Embora seja uma profissão que hoje a maioria das pessoas já conhece e, até mesmo, se beneficiam dos serviços desse profissional, ainda há dúvidas e muitos se perguntam o que faz um psicólogo.

Para entendermos melhor sobre esse assunto, e esclarecer essa dúvida que muitos ainda possuem, primeiro é importante compreendermos o que é a psicologia e que dentro dessa profissão existem vários segmentos como por exemplo a psicologia clínica, social, escolar, organizacional, entre outras. 

A seguir, vamos esclarecer alguns pontos importantes, para que você consiga compreender qual é o papel de um profissional da psicologia e qual sua importância.  

O que é psicologia?

A Psicologia é uma área da ciência que estuda a mente humana, os sentimentos, os pensamentos e a razão, além de também estudar seu comportamento e suas interações com o ambiente físico e social.

O termo vem das palavras gregas psiquê e logia, onde, Psiquê significa “alma” e logia, significa “estudo de”. A psicologia ganhou seu devido espaço na ciência no final do século XIX, quando de fato foi separada da filosofia, com a qual era confundida.

Esse fato se deu graças a Sócrates, Platão e Aristóteles e dessa forma surgiu a psicologia moderna. É a partir desse momento, que os comportamentos que podem ser observados se tornam parte da investigação científica em laboratório e seu principal objetivo é controlar o comportamento humano.

Isso acontece porque os teóricos buscam construir teorias para conseguir o reconhecimento da psicologia como uma ciência. A partir desses estudos é que surgem três correntes teóricas, que são o Funcionalismo, o Estruturalismo e o Associacionismo.

Funcionalismo

Elaborado por William James (1842/1910), o funcionalismo tem como objetivo compreender e explicar as ações sociais, coletivas ou individuais. Para esse estudo, James teve a consciência como foco, a fim de entender como ela funciona e como o ser humano a utiliza para se adaptar.

Estruturalismo

Edward Titchener (1967/1927) apresentou o estruturalismo, que teve como fundamentos o estudo dos elementos e conteúdos mentais, além de suas conexões mecânicas por meio dos processos de associação.

Seu objetivo é descobrir os aspectos estruturais da mente, a forma pela qual ela se estrutura e quais os elementos da consciência.

Associacionismo

Apresentado por Edward L. Thorndike (1874/1949), o associacionismo tem como princípio que a aprendizagem acontece por meio de associação de ideia, onde essas ideias mais complexas vêm das mais simples. 

Com isso, no século XX surgiram outras três teorias que deram origem à diversidade de correntes psicológicas. 

Essas teorias são: Behaviorismo de John Watson, Gestaltismo de Wertheimer, Köhler e Koffka e a mais conhecida por todos, a Psicanálise de Sigmund Freud que teve como objeto de estudo o inconsciente.

Áreas da psicologia

Após anos, com a capacidade de transformação do ser humano e sua evolução, além, do conhecimento que a psicologia proporcionou, possibilitou que sua área de atuação se ampliasse, contribuindo com diversas áreas de conhecimento. 

Dentre essas diversas áreas que representam os campos onde um profissional pode atuar, as principais e mais conhecidas da psicologia são a clínica, cognitiva comportamental, saúde, educacional, forense, esportiva, social, organizacional, jurídica e infantil.

É importante destacarmos que o objetivo principal da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança do comportamento humano. Com isso, agora podemos conhecer e entender um pouco melhor as áreas mencionadas acima.

Psicologia Clínica 

Seu foco é o estudo de transtornos mentais e os aspectos psíquicos de doenças não mentais. O objetivo do profissional que atua nesse segmento é avaliar o sofrimento do paciente através de sua fala e controlar ou eliminar sintomas, a fim de restabelecer sua qualidade de vida.

Psicologia Cognitiva Comportamental

Trata-se de uma abordagem baseada nos conceitos do Behaviorismo com teorias cognitivas e busca o entendimento da forma como o ser humano interpreta como os acontecimentos os afetam. Seu objetivo é permitir mudanças nas emoções e comportamentos emitidos pelo ser humano.

Psicologia da Saúde

Seu foco é entender o comportamento humano mediante a questões de saúde e de doenças, tendo como objetivo, além de prestar suporte aos doentes e seus familiares, promover a saúde e a prevenção de doenças.

Psicologia Educacional

Esse segmento está voltado para os processos de ensino e aprendizagem e seu objetivo é melhorar esse mecanismo, ajudar alunos e pais a resolverem as questões que podem estar interferindo no processo de aprendizagem, além de trabalhar as estratégias educacionais da instituição.

Psicologia Forense

Nessa área da psicologia são aplicados os conhecimentos e métodos psicológicos para auxiliar nas respostas de questões legais de processos civis e criminais. Seu objetivo é analisar a capacidade psíquica e comportamento dos réus. 

Psicologia Esportiva

Seu foco é estudar o comportamento dos atletas, além de auxiliá-los a lidar com suas emoções e sentimentos para que não atrapalhem seu desempenho.

Psicologia Social

Estuda a relação da pessoa com a sociedade, sua forma de pensar, como influenciam e são influenciadas, observando seu comportamento perante aos demais. 

Psicologia Organizacional

Seu foco são os estudos do comportamento humano e os fenômenos psicológicos que acontecem dentro de uma organização. Seu objetivo é manter a mente e o corpo dos profissionais saudáveis, para que tenham uma melhor qualidade de vida durante sua rotina organizacional.

