Diferente da geração baby boomers, que considerava o trabalho como prioridade absoluta, os millennials e a geração Z promoveram a quebra deste paradigma e colocaram a qualidade de vida e a saúde mental no trabalho como valores fundamentais. 

No entanto, a pandemia da COVID-19 expôs a realidade vivida dentro das empresas e agravou o quadro de adoecimento mental nos espaços de trabalho. Com isso, grandes organizações iniciaram debates mais profundos sobre o assunto e implantaram ações para solucionar o problema – na maioria, ainda de forma embrionária.

Neste artigo falaremos sobre a importância dos investimentos em saúde mental no trabalho, principalmente para o setor varejista, e orientaremos sobre práticas iniciais voltadas para essa necessidade.

Por que investir em um programa de saúde mental no trabalho?

O motivo mais importante para se investir em saúde mental no trabalho são as questões humanas envolvidas neste processo. Afinal, se as pessoas passam a maior parte do tempo trabalhando, é fundamental que elas tenham acesso a espaços confortáveis, saudáveis e que promovam seu bem-estar e felicidade.

Do outro lado está a relação entre bem-estar corporativo e os resultados organizacionais. Apesar de parecerem ser esferas distintas, a realidade é que pessoas felizes são mais eficientes, engajadas e produtivas. 

Por isso, de acordo com estudos e tendências do mercado 4.0, as empresas que não investirem em bem-estar corporativo não conseguirão atrair e reter os melhores talentos e se tornarão  menos competitivas.

Portanto, os investimentos em saúde mental são benéficos, tanto para a empresa quanto para seus colaboradores, pois seu bem-estar têm impacto direto sobre o sucesso nos negócios.

O conceito employed centric e a promoção da saúde mental no trabalho.

A cultura employed centric demanda um modelo de gestão centrado nos funcionários, em sua saúde física e mental,  pois baseia-se na visão de que eles são o recurso mais importante de uma organização. 

De acordo com a Forbes, 5 valores embasam a cultura employed.

  1. Comprometimento;
  2. Cuidado;
  3. Comunicação;
  4. Celebração;
  5. Comunidade.

Nela, há espaços seguros para que a coletividade e a diversidade cumpram seu papel na melhoria das relações interpessoais e nos resultados organizacionais, e para a prática de debates e ações voltados para os cuidados pessoais e profissionais. 

Saúde mental no setor varejista

Os profissionais do setor varejista trabalham em contato direto com o público e lidam diariamente com muita competitividade e pressões para alcance de metas e resultados. É o caso, por exemplo, dos consultores de grandes empresas como Magazine Luiza, Ponto Frio, Casas Bahia e de lojistas de médio e pequeno porte.

Além destas situações desgastantes, o risco de demissões é alto, pois a garantia da vaga está atrelada a estes resultados. Portanto, funcionários do setor varejista também sofrem com ansiedade, estresse, depressão e síndrome de burnout, o que impacta em sua motivação e jornada de trabalho.

Adoecimento mental e o financeiro dos lojistas

A falta de iniciativas para promoção do bem-estar no comércio varejista não traz prejuízos apenas para os colaboradores, pois os custos com demissões, afastamentos, absenteísmos são altos e impactam no financeiro dos lojistas.

Como exemplo disso, tivemos o período pandêmico,  onde comércio varejista amargou prejuízos com os lockdowns, tanto pela queda no número de clientes, quanto pelo faturamento.

Esta foi e é a realidade, por exemplo, de funcionários das marcas citadas acima e de outras como C&A, Grupo Boticário, Marisa, Lojas Renner, Casas Pernambucanas, Riachuelo e de lojas localizadas nos grandes shoppings e centros comerciais.

Apesar disso, a maioria dos varejistas ainda não investe na promoção da saúde mental de seus colaboradores. De acordo com uma pesquisa realizada no primeiro trimestre de 2021 pela Kenoby, empresa de recrutamento e seleção, 90% das empresas com mais de 500 funcionários não investem em iniciativas voltadas para a saúde mental no trabalho.

Saúde mental no trabalho: por onde começar?

Considerando tudo isso, é fundamental que as organizações insiram a gestão do bem-estar em seu planejamento estratégico e em sua cultura organizacional. Isso deve envolver desde a alta direção até os colaboradores em todos os postos de trabalho. 

Veja algumas ações que podem ser implantadas no setor varejista e seus benefícios.

Ouça as pessoas, valorize-as!

Quando falamos sobre saúde mental no trabalho, precisamos considerar a subjetividade humana destas questões. Como cada pessoa responde de forma singular e particular aos estímulos e desafios diários, é necessário criar programas que levem em consideração cenários e necessidades diferenciadas. 

Portanto, pratique o employee voice, ou seja, ouça o que os colaboradores têm a dizer. Facilite o processo de comunicação entre eles, lideranças e o RH, permitindo que contribuam de forma efetiva nas decisões coletivas da empresa e se sintam valorizados. 

Pesquisas de clima e satisfação e feedbacks recorrentes, focados no construtivismo, na valorização e positividade, são excelentes formas de fazer isso.

Promova palestras e workshops

Coloque o tema nas pautas das reuniões com as lideranças, promova eventos sobre saúde mental no trabalho e  incentive os colaboradores a participarem de forma ativa.

Ofereça mais flexibilidade

Segundo pesquisas do IBM Institute for Business Value (IBV), 29% dos trabalhadores brasileiros que se desligaram de seus empregos em 2021, apontaram a falta de flexibilidade como principal motivo. Neste cenário, o home office e rotinas mais flexíveis passaram a ser opções atraentes que tem norteado as decisões dos candidatos às vagas. 

Portanto, valorize a flexibilidade e individualidade dos colaboradores, reforçando a cultura da satisfação e oferecendo espaços para pausas e relaxamento, principalmente no setor varejista.

Tenha um plano de carreira e cuide do bem-estar financeiro

Colaboradores que se sentem seguros, estão economicamente amparados e contam com um bom plano de carreira, tendem a se manter motivados e engajados. Isso reduz os índices de turnover, absenteísmo e presenteísmo. 

Estimule a interação entre as pessoas

Como seres sociais, apreciamos a interação e a integração em nossos relacionamentos. Isso melhora a comunicação interna, a percepção de que todos são um único time, o clima organizacional e os resultados da empresa. 

Cuidado com os funcionários no varejo: conheça o Zenklub

Conhecer as causas do adoecimento mental e das doenças psicossomáticas é o primeiro passo para solucionar estes problemas, pois a partir destas informações a empresa pode desenvolver programas de saúde mental que atuem de forma preventiva.

Com o Zenklub é possível desenvolver e implantar programas de saúde mental que garantam o bem-estar corporativo, mais crescimento pessoal e profissional e melhores resultados para o varejo. Cuide da saúde mental em sua empresa varejista com o Zenklub. Para conhecer nossas soluções e conversar com um especialista, clique aqui e acesse nosso site.