Já parou para pensar no quanto sua confiança em si mesmo pode influenciar positivamente ou negativamente em diversas áreas de sua vida? 

Nesse artigo iremos entender um pouco mais sobre autoconfiança e seu desenvolvimento. 

O que é?

Autoconfiança é um termo simples que significa confiança em si mesmo e nas próprias habilidades, qualidades e julgamentos. É quando você possui a convicção de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa.

Ter um nível saudável de autoconfiança pode ajudá-lo a obter sucesso em sua vida social e profissional. Pessoas autoconfiantes são decididas sem serem arrogantes ou defensivas, se apresentam de maneira segura, possuem facilidade em expressar suas opiniões, enfrentar desafios etc.

Seja no trabalho, seja na vida pessoal, cultivar este aspecto da personalidade é fundamental para viver com mais satisfação e com menos inseguranças.

Pesquisadores da Universidade da Flórida concluíram que as pessoas que tinham uma imagem positiva de si mesmas quando adolescentes ou jovens obtiveram salários maiores na meia-idade, ganhando mais de 45 mil dólares ao ano, quem comandou o estudo foi o professor de administração Timothy Judge. O estudo utilizou dados da Pesquisa Longitudinal Nacional da Juventude, com uma amostra de 12.686 homens e mulheres que tinham entre 14 e 22 anos na época da primeira entrevista, em 1979.

Os participantes foram entrevistados todo ano até 1994 e depois disso a cada dois anos. Quando tinham entre 37 e 45 anos, em 2002, foram coletados os dados sobre sua renda.

Fatores que influenciam 

Para ser uma pessoa autoconfiante é importante saber os fatores que influenciam nesse processo, pois reconhecendo eles, será mais fácil identificar o que lhe impede de sair do lugar e desenvolver a autoconfiança.

  • Insegurança 

O medo de ser autêntico, medo de errar ou falhar e não conseguir levar a vida adiante, temer a rejeição e o julgamento e por isso não fazer aquilo que deseja é chamado de insegurança. Isso interfere diretamente no desenvolvimento da autoconfiança, pois uma pessoa insegura possui o sentimento de não conseguir atingir os seus objetivos.

  • Medo

A questão não é não sentir medo, a ideia é o que fazemos quando o sentimos. Olhar para ele dói, porque significará sair da zona de conforto que muitas vezes nos encontramos, e isso exige que nos coloquemos frente ao desconhecido.  A sua vontade de dar certo deve ser maior que seu medo.

  • Ansiedade

Pensar que para obter o sucesso na vida pessoal e profissional deve-se ter tudo, e assim buscamos por um estilo de vida que não podemos errar, falhar ou fracassar. Temos que ser habilidosos e cuidadosos conosco mesmo, conhecer nossas limitações e dificuldades para pensar como a nova realidade pode e está nos afetando, fazer as pazes com o que nos limita, ampliar nossas possibilidades de ação, permitir-nos evoluir e ter oportunidades verdadeiramente significantes.

  • Culpa

A culpa patológica nos limita, paralisa e cria ruminação de pensamentos, ela nos bloqueia e impede que saiamos no lugar de vítimas ou algozes, e assim está acionada a nossa autopunição. 

Como Desenvolver a Autoconfiança 

A autoconfiança não pode ser desenvolvida do dia para noite, é necessário criar hábitos e segui-los para assim obter resultados, como:

  • Praticar a autocompaixão

A autocompaixão é sobre se tratar com bondade quando cometemos algum erro ou falhamos. Em vez de se culpar, tente falar consigo mesmo como se estivesse falando com um amigo de sua confiança, lembre-se que ninguém é perfeito ou acerta o tempo inteiro.

  •  Cuide de si mesmo 

Não possuir uma dieta saudável, não dormir direito e não praticar exercícios físicos prejudica o seu bem-estar. Faça do autocuidado uma prioridade, quando você estiver melhor fisicamente, você se sentirá mais confiante.

  • Parar de se comparar com os outros  

Comparações não são saudáveis, se você comparar seu salário com o do seu colega de trabalho ou ficar se comparando com fotos de outras pessoas nas redes sociais isso irá interferir diretamente na forma como você se relaciona consigo mesmo. 

  • Aprenda a questionar pensamentos negativos e preocupantes 

Pensamentos negativos são altamente prejudiciais para o desenvolvimento e o bem-estar da pessoa. Aprender a questioná-los pode levar você a ter novas visões sobre si mesmo.

  • Abrace a dúvida 

Enfrentar algum dos seus medos que resultam na sua falta de autoconfiança pode ser uma forma de melhorar a confiança em si mesmo. Não espere até se sentir 100% confiante antes de prosseguir. Você pode nunca chegar lá. Felizmente, abraçar um pouco de autodúvida pode realmente ajudá-lo a ter um melhor desempenho.

  • Foque no momento presente

Permitir-se pensar em algo desagradável que aconteceu durante o dia só vai desencadear pensamentos negativos em nós e isso é altamente prejudicial para a nossa autoconfiança. Viva o momento e aproveite, aproveitando cada ocasião você acabará se sentindo melhor em relação a si mesmo. 

Como a psicoterapia pode te ajudar

Qualquer pessoa pode passar por problemas de confiança na vida, o importante é ficar atento quando isso começa a interferir no trabalho e na sua vida social. A baixa autoconfiança pode desencadear problemas maiores, por isso se você está passando por um momento de falta de confiança considere procurar ajuda de um profissional. O psicólogo irá te ajudar a desenvolver sua autoconfiança e seu autoconhecimento, fazendo você exercitar sua confiança em diversas áreas da vida.


Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo autoconfiança, autocuidado, ansiedade, procrastinação, autoestima e depressão.