As Olimpíadas 2016 Rio estão chegando e nós chamamos a psicóloga Marjorie Carvalho para colocar todo mundo pra suar! Se liga nas dicas dela para manter a mente em forma!

Sabe aquela ida à academia para deixar as panturrilhas torneadas? Quando você faz práticas formais de Mindfulness é como se estivesse indo à Academia da Mente, porque são exercícios que fortalecem seu foco e concentração. Além da meditação, você pode praticar em atividades diárias que parecem bobinhas e isso vai mudando fisicamente o seu cérebro – graças ao fenômeno da neuroplasticidade – fortalecendo sua habilidade de focar e quando você precisar dela, ela está prontinha pra você.

ALONGAMENTO

Cheque sua respiração! Sua respiração sempre vai estar acontecendo no aqui agora e é uma ajuda enorme para manter atenção plena, esse estado de calma e consciência.

AQUECIMENTO

Andar: Estamos sempre andando, nem que seja para ir beber água ou ao banheiro. Você pode ficar consciente do seu corpo no andar. Eu estou andando rápido? Estou andando devagar? Simplesmente note como seu pé toca o chão. É uma pratica simples que já te ajuda a se reconectar com o corpo e praticar Mindfulness.

TREINAMENTO

Tomar banho: Você fica atento para ajustar a temperatura da água e entra no banho com uma consciência, sentindo a água escorrer pelo seu corpo, sente a sensação gostosa que a água causa ao chegar na sua cabeça. Você consegue perceber o perfume do sabonete e o quão bom é o toque dos seus dedos na cabeça enquanto passa o shampoo. O pensamento sobre o episódio da série aparece do mesmo jeito, mas você volta sua atenção para o seu momento: para o barulho da água e o cheiro do seu banho.

AGORA É PRA VALER

Meditar: No início, se essa prática ainda não é um hábito para você, é importante estabelecer um momento do seu dia para isso. Não é para se sentar por 1 hora, definitivamente não vai rolar! Se no começo 10 minutos parecer muito, comece com 5 e depois você aumenta aos pouquinhos. Você prefere de manhãzinha para se preparar bem para o dia que vem pela frente ou no final dele para fechar com chave de ouro? Ou quem sabe uma pausa no meio do dia? Escolha o seu horário e comece com cinco minutos e depois pode ir aumentando aos pouquinhos. É possível fazer a meditação até em um minuto – que é para não ter desculpas mesmo!

A questão é não se preocupar em tentar livrar sua mente de pensamentos ou sentimentos. Pelo contrário, quando os pensamentos aparecerem durante a atividade (e eles irão!), gentilmente traga sua atenção de volta para a sua experiência. Medalha de ouro na certa!

Não perca tempo e marque uma consulta com a treinado… psicóloga Marjorie Carvalho!