ZenCase Profissional é um programa para compartilhar histórias dos profissionais de sucesso do Zenklub, desde como conseguiram o título e dicas para quem deseja bem-estar profissional alinhado ao propósito pessoal. Confira um pouco da entrevista abaixo e assista completo no final. Toda quarta-feira, traremos um especialista diferente. Confira!

Antes de ser psicanalista clínico, terapeuta complementar, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental,  José Paulo Menezes passou pela docência. Professor do ensino fundamental e superior, ele conta que o campo da saúde emocional despertou curiosidade por observar pessoas que passavam por algumas situações referentes a impactos da vida, perdas, entre outros. 

Desde 2020 no Zenklub, com 138 avaliações, mais de 1500 sessões realizadas e com um pouco mais de 380 clientes, o psicanalista conheceu a plataforma do Zenklub através da sua esposa que, formada em psicologia, estava buscando uma plataforma para atendimentos online. A partir daí, antes mesmo de ser liberado na busca, ele já tinha um número considerável de avaliações, o que foi muito relevante para o seu crescimento.

A receita do sucesso

Para chamar a atenção dos seus futuros clientes, José Paulo diz que apenas as redes sociais não seriam suficientes para conseguir mais atendimentos, seria necessário ir além… pensar em outras estratégias simples, mas que fizeram muita diferença para o seu sucesso: empatia e atenção. 

Com esse pensamento, o profissional começou a compartilhar seus trabalhos, perguntar aos clientes como eles se sentiam, enviava convites para que eles fizessem um plano para começarem os atendimentos. Ou seja, ele criou uma conexão e experiências acolhedoras para quem buscava ajuda. 

Além disso, José Paulo sempre deixava claro sobre a segurança do site e informa sempre que a plataforma é criptografada e que os 50 minutos durante a sessão, são exclusivamente do cliente. Ele comenta que ações assim são importantes, pois passam a sensação de acolhimento e conforto e afirmam que existem pessoas que ainda não estão totalmente seguras quanto ao atendimento online.

Pós atendimentos

O especialista também faz mais um comentário que agrega aos atendimentos:

Você conquistou o cliente naquela sessão. Mas, e depois? E quando ele some 15 dias? Você tem que mandar um aviso ‘olha, faz tempo que você não volta, lembre-se de cuidar da sua saúde emocional, do seu progresso.’

E não só isso, além de toda empatia, o terapeuta também investe em equipamentos para seus atendimentos online. Internet de alta velocidade e fones de ouvido, em contraste com um cenário agradável. Afinal, esse detalhe também conta muito para uma experiência agradável.

Além de atender os clientes da plataforma, o especialista em Terapia cognitivo comportamental também realiza outras atividades como: escrever para o blog e gravar vídeos para o Youtube com temas sobre saúde mental. Na entrevista, ele comenta que quando um profissional faz o que gosta, tudo fica mais fácil. Por isso, levanta um questionamento essencial para os dias de hoje e que vale para todos: você faz o que gosta? — Importante reflexão, não é mesmo?

Para complementar a receita de sucesso, José Paulo diz que para se organizar, utiliza um checklist, e anota tudo que precisa fazer no dia.

Blog Zenklub

Quem é Membro Premium Zenklub pode enviar artigos para o blog e o especialista entrevistado dá 5 dicas para os profissionais que precisam de inspiração sobre como começar e quais temas abordar.

  1. Anote temas que foram retratados durante a sessão de terapia com o seu cliente e escreva um artigo sobre;
  2. Aborde os assuntos de uma forma leiga, como se o cliente estivesse conversando com você;
  3. Utilize linguagem simples e evite academicismo;
  4. Pesquise bastante as tendências e escreva sobre;
  5. Escreva de acordo com a sua especialidade.

Dica de ouro: Além dos textos, o profissional também grava um vídeo em que o mesmo assunto é abordado. Assim, segundo ele, quem tem acesso ao texto também poderá assistir ao vídeo e conferir o mesmo assunto, mas de uma forma diferente. 

Então, para fechar o papo super produtivo, o psicanalista respondeu algumas perguntas super rápidas, mas que mostram um pouco mais sobre sua profissão, vida e propósitos.

Confira a entrevista com muito mais insights que não foram retratados aqui e que podem agregar muito mais bem-estar e crescimento pessoal e profissional.

Toda quarta-feira traremos um especialista convidado para falar sobre seu sucesso na plataforma. Acesse o blog para conhecer os outros profissionais que têm muito conhecimento para compartilhar. Não perca! Até a próxima.