Quando a palavra organograma aparece, qual a primeira coisa que vem à mente? Provavelmente, aquelas clássicas caixinhas que mostram a estrutura da empresa, certo?

E não, não está errado, mas tem muito mais por trás de um organograma que a parte visual dele, afinal, a partir dele são definidas as posições hierárquicas.

Um bom organograma, melhora o desempenho da empresa, enriquece a comunicação, reduz erros, evita uma grande quantidade de conflitos e deixa claro a linha hierárquica da empresa.

Se interessou pelos principais tipos de organograma e como colocar na sua empresa?

Nós do Zenklub separamos um conteúdo especial com tudo que você precisa saber sobre os principais organogramas

Tenha uma excelente leitura!

O que é um organograma? 

Um organograma é responsável por mostrar de maneira visual, as posições hierárquicas e dividir setores.

Além disso, o organograma serve como base, para se saber a quem reportar de imediato na escala organizacional algum assunto de demanda.

De fato, um bom organograma é capaz de mudar o andamento da empresa, já que estimula a fluidez entre as relações, melhora a Motivação no trabalho e não sobrecarrega funções.

Qual a função do organograma?

Um organograma bem feito, serve principalmente para informar. Seja divisa setorial ou hierarquia na empresa.

Além disso, o organograma é responsável por facilitar as interações profissionais horizontal e verticalmente, o que sabemos que é crucial para um bom ambiente organizacional.

Saber a quem reportar, e quem são seus imediatos, evita confusões e facilita um bom relacionamento no ambiente de trabalho, o que facilita a criação de uma boa cultura organizacional.

Quando usar?

Um organograma pode ser utilizado para diversas tarefas além de informações sobre cargos e funções. Por exemplo, na divisão de setores da empresa ao aparecimento de novas demandas.

Sempre que houver uma grande mudança de funções e gerenciamento é ideal a produção de um novo organograma, relacionando as opções disponíveis e necessidades.  Existem diversas opções práticas hoje em dia, inclusive seu organograma online.

Como fazer um organograma?

Para se criar um organograma alguns passos são importantes, entre eles estão: 

  • Entenda as áreas e funções da empresa;
  • Encontre os líderes e gestores;
  • Oficialize.

Parece simples, mas dependendo do tamanho da empresa é um bom trabalho. Encontrar o organograma ideal pode ser uma tarefa complicada, mas para isso, vamos te dar uma ajuda! 

Organograma por pessoas

Comum em pequenos negócios, a estrutura define o nome e posição de cada funcionário

Vantagens

Ótima comunicação

Desvantagens

Insustentável em grandes corporações

Organograma simples

O modelo de organograma simples utiliza caixas e linhas que simbolizam a estrutura da empresa

Modelo

Vantagens

Facilita a identificação de gestores e lideranças.

Desvantagens

Pode engessar os colaboradores e reduzir a mobilidade.

Organograma empresa

Esse tipo de organograma serve para a criação de um plano de carreira, ao indicar a trilha necessária para alcançar algum cargo.

Modelo 

Vantagens

Oferece uma visão simples, mas objetiva aos colaboradores sobre suas possibilidades de crescimento.

Desvantagens

De difícil visualização no caso de grandes empresas, ou multinacionais.

Organograma vertical

No organograma vertical, o principal atributo evidenciado é a hierarquia vantagens:

Vantagens

Excelente para definir tomada de decisões em grandes mudanças onde a interação entre os líderes seja essencial

Desvantagens

Ao focar principalmente na hierarquia, a flexibilidade é colocada em segundo plano, o que pode diminuir a variedade de ideias.

Organograma horizontal

Neste organograma as relações são como diz o nome, horizontais, o que na prática reflete na capacidade de ter autonomia nas decisões.

Modelo 

Vantagens

Aumento do engajamento dos funcionários por lidar com menos burocracia.

