Nem toda doença é visível, e nem toda dor é física. Muitas vezes, o corpo emite sinais de que o lado emocional precisa da sua atenção. Nessa sexta-feira (7), é celebrado o Dia Internacional da Saúde, e esse ano a OMS (Organização Mundial da Saúde) escolheu a Depressão como tema central da data. A organização vem criando campanhas – como o uso da hashtag #LetsTalk – para incentivar a população de todo o mundo a falar sobre a doença.

Para além da depressão, que no Brasil afeta 11,5 milhões de pessoas, muitas outras sensações indicam que cuidar da saúde mental é fundamental para uma vida plena e mais saudável. Sintomas como estresse, cansaço e até enxaquecas e gastrite podem ser sinais de somatização.

Por isso é tão importante olharmos para a saúde mental com a mesma atenção com que olhamos para a saúde física. “Estamos ficando totalmente ‘surdos’ para os chamados internos e, em uma espécie de grito de socorro, nosso corpo adoece. A doença passa a ser o indicativo de que estamos há tempos mantendo comportamentos que nos fazem mal e que não estamos lidando com as emoções, e por isso estamos predispostos a adoecer.  Os sinais físicos vão desde os mais simples, como um gripe que aparece quando estamos num rotina intensa, aos mais complexos, como uma doença cardíaca, nos obrigando a parar e entrar em contato com nós mesmos”, escreve a psicóloga especialista em psicologia clínica e hospitalar pelo Instituto do Coração Thabata Fonseca, em artigo para o Zenklub – plataforma digital que oferece consultas psicológicas por vídeochamada.

O Zenklub estimula uma vida mais saudável todos os dias, e se cuidar, se olhar e se conhecer faz parte disso. Um psicólogo é um profissional a quem você pode recorrer em vários momentos da vida, seja para um direcionamento de carreira, para entender comportamentos ou entender melhor o mundo à sua volta. A plataforma criada para melhorar a saúde mental de pessoas em todo mundo já conta com mais de 80 profissionais que oferecem atendimento psicológico online.

“Uma maneira de evitar muitas doenças é cuidar de todos os aspectos do organismo. Olhar para dentro, ouvir os próprios sentimentos e pensamentos são formas de conquistar o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Em alguns casos, é preciso buscar ajuda para conseguir escutar os chamados que o nosso organismo nos faz – e não há vergonha alguma nisso.”, finaliza Thabata.