O ambiente corporativo pode ser desafiador para algumas pessoas, principalmente se elas não se sentem preparadas, ou se não contam com um suporte adequado da empresa.

Em algumas situações, é perfeitamente normal manifestar sentimentos de insegurança. Mas quando essas ocasiões começam a atrapalhar a rotina e a vida dos seus funcionários, é o momento de interferir.

Se os seus colaboradores apresentam sintomas como medo, nervosismo ou preocupação em excesso, eles podem estar vivenciando um dos tipos de ansiedade. Existem várias, e aprender a identificá-las é essencial para ajudá-los.

Para isso, é importante que você conheça os principais tipos de ansiedade que existem no mundo dos negócios, e saber como eles se relacionam com cada cenário, para conseguir oferecer a ajuda necessária que seus colaboradores precisam.

Principais tipos de ansiedade

Atualmente, existem 5 tipos de ansiedade principais que podem ser classificadas e identificadas no ambiente corporativo.

Cada uma apresenta suas próprias características, e reconhecê-las o quanto antes é essencial. Por isso, veja mais detalhes sobre cada condição:

1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é a mais comum e frequente, especialmente no ambiente de trabalho.

Pessoas que sofrem com esse distúrbio apresentam preocupação excessiva com as suas funções, o que pode incluir sua carreira.

No entanto, essa apreensão se torna tão grande que acaba prejudicando o dia a dia do colaborador, principalmente pelos pensamentos de catástrofe e aflição por coisas que podem acontecer, mesmo que sejam improváveis.

Isso leva a manifestação de cansaço, irritabilidade e tensões. Ainda, é possível vivenciar até sintomas físicos, como tensão muscular, insônia e problemas gastrointestinais.

2. Fobia social

Colaboradores com fobia social possuem um medo exagerado de situações de convívio social, especialmente pela tensão de ser julgado ou avaliado o tempo todo.

Esse é um dos tipos de ansiedade mais comuns em empresas, por conta da necessidade de interagir com outros colaboradores e superiores.

Além disso, vai além do medo de falar em público, por exemplo, sendo uma condição que causa paralisia e constrangimento constante nas ações mais simples, como comer com outras pessoas ou pedir uma informação.

3. Síndrome do Pânico

A Síndrome do Pânico é um dos tipos de ansiedade que se tornaram mais comuns no ambiente de trabalho, mas não ocorre, necessariamente, de forma constante.

Trata-se de ataques de medo espontâneos e inesperados, que podem acontecer pelos mais variados motivos, desde uma atividade complexa, até uma ação cotidiana, como falar com o chefe.

Pessoas com essa condição passam a ter sintomas físicos como:

  • paralisia;
  • arritmia;
  • sudorese;
  • tremores.

Tudo isso geralmente está associado ao medo de morrer ou perder o controle. Um ataque de pânico dura entre 15 a 30 minutos, segundo o Ministério da Saúde, podendo ocasionar desgastes emocionais e físicos ao colaborador.

4. Agorafobia

Outro tipo de ansiedade que os seus colaboradores podem enfrentar é a agorafobia, um medo desproporcional de locais ou situações que a pessoa não considera seguros.

Os episódios podem acontecer em qualquer ambiente, como uma fila de refeitório ou em uma reunião, com outras pessoas. 

Nem sempre essa sensação de insegurança é justificada, e pode partir de medos que o próprio colaborador possui.

No entanto, eles podem causar paralisias físicas e trazer à tona outros sintomas graves, como o ataque de pânico.

5. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Algumas pessoas podem não saber que o TOC é um dos tipos de ansiedade, mas essa condição também pode gerar os sentimentos que caracterizam esse distúrbio.

Pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo manifestam suas compulsões em ideias, imagens e pensamentos. No entanto, deixar de estar no controle, ou achar que as coisas não estão seguindo o padrão que ela traçou pode gerar um quadro de ansiedade.

Isso prejudica sua produtividade de forma constante, pois a mente deixa de se concentrar e passa a focar no sentimento de que as coisas estão fora do lugar.

Sintomas de ansiedade: como reconhecer a doença?

Os tipos de ansiedade apresentam diferentes sintomas, mas é possível reconhecer essa doença observando os padrões de comportamento, medo e preocupações recorrentes do colaborador.

Os transtornos, independente da sua classificação, apresentam uma reação desproporcional à situação, além de sintomas padrão, que incluem:

  • apreensões em excesso;
  • insegurança ao se manifestar;
  • inquietação;
  • semblante ou comportamento negativo;
  • perfeccionismo.

Além disso, existem alguns sinais físicos que podem aparecer, como:

  • tremores;
  • apetite desregulado;
  • problemas gastrointestinais;
  • palpitação;
  • sudorese;
  • inquietação nas mãos e pernas.

É importante observar a cena completa, pois alguns sintomas podem, ou não, fazer parte de um dos tipos de ansiedade.

Isso porque o medo é uma resposta emocional a uma ameaça iminente percebida pelo cérebro, e é normal. Por exemplo, tremores e suor antes de uma apresentação ou feedback importante do chefe da empresa.

Enquanto isso, a ansiedade antecipa uma ameaça futura que nem sempre existe, levando a sintomas desproporcionais, como ter palpitações em um dia comum de trabalho por antecipar uma possível reunião ou bronca do chefe, que não aconteceu ainda.

Assim, para reconhecer essa doença nos seus colaboradores, é essencial prestar atenção ao conjunto de sinais no dia a dia, e se eles são frequentes.

Ansiedade e ambiente de trabalho: cenário atual

A presença de variados tipos de ansiedade no ambiente de trabalho é mais comum do que se imagina.

Segundo um estudo conduzido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), divulgada pela CNN em 2021, 52% dos trabalhadores brasileiros sofrem com algum tipo de ansiedade em seu local de trabalho. 

Além disso, 47% dos colaboradores disseram se sentir cansados com frequência, enquanto 22% apresentaram sinais de desânimo e frustração.

Apesar dos números, o reconhecimento dessa doença ainda é baixo. A mesma pesquisa apontou que 89% dos trabalhadores consideram que as empresas não apresentam empatia quanto a esse problema.

E isso é reforçado pela pesquisa que realizamos no mesmo ano para o portal Você RH, da Abril, mostrando que 64% dos trabalhadores não recebem benefício de saúde mental no Brasil.

O número de doenças mentais é alarmante, e não apenas os tipos de ansiedade, mas transtornos como:

  • Fadiga;
  • Síndrome de Burnout;
  • Insônia crônica;
  • Sobrecarga.

Todas essas manifestações contribuem para o desenvolvimento de preocupações excessivas. Mesmo assim, grande parte das companhias ainda não oferecem o suporte adequado para atender aos seus colaboradores.

Como reduzir a ansiedade na sua empresa?

Antes de mais nada, é fundamental que a sua empresa reconheça a existência dos tipos de ansiedade como um problema corporativo.

Entender os sintomas e saber que eles estão presentes é o primeiro passo para implementar políticas de assistências que realmente funcionem.

Além disso, as empresas que querem ajudar devem oferecer meios para o colaborador se recuperar e cuidar da sua saúde mental, como atendimento com especialistas e benefícios voltados para essa área.

Ainda, promover um ambiente saudável e seguro para as interações é fundamental no combate aos tipos de ansiedade, que prejudicam seus colaboradores em todos os âmbitos.

Considere adotar medidas assertivas e empáticas, para trabalhar junto com os funcionários na resolução desse problema. Para isso, transforme o cuidado com a saúde mental na sua empresa com o Zenklub. Venha conhecer nossas soluções.