A série 13 Reasons Why e o jogo Baleia Azul reacenderam o debate sobre depressão e suicídio nas redes sociais. A série retrata o bullying e suas consequências em uma escola dos Estados Unidos, levantado a importância de se falar com jovens e adolescentes sobre esses assuntos.

Em abril de 2017, o youtuber Felipe Neto, que tem mais de 40 milhões de inscritos em seu canal, fez um vídeo no qual admite ter depressão e comenta sobre o jogo Baleia. Além disso, fala importância de se cuidar da saúde mental em qualquer fase da vida.  

O que é o jogo Baleia Azul?

O jogo Baleia Azul é uma série de desafios diários que são auto-destrutivos e perigosos. Além disso, o jogo já fez vítimas fatais pelo mundo ao propor um desafio final que seria o suicídio. O jogo ficou conhecido após começar a circular nas redes sociais entre jovens e crianças.

Sobre o jogo, Felipe Neto disse no vídeo:

Eu não gostaria de acreditar que alguém, saudável, estável psicologicamente, jogue um jogo desse e termine se matando”, disse o youtuber.

A depressão pode atingir qualquer um

Além disso, Felipe Neto, que admitiu sofrer de depressão, incentivou as pessoas a procurar ajuda profissional.

Psiquiatra, psicólogo, terapeuta não é coisa de gente doente. Então, se você tem depressão, você precisa de ajuda profissional. Você pode se curar. Conte o que você está sentindo, abra o seu coração.

Ele ainda fez um apelo para que as pessoas não tenham vergonha de procurar ajuda e ressaltou que caso alguém tenha pensamentos suicida o caminho é ligar para o número 141 (do Centro de Valorização da Vida – CVV)

Depressão atinge 11,5 milhões de brasileiros

O Brasil tem a maior taxa de pessoas com depressão da América Latina, com 5,8% da população afetada pela  doença, em um total de 11,5 milhões de pessoas. O país está à frente de países como o Chile e Uruguai, além de liderar os índices de pessoas com ansiedade na América Latina.

A depressão é o principal fator de incapacidade no mundo (7,5%), e também a principal causa de mortes por suicídio. O Sudeste Asiático registra mais casos de transtornos de ansiedade no mundo, com 60 milhões de diagnósticos. Em seguida estão as Américas, com 57,2 milhões, o que representa 21% do total global.

Faça o teste clínico de depressão

O diagnóstico nem sempre é simples, mas podemos ajudar. Por isso, faça nosso teste de depressão e entenda os níveis de depressão. O questionário leva menos de 3 minutos para fazer e é uma adaptação do teste PHQ  – Patient Health Questionnaire.

Além disso, saiba que você não precisa lidar com os problemas sozinho, sempre que precisar procure ajuda. O Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar. Estamos prontos para ajudar.