Neste artigo irei abordar o recomeço na vida de inúmeras pessoas que passaram por traumas, acontecimentos negativos, términos, perdas e tantas outras situações conflitantes.

Recomeçar permite uma nova visão mediante as circunstâncias e introduz nas pessoas alterações significativas no enfrentamento, haja vista o reflexo em torno das capacidades cognitivas das pessoas.

Cada pessoa reage de uma maneira específica, podendo ter o discernimento rápido ou mais lento, sendo assim um alinhamento ao enfrentamento dos problemas. 

Na terapia utilizando a metodologia da terapia Cognitivo Comportamental ou denominado de TCC, estabelece este ponto de enfrentamento numa projeção gradativa.

O que seriam os traumas?

Os traumas derivam de inúmeros acontecimentos durante um período da vida, seja na infância, adolescência ou na fase adulta, situações estas alinhadas numa acomodação cognitiva e transformadas em padrões pela associação.

Ao longo dos anos estes traumas acompanham as pessoas e aparecem sem aviso prévio, atrapalhando o cotidiano, bem como as relações pessoais em todos os sentidos.

Entender as atitudes consideradas automáticas e prejudiciais no tocante deste impacto negativo não é uma tarefa fácil, visto que esta percepção quase sempre aparece num determinado período da vida e impactam através das emoções intensas que chamamos de picos. 

Rompendo os limitadores que impedem as conquistas assertivas e base fundamental nas transformações cognitivas de um indivíduo envolve articular sessões de terapia no encontro dos traumas ainda enraizados, exercendo a solidificação necessária ao sucesso almejado.

A sessão de terapia possibilita melhora significativa e bem-estar

Chegar numa sessão de terapia representa um encontro assertivo que irá gradativamente construir uma base sólida através das práticas denominadas de exercícios psicológicos.

Em cada etapa avançada, a pessoa vai estabelecendo uma visão autocrítica sobre a permanência dos traumas, haja vista a necessidade da finalização através das lacunas existentes.

Quando falamos em lacunas, imagine situações mal resolvidas e que deixam marcas permanentes devido a validação destes fatores e chamados também de desconstruções cognitivas.

Um tratamento de psicoterapia envolve elencar através da conversa clínica uma abertura saudável na compreensão dos traumas e a finalização das lacunas já comentadas.

Como seria o tratamento de psicoterapia?

Em qualquer acompanhamento numa terapia, a primeira sessão torna-se o ponto de partida para garantir os objetivos e a metodologia que será utilizada. Este início é denominado de Anamnese, que trata do conhecimento do paciente aos problemas que levaram ao ápice emocional.

Utilizando uma abordagem comportamental e baseado em exercícios práticos, existem algumas opções nesta metodologia e são elas:

Nestas três opções, o Diário Emocional vai entrar em contato direto com os sentimentos e pensamentos do cotidiano, podendo assim refletir naquilo que mais agrava os gatilhos existentes.

As Cartas Terapêuticas funcionam como uma conversa direta entre as pessoas que estiveram em contato com os traumas, independentemente de culpas, mas podendo fechar lacunas existentes.

No experimento da Cadeira Vazia é muito semelhante ao exercício das cartas, porém este é representado por duas cadeiras, de um lado a pessoa envolvida no trauma e do outro a pessoa (paciente), estabelecendo uma conversa sobre os acontecimentos, fechando as lacunas existentes.

Inúmeros exercícios psicológicos são introduzidos numa clínica psicológica, tendo em vista a melhoria contínua essencial na solidificação das atitudes renovadas, base intensificada pelas trocas principalmente no que se refere aos traumas.

Duração do tratamento

Um tratamento de psicoterapia não tem tempo exato para a alta, algo que irá depender da abordagem utilizada e o lado envolvendo a pessoa, principalmente no que se refere ao engajamento nos exercícios inseridos.

Normalmente a duração permeia um período de 6 meses a 1 ano, partindo do pressuposto envolvendo a responsabilidade individual da pessoa e todo acompanhamento semanal, essencial para interpretar os conflitos.

Mas ainda tem mais….

O recomeço tem um significado importante na aprendizagem associado ao cognitivo, caminhando na direção assertiva aos novos enfoques e pensamentos agregadores, bem como as modificações necessárias para o bem-estar do indivíduo.

O nosso cérebro guarda inúmeras condições e acaba formando padrões de comportamento, onde o recomeço pode ser encarado de forma negativa.

Quantas vezes você já ouviu as seguintes frases: “Eu sou assim mesmo”, “Não gosto de mudanças” e tantas outras? Certamente estas pessoas não acomodam os significados positivos neste recomeço, podendo assim representar a “Limitação Cognitiva”.

Os limitadores podem ser entendidos como uma complicação no trajeto de difícil visualização por parte da pessoa, alimentando a permanência do comportamento danoso e vinculado aos traumas.

A terapia vai desempenhar o rompimento destas barreiras, porém dependerá em boa parte do envolvimento da pessoa que passa pelos impactos dos traumas, onde a outra parte corresponderá ao profissional que utilizará a técnica definida lá na primeira sessão.

O primeiro passo no recomeço é analisar os pontos positivos deixados pelos impactos negativos destes traumas, tendo em vista que as pessoas normalmente apoiam apenas na base negativa, desconsiderando o aprendizado em direção ao futuro.

Comece já a sua terapia e o encontro com suas emoções, sonhos e sentimentos.

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre ansiedade, insônia, procrastinação, autoestima e conflitos familiares.

Vem comigo nessa jornada rumo ao autoconhecimento!