Sonhar com barata, no geral, não é um bom agouro. Sonhos com insetos englobam diversos significados relacionados à reclusão, ao prejuízo e ao lado obscuro da personalidade. Assim sendo, a presença da barata pode ser um mau presságio ao sonhador. Significa que algo está lhe fazendo mal. Afinal, a barata é um bicho sujo, que transmite doenças pelas patas e fezes.

Na maioria das vezes, sempre tem alguma pessoa que simpatiza com um animal em sonhos. Com exceção da barata. Dificilmente se vê alguém que goste desse inseto ou o tenha como bicho de estimação. A barata é tida como asquerosa e sonhar com ela levanta muitos questionamentos. Deixa o sonhador intrigado, justamente pelo fato da barata não remeter às coisas e sentimentos bons.

Por outro lado, sonhar com barata simboliza a necessidade de encarar situações ruins. Por exemplo, chegou a hora de lidar com aquela insatisfação que você vem ignorando. A barata revela atitudes no seu dia a dia que geraram aborrecimento, muitas vezes por conta de rejeição e isolamento.

Ou seja, apesar da barata estar ligada ao mau augúrio, sonhar com esse inseto mostra a necessidade de resolução. É o momento de encarar emoções desagradáveis e resolver questões pendentes. Dessa maneira, você evita dificuldades em sua vida.

As variáveis da barata e seus significados em sonho

Sonhar com barata possui significados específicos. Eles variam conforme o que acontece no sonho, como está a vida desta pessoa quando acordada e de que maneira esse inseto surge. Portanto, definir a simbologia da barata em sonho é algo muito individual. São fatores como as experiências pessoais que determinam se o presságio é bom ou não.

A seguir, veja algumas situações de como a barata pode aparecer em sonho e seus possíveis significados.

Sonhar que uma barata te persegue

Esse tipo de sonho mostra a necessidade de olhar para si mesmo e resolver questões que lhe desagradam. É um indício para prestar atenção em uma parte da vida que você evitou ou rejeitou. Quando entender essa atitude, aprenderá a se expressar de forma mais saudável e construtiva.

Sonhar que sente nojo de barata

Apesar de parecer uma reação comum por uma barata, quando em sonho, pode indicar emoções ruins. Por exemplo, raiva, ciúmes, inveja, pensamentos desagradáveis e negativos. Isso não é bom para você. Repense o que está acontecendo com a sua vida para entender os seus sentimentos e colocá-los em ordem.

Barata andando pelo corpo

Sonhar com uma barata andando pelo corpo é de longe um situação de dar arrepios. Isso aponta um vício que você precisa superar. Sua mente quer mostrar algum traço da sua personalidade que deve ser melhorado.

Barata gigante

A presença de uma barata gigante no sonho significa que alguma atitude sua irá trazer problemas futuros. Repense o que está pretendendo fazer!

Quando sonhar com barata pode ser um bom sinal?

Sonhar com barata nem sempre é símbolo de coisas ruins. Dependendo da situação, esse inseto pode significar a presença de coisas boas. Por isso, sonhar que matou uma barata pressagia o fortalecimento de um romance. Ao mesmo tempo, ver baratas voando prevê que o seu desenvolvimento profissional caminha para a estabilidade. Outra situação positiva é quando você sonha que lida bem com uma barata. Isso quer dizer que você chegou a um nível de maturidade para enfrentar um lado seu que não é bem visto.

Mas o que significa sonhar com barata?

Portanto, ainda que a barata seja um bicho que cause asco na maioria das pessoas, ela tem sua polaridade positiva. Indica a presença da força interior que cada um carrega. Sonhar com uma barata evidencia a capacidade de resistência e sobrevivência para enfrentar uma fase difícil. Mostra que tudo é efêmero e que a má fase será superada com a sua persistência.

Mas para passar tão bem por situações desagradáveis, é necessário saber lidar com os sentimentos nocivos e confusos. Sonhar com barata simboliza a necessidade de investigar, entender, ir a fundo em algum aspecto negativo e mal resolvido. É o momento de trabalhar emoções e atitudes que não assumimos por não serem socialmente aceitos. Isso porque guardar no inconsciente alguma situação conflitante pode ser prejudicial. Além de afetar nosso emocional e psicológico, isso pode se manifestar  fisicamente, através de doenças.

Portanto, é preciso dosar os sentimentos e entendê-los. Ou seja, aquilo que estava guardado e mal resolvido deve vir à consciência e ser expressado de forma construtiva. Em outras palavras, resolver todos os problemas internos e consequentemente, externos.

Em conclusão, sonhar com barata indica o momento de introspecção. É preciso entender e aprender a lidar com aquele sentimento que você deixou guardado. Saia da postura defensiva e se permita sentir. O medo de rejeição, de passar por alguma situação e sair frustrado, te impede de viver as coisas boas da vida. Liberte-se disso e seja feliz!

As informações desta página foram disponibilizadas com fins puramente recreacionais. Por isso, não possuem qualquer função terapêutica, validade preditiva ou embasamento científico. Sempre consulte um especialista sobre qualquer assunto relativo à sua saúde mental.