Psicanálise: solução através da fala

29 junho, 2021 |

Você já votou neste post

Onde ouvir também:

Nesse episódio do Zencast, Izabella Camargo conversa com o professor e psicanalista, Christian Dunker. Acompanhe esse episódio ou dê uma olhada no nosso resumo abaixo para entender sobre os conceitos ligados à Psicanálise.

Segundo o professor e psicanalista, Christian Dunker, a Psicanálise tem a função de aprender a lidar com o dia a dia. Ela nos dá recursos para lidar com os conflitos com menos tragédia, menos dor, menos trauma. Ou até mesmo para enfrentar as tragédias ou dores que, possivelmente, podem acontecer no decorrer da vida. 

Além disso, ele fala a importância da Psicanálise também se dá pelo fato de ensinar a você se olhar como é, e não como gostaria de ser ou como as pessoas querem que você seja. Ou seja, te ajuda a se ver se verdade, se aceitar, a lidar consigo mesmo e também a olhar pras coisas como elas são e não tentar substituí-las.

Outro ponto importante que o professor levanta é sobre a “Verdade” na Psicanálise. Ou melhor, quando você entra em contato consigo mesmo, se dá conta das suas “verdades internas”, entende o seu desejo pessoal e começa a pensar como vai colocar isso em cena, então, entra o conflito. Para Dunker, somos seres em conflito, em divisão, incompletos, em desacordo e em desarmonia. 

Então, quando se chega na análise e descobre os conflitos que fazem parte de você, é possível fazer deles os seus amigos, reconhecendo, vendo eles melhor e aprendendo a lidar quando aparecem. Ou seja, os conflitos não desaparecem, eles continuam lá, só que a forma com que você os vê, muda e isso ajuda no seu processo. 

O autocuidado na Psicanálise

Segundo Christian:

A psicanálise é uma das práticas para o cuidado consigo.

Além disso, ele diz que conhecer a si mesmo e cuidar de si mesmo são coisas diferentes. Ou melhor, se conhecer faz parte de quem você é, mas o crucial, depois, é cuidar dessa pessoa que você descobriu em si. 

Então, como saber o momento certo de buscar ajuda quando não se conhece? Se observando e tendo em mente o que você procura. Nisso ele separa alguns tópicos importantes para quem quer começar: 

  • Entender se você quer se tornar uma pessoa melhor;
  • Ser mais leal consigo mesmo;
  • Aprender a fazer escolhas mais razoáveis;
  • Conflitos externos como família, sociedade, amigos, filhos;
  • Aprimoramento em atividades;
  • Luto;
  • Fases da vida;
  • Quando não se sabe o que fazer e como seguir.

Além disso, ele traz outras dicas para auto observação. Pare e pense se você, em algum momento da vida, usou essas palavras:

Eu tenho que fazer essa atividade.”

Tenho que ir a esse churrasco.”

Eu tenho que estar nesse relacionamento.”

Por fim, essas são situações que mostram quando estamos condicionados a não fazer o que queremos. Além de outras questões como “não posso”, “não devo” são importantes para entender que chegou a hora de buscar ajuda e se entender melhor. 

Convidado

Christian Dunker

Christian Dunker é psicanalista, professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Mostrar comentários

Deixe seu comentário

13524