A discalculia é caracterizada pela dificuldade no aprendizado dos números. As crianças apresentam uma inabilidade para lidar com contagens, sequências e operações aritméticas. Mas é importante ressaltar que isso não tem a ver com inteligência, mas com uma deficiência na compreensão matemática.

Por isso, esse distúrbio não prejudica apenas a fase escolar, mas também o cotidiano. É importante compreender a doença para saber reconhecê-la e poder buscar ajuda o quanto antes. Existem diversas atividades para discalculia que ajudam a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

O que é discalculia?

A discalculia é um transtorno do neurodesenvolvimento marcado pela incapacidade ou falta de habilidade para tarefas relacionadas a números.

Em outras palavras, trata-se de uma deficiência em uma rede específica do cérebro, que faz com que a ativação seja menos precisa. Como resultado, ela provoca uma dificuldade para aprender, raciocinar, memorizar e refletir sobre o universo numérico e matemático.

Na prática, pessoas com discalculia não conseguem associar o número 1 com a palavra “um”, por exemplo. Por isso, na fase escolar, alunos com discalculia apresentam dificuldades para lidar com uma sequência aritmética e realizar uma operação matemática. Eles podem até entender a lógica, mas enfrentam uma barreira enorme para colocá-la em prática.

Discalculia: sintomas

Essa condição apresenta sintomas que variam de pessoa para pessoa, mas pode ser percebida desde muito cedo. De fato, o tipo de discalculia também influencia alguns sinais. Entretanto, o diagnóstico de discalculia fica mais fácil quando a criança ingressa na vida escolar. Afinal, é quando os principais sintomas da discalculia se tornam mais perceptíveis.

  • Incompreensão do significado dos números
  • Lentidão no aprendizado ou realização da contagem
  • Não conseguir relacionar o número com a palavra e o seu som, por exemplo: o número 1 com a palavra “um”
  • Dificuldade para compreender conceitos como maior ou menor, curto e longo, alto e baixo, ou para reconhecer padrões
  • Inaptidão ou pouca habilidade para entender e desenvolver o raciocínio lógico
  • Pouca facilidade para memorizar números, sequências ou passo a passo de uma operação matemática
  • Dificuldade em compreender sinais de operações matemáticas, fórmulas, proporções, quantidade, medidas e formas. E de aplicar a teoria
  • Problemas para interpretar gráficos, resolver equações, e realizar cálculos mentais
  • Pouca noção de tempo e espaço, como o entendimento das horas, medir distâncias ou quantidades

Em resumo, alunos com esse problema podem apresentar dificuldades para lidar tanto com ações rotineiras, como nas operações matemáticas. Por isso, a família e os professores têm um papel fundamental na percepção dos sinais da discalculia.

Essa observação é essencial para o desenvolvimento da criançada. E se houver alguma suspeita, é preciso procurar por tratamento.

Discalculia: diagnóstico

O diagnóstico da discalculia deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, composta, por exemplo, por neuropediatra, psicólogo, psicopedagogo e fonoaudiólogo. Tais profissionais serão capazes de avaliar e examinar diversos aspectos da criança. Dessa forma, uma série de exames e testes específicos são feitos para o diagnóstico.

Teste de discalculia

O teste de discalculia envolve a observação e testagem de uma série de pontos específicos como:

  • Contagem
  • Habilidades matemáticas
  • Memória de trabalho
  • Compreensão de números, quantidade, tamanhos
  • Concentração, abstração e atenção
  • Linguagem

Discalculia e outros transtornos

O diagnóstico também envolve uma análise para verificar se há a presença de outros transtornos associados. Estudos mostram que pode haver relação entre essa doença e distúrbios genéticos como síndrome de Turner, síndrome do X frágil, síndrome de Gerstmann.

A discalculia também pode coexistir com outros transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). É comum ainda que se associe entre dislexia, disgrafia, disortografia.

E para completar esse diagnóstico, o psicólogo deve avaliar também a saúde mental do paciente. Os impactos do transtorno da vida das crianças podem acarretar outros problemas, como depressão, depressão na adolescência e ansiedade.

Discalculia e dislexia

Discalculia e dislexia são dois transtornos de aprendizado distintos, porém são frequentemente diagnosticados juntos. Algumas pesquisas explicam que a coexistência desses dois distúrbios pode ocorrer por conta de um déficit na memória de trabalho.

Por isso, muitas crianças que apresentam dificuldade com matemática também possuem deficiência na leitura. Mas nem toda a criança irá apresentar dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia ao mesmo tempo.

Discalculia tem cura?

Não tem cura. Por ser um déficit em uma região do cérebro, esse transtorno é uma condição permanente. Mas, a boa notícia é que existem diversas atividades que podem ajudar a melhorar esse quadro.

Discalculia: tratamento

Quando falamos sobre tratamento para discalculia, a abordagem é basicamente um conjunto de atividades para discalculia. Como não há remédios,  a abordagem terapêutica deve envolver toda a comunidade ao redor da criança.

Ou seja: pais, familiares, escola, amigos, professores e profissionais; todos devem ter consciência de que este processo exige paciência, esforço e disponibilidade. Com esse suporte, a criança poderá ser capacitada para enfrenar os seus próprios desafios.

Discaculia e estratégias pedagógicas

O tratamento para discalculia requer a disposição de estratégias pedagógicas. Para isso, é importante identificar a área em que a criança tem mais facilidade e se sente mais confortável. Algumas recomendações devem ser levadas em conta.

  • Dispor de um professor auxiliar
  •  Respeitar o aprendizado da criança, retomando o conteúdo quantas vezes forem necessários
  • Prover e avançar o conteúdo de acordo com o tempo da criança
  • Fornecer materiais adaptados de acordo com a sua necessidade e utilizar metodologias específicas para o tipo de discalculia apresentado
  • Equilibrar o tempo gasto com explicações. A repetição sem o entendimento da criança pode frustrá-la, e atrapalhar o processo de aprendizado e memorização

Disalculia: atividades

O intuito de atividades para discalculia é ajudar na compreensão numérica da criança. Dessa forma, uma boa dica é usar jogos e brincadeiras por obterem mais engajamento e tornarem o clima mais descontraído.

Se a criança gosta de pintar, é possível brincar com as tintas para que elas consigam contar as cores, por exemplo. Outra alternativa é apostar em objetos para aumentar a noção de cálculos matemáticos.

Apoio emocional

A terapia também exerce um papel fundamental. O psicólogo (que pode ser feito online) trabalha o autoconhecimento das crianças e o entendimento de seu próprio transtorno. Esse trabalho ajuda a manter a autoestima e a persistência da criança diante dos seus desafios.

Vale acrescentar que esse déficit no aprendizado pode se agravar com bullying, problemas de socialização, entre outras consequências. Por isso é tão importante oferecer apoio emocional e psicológico às crianças com discalculia. É fundamental para sua formação e também no convívio com o distúrbio.

Por ser um transtorno permanente, a pessoa precisa desenvolver seus meios de lidar com as dificuldades, criando estratégias para lidar com todas as situações que envolvam a matemática ao longo de sua vida.