O que é público-alvo e porque você precisa definir o seu?
Enfrentar desafios demanda o desenvolvimento de novas habilidade. Se o seu atual objetivo é fazer do seu consultório no Zenklub um sucesso, será necessário cultivar novos conhecimentos. Você já pensou que alguns conceitos de marketing podem ajudar o seu trabalho? Se sua resposta foi não, é melhor ler atentamente o nosso post e aprender um pouco mais sobre algo muito comum na publicidade que pode mudar a maneira como você escolhe seus clientes: o público-alvo
Explicando de maneira simplificada, público-alvo é um grupo de pessoas para o qual você direciona os seus serviços e que, consequentemente, terão interesse em pagar por eles. Para determinar o seu público-alvo é preciso considerar uma série de informações como hábitos, idade, nível socioeconômico, entre outras. Quanto mais dados você tiver mais simples será de compreender para quem o seu trabalho é direcionado.
Imagino que você deve estar se perguntando por que, afinal de contas, isso é importante para um profissional da psicologia? É fundamental! Quando você conhece os seus potenciais clientes, entenderá mais rápido como se comunicar com eles de um jeito mais eficiente, mostrando que os seus serviços atendem as necessidades deles.
Nesse post buscamos alguns motivos pelos quais definir o público-alvo é fundamental para o seu consultório online:
Por que você vai se comunicar melhor com o seu cliente
É comum que os profissionais que não estão acostumados com esse conceito acreditem que todas as pessoas fazem parte do seu público. Isso pode causar uma dificuldade grande de comunicação, principalmente na internet. É preciso escolher um nicho para o qual você vai direcionar o seu trabalho, assim você terá mais chances de conseguir mais clientes para o seu consultório.
Se você é coach de carreira, por exemplo, é preciso pensar que seu público-alvo são profissionais que já têm experiência e querem uma orientação ou pretendem mudar de profissão. Aqui já estamos fazendo um primeiro filtro de quem é o seu público. O próximo passo é pensar em que idade em média as pessoas pensam em mudar de carreira? São mais homens ou mulheres? Que nível socioeconômico essa pessoa tem? Ele está disposto a pagar pelo auxílio de um profissional? Essas são algumas perguntas que podem contribuir para formar o conceito final.
Com esse público determinado, você pode pensar em oferecer informações que vão beneficiar o dia a dia dessas pessoas. Pode ser um artigo sobre um tema relacionado ao momento que elas estão passando. Você pode criar um conteúdo para o blog do Zenklub, por exemplo.
Por que você pode criar serviços que serão mais atrativos
Conhecer o público-alvo permite que você tenha foco e colabora com a sua criatividade. Pensando no mesmo exemplo do tópico anterior, é possível planejar um pacote de sessões que visam um objetivo. Superada essa etapa, outros pacotes podem surgir até seu cliente atinja a meta final. Isso vai fazer com que ele sinta que está vencendo etapas, o que é o objetivo de quem procura por um coaching.
A criação de serviços que sejam atrativos aos seus clientes vai depender de sua área de especialização e pode ser feita de diferentes maneiras. Busque uma abordagem mais comercial para a divulgação do seu trabalho, isso vai colaborar no momento em que você decidir divulgar seus serviços em grupos e redes sociais.
Você já descobriu qual o seu público-alvo? A gente te desafia essa semana a olhar para a suas qualificações e pensar: quem são as pessoas que buscam por esse tipo especialidade? Conte como foi sua experiência aqui nos comentários.