Sentir-se nervoso ou ansioso é uma sensação normal do ser humano. Ao falar em público ou quando estamos passando por dificuldades no trabalho, a pressão da situação nos coloca em um quadro de ansiedade. Mas, quando essa sensação se torna parte da nossa rotina e a ansiedade deixa de ser uma emoção e passa a ser um transtorno de ansiedade generalizada, é preciso se cuidar.

Não é recomendável fazer essa distinção sozinho, mas se você sente uma preocupação excessiva, dificuldades para dormir, pânico ou medo com frequência, o Zenklub pode te ajudar. Encontre a raiz do problema e aprenda técnicas para controlar a ansiedade.


Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom) revelou que, de cada dez brasileiros, quatro sofrem o mal, que também pode se manifestar a partir de distúrbios como síndrome do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo.

A primeira medida diante do problema é procurar um especialista, mas alguns aplicativos têm ajudado pessoas nesse processo terapêutico.

Separamos quatro aplicativos para controlar ansiedade:

Pacifica
No aplicativo, que oferece exercícios de relaxamento e meditação, é possível registrar as tarefas que o usuário consegue realizar sem problemas ao longo do dia. Disponível em inglês na Apple Store e no Google Play.

Calm
O aplicativo de meditação tem exercícios de respiração possíveis de serem executados em qualquer lugar, além de pequenas meditações guiadas. Também possibilita criar alertas para não esquecer de realizar as atividades propostas.

Self-Help Anxiety Management (SAM)
Desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Leste de Londres, o aplicativo ajuda os usuários a mapear as crises de ansiedade. Com o SAM, é possível marcar os sintomas e fazer exercícios para controlar a respiração. Disponível em inglês na Apple Store e no Google Play.

MindShift
O público-alvo do aplicativo, criado pela ONG AnxietyBC em colaboração com o British Columbia Children’s Hospital (Canadá), são pré-adolescentes e adolescentes.

O Mindshift inclui um diário para desabafar, conselhos e inspirações, além de explicações acessíveis sobre o que é a ansiedade. Disponível em inglês na Apple Store e no Google Play.

Música diminui ansiedade em até 65% segundo pesquisas

Uma pessoa passa em média 148 minutos por ano ouvindo música e sabia que todo esse tempo de música diminui ansiedade? Quem diria que dançar ou cantar junto com seus artistas favoritos podia ser bom para sua saúde. Mais do que indicar uma tendência, significa que a música é um elemento importante na vida das pessoas.

A utilização da música para relaxar e até como suporte em terapias vem crescendo e já tem eficácia comprovada. Uma análise feita com 30 estudos revelou que terapias musicais têm efeito benéfico nos níveis de dor em adultos hospitalizados e diminui ansiedade. Pesquisa realizada pela Universidade Federal do Maranhão concluiu que terapias com música diminuem o sofrimento de pacientes com câncer.

Estudos científicos mostram como música reduz ansiedade

No dia a dia, a música diminui a ansiedade e o estresse. Uma pesquisa realizada por neurocientistas do Reino Unido mostrou que participantes expostos a determinadas músicas diminuíram a atividade cerebral. Não apenas isso, mas as batidas do coração, pressão sanguínea e respiração também baixaram consideravelmente.

Ao ouvir a música “Weightless”, criada por Marconi Union em parceria com especialistas em musicoterapia, foi possível reduzir a ansiedade em até 65%. Melanie Curtin falou sobre o assunto e criou a playlist abaixo, com as músicas mais relaxantes citadas no estudo.

Saiba como estão os seus níveis de ansiedade

O reconhecimento e diagnóstico de ansiedade nem sempre são simples. Se você quer saber o seu nível de ansiedade, clique no link: teste de ansiedade e faça um questionário de 7 perguntas (duração menos de 1 minuto). O teste é adaptado do teste científico Americano criado pelo Dr. Spitzer e Dr William (GAD – Generalized Anxiety Disorder 7).

É uma pessoa ansiosa e gostaria de conversar com um especialista? Conheça os especialistas que atendem pelo Zenklub.

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