Dormir bem é fundamental, isso todos sabem, mas você tem dormido bem? Quando consegue dormir, você realmente descansa e acorda revigorado ou cansado, com dores de cabeça e nas articulações?

Essa importante fase da vida que repetimos (ou deveríamos repetir) todos os dias diz muito sobre nós. 

Quando dormimos, abrimos a porta do inconsciente e sonhos e fantasias afloram, tudo bem que nem sempre são sonhos, eles também podem ser pesadelos, mas nada como uma boa noite de sono e um sonho doce e agradável.

Os sonhos e a Psicanálise

Você sonha todas as noites? O que você acha que são os sonhos? Para a psicanálise, os sonhos são imagens e elementos do inconsciente que recriam mundos, e quando bem interpretados nos ajudam a nos conhecer melhor, a entender o que realmente desejamos e pensamos sobre as mais diversas situações de vida. 

Claro que os sonhos também são reflexo do que passamos no dia a dia, e chamamos esse momento de vigília, então os sonhos também são partes dos momentos de vigília que estão vivos em nossa mente ou psique.

Os mais diferentes elementos dançam em nossa mente quando o corpo descansa. Mas será que o sonho é somente o que ele parece ser ou possui algum significado oculto? Bem, para saber mais sobre sonhos você pode trazer eles para a sua sessão de terapia online para interpretá-los.

Dormir bem x Insônia

Mas, você realmente dorme bem ou tem insônia? Acorda com a boca pesada, como se estivesse mastigando e apertando os dentes? ou ainda acorda a você ou as outras pessoas com os estalos durante a noite?

Dormir bem, hoje em dia, parece ser um privilégio, mas não deveria ser.

A insônia é um fenômeno muito comum na vida de muita gente. A dificuldade de dormir está ligada a diversos fatores, e um dos mais comuns é a ansiedade

O stress das cobranças do trabalho, da família, dos relacionamentos e das contas é tão pesado que não permite que nossa mente e o nosso corpo descansem como deveriam. 

Então, ficamos acordados por várias noites até que um dia, de tão cansados, acabamos dormindo por horas, mas sem acordar bem. Como se dormir fosse uma obrigação e não um prazer.

O tratamento da insônia pode necessitar de medicamentos, pode necessitar de elementos novos que nos ajudem a dormir, e está tudo bem em procurar um médico, isso é normal. O que não é normal é não dormir bem.

Dormir bem e bruxismo 

Há pessoas que conseguem dormir, mas acordam no meio da noite com dor, cansaço e fadiga na região da boca, e o que seria isso? Como tratar? Muitas pessoas sofrem de bruxismo, isto é, de um apertamento e/ou rangimento dos dentes, que é muito prejudicial ao sono e à saúde da boca. 

O bruxismo pode ser diagnosticado por um bom dentista, que poderá indicar a popular placa de bruxismo ou até mesmo botox na região dos músculos da sua mordida. Então, o bruxismo também tem tratamento.

E o que podemos compreender a fundo desses problemas que podem acontecer com qualquer pessoa? Em primeiro lugar, é compreensível que devemos procurar ajuda de médicos, dentistas e de psicanalistas. Psicanalistas? Sim!

Pois além de tratar o morder, o ranger e a insônia, é importante compreender as causas desse sintoma, que é a dificuldade de dormir.

A investigação da raiz do problema é muito importante para a resolução dos nossos conflitos internos. O psicanalista pode te ajudar com as suas queixas, com a sua mente, e ainda pode te auxiliar na interpretação dos sonhos.

Então, por que não procurar um tratamento completo para a sua saúde? Procure o apoio e ajuda de bons profissionais, e entenda que buscar ajuda para problemas, que podem parecer cotidianos, faz bem.

Boa noite de sono e bons sonhos!

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre sexualidade, relacionamentos com amigos e conflitos familiares.

Vem comigo nessa jornada rumo ao autoconhecimento!

Agende sua sessão comigo agora.