo, por exemplo. Ou logo pensam que a simbologia está restrita ao universo estético. Entretanto, como em todo sonho, precisamos ter consciência de que o elemento em questão pode representar algo completamente diferente.

Para descobrir o que significa sonhar com cabelo, é preciso estar com a mente aberta e se esforçar para lembrar dos detalhes de tudo o que você viu enquanto dormia. Isso servirá de base para analisar o contexto e a você mesmo. Com isso, será possível encaixar a simbologia na interpretação do significado dos seus sonhos.

O que significa sonhar com cabelo? Pode significar o seu eu mais profundo. Tem relação com o seu estado atual ou como está conduzindo a sua vida. Nesse sentido, a forma como interage com o cabelo representa a maneira como lida com algum ponto de sua vida. Do mesmo modo, pode ser uma característica importante de sua personalidade. Por fim, a cena pode ainda estar relacionada com algum comportamento ou dificuldade que mereça mais atenção. Essas explicações partem da ideia de que a cabeleira está muito ligada a estilo e a como queremos ser notados.

Simbologia

Sonhar com cabelo carrega uma boa diversidade de simbologias. Ao passo que revelam muito sobre quem somos, os cabelos são bastante representativos na história. Por exemplo, um dos símbolos mais conhecidos é o Sansão. O guerreiro possuía longas madeixas que representavam toda a sua força e destreza. Uma crença semelhante também está presente no hinduísmo. Reza a lenda que Shiva nunca cortou seu cabelo porque a sua divindade e energia estava em cada fio.

Da mesma forma, na monarquia, os cabelos eram símbolos de status, poder, sensualidade e riqueza. A partir dos anos de 1950, o corte de cabelo demonstrava rebeldia, liberdade de expressão e quebra de tabu. Como resultado, homens com cabelo comprido e mulheres de cabelo curto já chocaram bastante a sociedade. Os mais conservadores podem estranhar até hoje e compreenderem esse contorno de modo diferente.

Todo esse panorama histórico mostra que sonhar com cabelo é mais revelador do que imaginamos. Diz ainda que as ações que vemos ou fazemos em nossos sonhos não significam necessariamente o seu sentido literal. Há muito mais definições para esse tema e simbolismos por trás de sonhar com cabelo:

  • Força
  • Beleza
  • Sensualidade, virilidade, feminilidade
  • Poder, capacidade
  • Energia
  • Personalidade
  • Expressão
  • Vaidade, ego, autoestima
  • Amadurecimento, transformação. 

O que significa sonhar com cabelo caindo

Sonhar com cabelo caindo não costuma ser boa coisa. Por isso, esse contexto indica cuidado com a sua saúde, um período difícil ou abalo emocional. O seu inconsciente pode estar te mostrando que você precisa dar mais atenção a si mesma. A queda possui referência com baixa autoestima, falta de confiança ou ser mal avaliado pelos outros. Então reflita sobre o seu atual momento, o que tem vivido e como pode lidar melhor com a vida. Isso porque há um sinal de estresse ou problema que esteja afetando o seu físico e o seu emocional.

Uma outra explicação para o que significa sonhar com cabelo caindo está ligada à espiritualidade. Nesse sentido, as madeixas simbolizam a sua força interior, energia e poder. E o fato de perdê-los de sua cabeça aponta que as vibrações não são tão positivas ou que há um gasto energético excessivo. Ainda nessa mesma linha, sonhar com cabelo caindo pode ser um aviso do inconsciente sobre como anda a sua luz própria.

O que significa sonhar cortando o cabelo

Sonhar cortando o cabelo tem significados muito distintos. Em uma das possíveis interpretações, a cabeleira está ligada à aparência e autoestima. O corte representa um julgamento alheio ou uma perda. Reflita sobre como se sente e como se vê. Talvez você esteja dando importância demais à sua vaidade ou não esteja se cuidando. Caso relute em cortar as madeixas no sonho, a cena mostra a existência de um apego ou uma dificuldade de adaptação. A análise pode caminhar ainda para traumas, medos, submissão e emoções reprimidas.

Em uma ótica mais positiva, sonhar cortando cabelo significa mudança, recomeço, nova fase. Nesse caso, se for um presságio ou uma intuição, indica uma novidade ou algo próspero a caminho. Como mensagem, o subconsciente pode mostrar que é hora de uma virada na vida. Pense sobre aquele projeto que você anda postergando, a ideia que foi deixada de lado ou aquele antigo desejo. Provavelmente há uma necessidade de transformação aí dentro clamando por atenção.

O que significa sonhar com cabelo branco

Sonhar com cabelo branco pode causar um certo pânico à primeira vista. No entanto, esses sonhos são mais positivos do que imaginamos. Primeiro porque a cor branca representa paz e calma. Isso pode mostrar que há equilíbrio e paz espiritual. E ainda que a velhice não seja tão bem vista quanto a juventude, os fios nessa coloração simbolizam sabedoria, experiência e conhecimento.

Todos esses elementos sobre sonhar com cabelo branco podem ser interpretados como vida longa, ou que você está preparado para o que quer que seja. Pode estar relacionado com uma forte opinião, indicar que está no caminho certo, segurança ou uma forma adequada de ponderar o que acontece em sua trajetória. Existe ainda a possibilidade de sonhar com cabelo branco ser a presença de um mentor. Isso indica que está bem amparado e guiado pela sabedoria. 

As informações desta página foram disponibilizadas com fins puramente recreacionais. Por isso, não possuem qualquer função terapêutica, validade preditiva ou embasamento científico. Sempre consulte um especialista sobre qualquer assunto relativo à sua saúde mental.