A Tristeza, no dicionário, é dito como “Qualidade ou condição de triste; falta de alegria; melancolia.”, mas e para você, o que quer dizer tristeza? O que ela provoca e o quanto atrapalha as suas atividades do dia a dia?

Pode parecer um tema bobo mas, afinal, quem nunca se sentiu triste pelo menos algumas vezes na vida? É normal, não é mesmo?

O fato é que quanto mais conversamos sobre esses sentimentos e sensações, melhor vamos trabalhar eles dentro de nós mesmos para, assim, superá-los.

O que é a tristeza?

A tristeza é um dos seis sentimentos fundamentais que todo ser humano é capaz de sentir, assim como, a felicidade, a raiva, o medo, a repulsa e a surpresa. Ou seja, como qualquer outro sentimento, ela é uma resposta a algo que acontece em nossa vida ou ao nosso redor.

Além disso, os especialistas dizem que a tristeza é um dos sentimentos mais duradouros, muito mais do que a alegria ou felicidade. Isso porque costumamos guardar para nós essa sensação por mais tempo. Ou seja, isso pode gerar um problema maior como por exemplo transtornos de ansiedade e de depressão.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 120 milhões de pessoas no mundo sofrem de tristeza profunda.

O que causa a tristeza?

A causa pode estar ligada, por exemplo, à perda de alguém querido, término de um relacionamento, frustração no trabalho ou com a carreira, problemas de performance, infelicidade com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos.

Esses dados da OMS só reforçam o quanto os cuidados com o bem-estar emocional são importantes para a nossa vida. Todos temos tristezas para superar, mas se você está sentindo dificuldade para seguir em frente, procure ajuda de um especialista, como psicólogos, terapeutas e psiquiatras.

Mas, afinal, é tristeza ou depressão?

Entender seus sentimentos não é uma missão fácil. Por isso, é comum não conseguirmos compreender se o que estamos vivendo é uma tristeza profunda ou depressão.

Pensando nisso, perguntamos para a psicóloga e especialista do Zenklub, Tatiana Festi, como podemos entender melhor o que estamos sentindo.

Para Tatiana:

A tristeza é uma reação natural a situações difíceis de serem vivenciadas e sentir tristeza é saudável.

Mas quando nos sentimos tristes por muito tempo e isso passa a afetar nosso dia a dia, pode ser que esse seja um sinal de alerta para depressão.

As causas da depressão podem ser genéticas, alterações de neurotransmissores, doenças crônicas, traumas, abuso de álcool e outras drogas.

Portanto, como definição, a tristeza é um sentimento e a depressão uma doença. Veja alguns pontos que podem ajudar a identificar se o que você sente é tristeza ou depressão:

Reação apropriada X reações extremas

O sentimento de tristeza é a uma reação apropriada diante de algum evento e não dura mais do que horas ou dias.

Já a depressão, são reações extremas, e a sensação é de que aquilo nunca vai passar.

Prazer X sentimento de vazio

É comum que quando estamos tristes nos sentimos desencorajados, no entanto essa sensação não deve durar muito tempo. Mas na depressão, o sentimento de vazio é constante, e pode te levar a perder o sentido da vida.

Vitalidade X exaustão

A tristeza por si só, não o impede de seguir com as suas atividades do dia a dia. No entanto, na depressão você se sente sem energia, se afastando de pessoas e da rotina que antes era prazerosa.

Pensamentos negativos X distorção da realidade

Os pensamentos negativos estão presentes na tristeza e é uma reação comum. Já na depressão esses pensamentos ficam distorcidos, mais próximos da imaginação e distante da realidade.

Teste de depressão

O diagnóstico deve ser feito com um especialista, mas se você quiser entender melhor sobre os níveis de depressão, faça o teste de depressão. Não é um diagnóstico preciso, mas te fornecerá informações importantes de como se autoavaliar.

Como superar a tristeza?

Passar por cima da tristeza é uma das ferramentas que muito de nós utilizamos para tentar encontrar a felicidade mais rápido.

No entanto, quando você procura entender seus sentimentos, com autoconhecimento você pode criar maneiras melhores de superar a tristeza.

De qualquer forma, separamos aqui algumas dicas para você aprender a trabalhar melhor suas emoções e, por fim, superar a tristeza.

Conecte-se com os seus sentimentos

Nossas emoções sinalizam algo bem maior do que apenas o que estamos vivendo naquele momento. Esconder seus sentimentos não te torna alguém mais forte e nem te ajuda a superar os problemas.

Não tenha pressa, não há problema algum em ficar triste ou muito feliz por algo. Tudo isso é natural e caso você precise de ajuda para lidar com tudo isso, você pode sempre procurar a ajuda de um especialista.

Pratique o autoconhecimento

Quando praticamos o autoconhecimento, assim como a inteligência emocional, somos capazes de administrar melhor as nossas emoções.

Com isso, você passa a entender o que te faz bem ou mal, o que pode te trazer benefícios ou prejuízos. Essa pode ser a sua melhor arma contra a tristeza.

Valorize-se

Os pensamentos e mensagens negativas que recebemos de nós mesmos e de outras pessoas, podem provocar baixa autoestima e nos deixar inseguros.

Cultive pensamentos positivos, deixe de lado as críticas que não te ajudam a ser uma pessoa melhor e aceite suas falhas e o seu valor. Cuide de si mesmo e faça coisas que te deixa feliz.

Cuide da sua saúde

Praticar exercícios físicos é uma ótima dica porque além de cuidar do seu corpo, você ainda cuida da mente. Além disso, é uma excelente válvula de escape. Então já sabe né? Faça algo que você goste

Além da questão física, cuidar da mente é fundamental, por isso, invista em conhecer técnicas de respiração e de meditação. Isso vai te ajudar a controlar melhor suas ações e ter momentos de equilíbrio.

Valorize as suas relações pessoais

Mais do que amar as pessoas, precisamos nos dedicar a viver momentos de prazer com elas. Por isso, aproveite os momentos livres para se conectar mais com as pessoas ao seu redor e que te querem bem.

Aceite ajuda

É muito importante que você consiga se abrir e conversar com alguém nos momentos de dificuldade e tristeza.

Procure quem de fato está do seu lado na “saúde e na doença” e confie nelas as suas emoções e desabafos;

Pratique a compreensão

Nada é por acaso e somos sim seres capazes de superar e de conviver com diferentes dores. Quando você compreende melhor o que acontece ao seu redor, identifica as dificuldades como novos degraus para a sua evolução.

Faça terapia

A terapia é para quem está triste e para quem não está triste. Para quem tem depressão ou algum transtorno mental ou não.

Terapia é para todo mundo e mais do que trabalhar sensações ruins ou momentâneos.

O especialista poderá te ajudar a encontrar habilidades positivas em você, como o próprio autoconhecimento, que falamos aqui, como a empatia e a gratidão.

Se você acha que não tem tempo para ir a um terapeuta, lembre-se que a tecnologia está a nosso favor e que é possível fazer suas sessões online, por videoconsulta, de onde e quando você puder.

No Zenklub temos mais de 500 especialistas que podem ajudar você, considere essa prática como mais uma ferramenta para fugir da tristeza.