Psicologia Jurídica 

Consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao direito, avaliando, prevenindo e acompanhando o tratamento de fenômenos psicológicos que afetam ou podem vir a afetar a conduta de uma pessoa, levando-a a infringir a lei.

Psicologia Infantil

É o segmento que cuida das questões psíquicas das crianças, avaliando e investigando seu comportamento. Com o objetivo de trabalhar as emoções, as percepções e o aprendizado da criança.

O que faz um psicólogo?

O psicólogo é o profissional que busca entender o comportamento e as funções mentais do ser humano. Assim como um médico cuida da saúde do corpo, o psicólogo cuida da saúde mental e sua atuação é ampla e não se restringe apenas a um consultório. 

Além de analisar, identificar e então, tratar as questões internas de uma pessoa, nas quais refletem em seus comportamentos, o psicólogo é capaz de identificar traumas, medos, entre outras questões que essa pessoa carrega consigo e interferem em sua vida.

É importante deixarmos claro que, além de ser graduado em psicologia, para o profissional atuar ele precisa estar registrado e ativo no CRP (Conselho Regional de Psicologia), competente do estado em que atua.

Como atua um psicólogo?

Independente da sua abordagem, o psicólogo analisa o comportamento e as emoções e sentimentos através de relatos. Ele atua na promoção, proteção e reabilitação da saúde mental, individual e coletiva.

Porém, seu trabalho não se restringe apenas a um consultório particular, ele também pode atuar em escolas, hospitais, empresas, clubes esportivos, entre outros lugares pertinentes à sua atuação de acordo com o código de ética.

O profissional da psicologia pode escolher atuar com diferentes métodos de abordagem, como a Psicanálise, o Behaviorismo, a Lacaniana, Cognitiva, Humanismo, Gestalt, Junguianismo, entre outras.

O que um psicólogo faz na primeira consulta?

No primeiro momento, o profissional e o paciente devem se conhecer, através de uma conversa mais leve e descontraída o psicólogo irá realizar uma anamnese.

Essa anamnese nada mais é que um registro de dados e informações obtidas durante essa conversa inicial, que são referentes à vida do paciente e devem conter a maior quantidade de detalhes possíveis. 

Essa etapa é extremamente importante para que o profissional possa iniciar o tratamento do paciente e a partir daí, entender qual o melhor caminho a ser seguido.

Ele também irá aproveitar essa primeira consulta para entender melhor os motivos pelos quais levaram o paciente a procurá-lo, avaliar suas necessidades e a importância do tratamento acontecer.

É importante que o psicólogo deixe o paciente à vontade, afinal, muitos não conhecem como funciona a dinâmica da psicoterapia e de primeiro momento abrir sua vida para um “estranho” pode ser desconfortável. 

O que um psicólogo não pode fazer?

Por se tratar de um profissional que lida com as questões pessoais, mentais e emocionais de outra pessoa, é de extrema importância que ele mantenha sua conduta de acordo com o código de ética da sua profissão.

Além de ter uma conduta coerente dentro do consultório, é fundamental que ele também mantenha a postura do lado de fora na sua rotina do dia a dia e principalmente em locais públicos.

Alimentar-se na frente do paciente, fazer outras tarefas durante o atendimento, manter contato físico em excesso, falar sobre si e sua vida pessoal, julgar o paciente, manter um relacionamento amoroso, entre outras atitudes que não são permitidas para um profissional da psicologia.

Além disso, devemos destacar que no Art. 2º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, estão detalhadas todas as condutas que não são permitidas a um psicólogo. 

  • Praticar ou ser conveniente em situações de negligência, exploração, discriminação, violência, crueldade ou opressão;
  • Estar de acordo com erros, falta de ética, violação de direitos, crimes ou qualquer  contravenções praticadas por psicólogos na prestação de serviços;
  • Estender de forma desnecessária a prestação de serviços;
  • Possuir ou estabelecer qualquer tipo de relação com a pessoa atendida, familiares ou terceiros que tenham vínculos com o paciente, que possam interferir de forma negativa nos objetivos do serviço prestado;

Essas condutas mencionadas acima, são apenas algumas das que estão descritas no código de ética. Aqui em nosso blog, no artigo Saiba o que um psicólogo não pode fazer durante a sessão, você pode conhecer com mais detalhes tudo sobre o assunto.

Conclusão

É muito importante que tanto o psicólogo quanto as pessoas que estão buscando ajuda profissional, estejam cientes dos fundamentos e da importância da psicologia. Saber o que faz um psicólogo ajuda a tornar o ambiente mais saudável e propício para que os objetivos e metas sejam alcançados com a psicoterapia. 

Buscar ajuda profissional não deve ser vergonha e a terapia já ajudou e continua ajudando muitas pessoas. O psicólogo é um profissional capacitado que age de acordo com um código de ética visando o melhor atendimento para quem o procura.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

Site do conselho regional de psicologia de SP: http://www.crpsp.org.br/ 

https://transparencia.cfp.org.br/crp06/legislacao/codigo-de-etica/

BASTOS, A.V.B. Áreas de atuação em questão nosso modelo profissional. In. CFP. Quem é o Psicólogo Brasileiro?, São Paulo: Edicon, Educ, 1988. p. 163-192.