A nossa rotina está cheia de estímulos que nos levam a dividir a atenção entre várias atividades ao mesmo tempo. Esse hábito, além de falacioso – estudos já comprovaram que é impossível prestar atenção em mais de uma atividade por vez – pode levar ao cansaço e a transtornos como a síndrome de burnout e ansiedade.

Uma das formas de evitar que isso aconteça é praticando técnicas como o mindfulness, o método da atenção plena, ou aprendendo a meditar. Muita gente não sabe, mas são muitos os benefícios da meditação para o dia a dia, que ajudam a levar mais saúde e bem estar para quem pratica.

Apesar de ser muito difundida pelas filosofias de origem orientais, tais como o budismo e a yoga, não é necessário ser adepto de nenhuma delas (e nem a religião alguma), para praticá-la. Prova disso é que a meditação vem sendo adotada como terapia complementar a tratamentos de saúde.

Quer começar a meditar? Conhecer 7 benefícios dessa prática milenar:

1 – Focar no momento presente

Um dos conceitos da meditação é o foco no momento presente. Sair para jantar com alguém e ficar o tempo todo interagindo com as suas redes sociais além de mal educado é também um hábito da vida moderna que tira de você o contato com a sua própria vida enquanto ela acontece bem na sua frente. Meditar te ensina que o importa é o momento que você está vivendo e como estar presente com a mente e o corpo.

2 – Tirar um tempo só para você

A meditação é um momento seu consigo mesmo. Já que é tão difícil conseguir uma brecha na rotina para ter esse encontro com a pessoa mais importante da sua vida (você!), a meditação pode fazer isso por você.

3 – O que importa é o aqui e o agora

Deixar o futuro para depois. Parece redundante, mas muitos de nós pensamos no futuro, lembramos muito do passado e nos esquecemos que a vida é o que acontece no meio disso, ou seja, agora! Aprenda a focar no momento presente e a valorizar cada instante que você está vivendo.

4 – Você para de tentar controlar tudo

Um dos fatores que contribuem muito para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade é o fato de tentar controlar eventos futuros e tudo o que está ao nosso redor – acontecimentos, a nossa vida e até a das pessoas que convivem com a gente. Como a meditação prevê o foco no momento presente, é uma ótima maneira de controlar a ansiedade.

5 – Aprender a lidar com a ansiedade

O transtorno de ansiedade pode ter muitas causas, e uma maneira de controlar o problema é fazendo exercícios que acalmam e que nos ensinam a trabalhar a respiração. A meditação faz isso por você.

6 – Você aprende a respirar melhor (e ganha mais saúde com isso)

Você sabia que uma boa respiração pode ser responsável pela diminuição das suas dores de cabeça, por exemplo? Ao meditar você aprende a respirar melhor e com isso leva mais saúde para a sua vida.

7 – Ampliar a capacidade de focar no que você precisa

Você consegue se concentrar de verdade em alguma atividade que você precisa ou acaba parando a cada 5 minutos para dar aquela checada no celular, e-mail ou redes socias? Pois é. A meditação te ajuda a ficar mais concentrado, relaxado e a focar no que realmente precisa.