Desvantagens

Pode tornar-se inviável caso a empresa cresça muito.

Organograma circular

Utilizado por empresas modernas, foca em priorizar o trabalho equipe.

Modelo 

Vantagens

Cria um ambiente de trabalho com responsabilidade sobre as atividades propostas, já que ninguém é imediatamente chefe.

Desvantagens

No caso de aumento da empresa pode gerar falta de liderança, o que em grande escala é nocivo.

Organograma linear

Geralmente utilizado por empresas bem definidas e de característica piramidal, o organograma linear é um dos clássicos no mundo corporativo.vantagens

Vantagens

Possui lideranças bem sólidas e definidas, possui estrutura simples e que denota clareza.

Desvantagens

A tomada de decisão pode se tornar centralizada e lenta.

Organograma funcional

Serve para dividir os colaboradores por setor ou práticas exercidas, além de dividir por especialidades.

Modelo 

Vantagens

Maior produtividade e melhora a comunicação interna. 

Desvantagens

Uma das principais desvantagens desse tipo de organograma é a concorrência entre departamentos e a dificuldade na tomada de decisão.

Organograma em barras

Neste caso, o organograma é disposto em barras ou retângulos, onde quanto maior a barra maior a importância de cargo, por exemplo.

Modelo 

Vantagens

Consegue definir com clareza os cargos e pode se necessário, separar por função na empresa.

Desvantagens

Pode não ser funcional em empresas que acreditam em uma metodologia horizontal  e fluida.

  • Organograma matricial

O organograma matricial é tradicionalmente utilizado por grandes corporações que possuem filiais em outros estados/países.

Modelo 

Vantagens

Cria uma clara representação da ordem e dimensão da empresa para o funcionário.

Desvantagens

Pode tornar pouco palpável a interação com chefes e líderes de outros segmentos da empresa.

Exemplos de organograma: empresas de sucesso

Existem empresas no cenário atual que utilizam organogramas pouco tradicionais na sua gestão, afinal, o melhor organograma é definido pelas necessidades da empresa.

Empresas como a Netflix utilizam um sistema de organograma horizontal, onde as responsabilidades são compartilhadas, além dessa outras empresas de renome como Google, Uber, Rappi e iFood utilizam esse tipo de organograma.

Empresas como a Direcional Engenharia utilizam organograma vertical que é considerado um dos mais tradicionais, outros exemplos são a Tim, Vale e Bancos.

Conclusão

Definir qual o melhor organograma para sua empresa pode  fazer toda a diferença na comunicação entre os profissionais e como a cultura organizacional vai ser desenvolvida.

Um bom organograma deixa claro objetivos para os profissionais no sentido de promoção e facilita a interação entre os funcionários.

Uma comunicação assertiva é a base para um ambiente harmônico de trabalho, saber a quem reportar e seus imediatos é fundamental para evitar ao máximo erros e conflitos. 

Um dos objetivos principais do organograma é a promoção de uma boa Cultura organizacional.

Contudo, definir um protocolo adequado pode requerer um grande diagnóstico da empresa, se você precisar de ajuda, nós do Zenklub contamos  com mais de 4000 profissionais e instrutores na área organizacional, de  saúde mental, RH e planejamento de carreira que podem ajudar no desenvolvimento de suas habilidades.

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Referências

https://www.gupy.io/blog/organograma#:~:text=Organograma%20%C3%A9%20uma%20representa%C3%A7%C3%A3o%20visual,%C3%A9%20conhecido%20como%20gr%C3%A1ficos%20hier%C3%A1rquicos.

https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-organograma

https://www.pontotel.com.br/organograma-de-uma-empresa/

https://www.todamateria.com.br/organograma/

http://www.taqe.com.br/organograma-como-fazer-o-que-e-modelos-e-tipos/

https://tangerino.com.br/blog/gestao-empresarial/como-criar-um-organograma-incrivel-para-sua-empresa/

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