Neste artigo irei abordar um dos estilos de abuso, ou seja, o emocional desempenhado pelos pais para os filhos com influência direta na vida dos mesmos, constituindo traumas que serão carregados por longos períodos.

Os traumas acarretam inúmeros problemas que derivam da socialização, do trabalho e das relações.

Na vida destas pessoas que sofrem estes abusos emocionais, apresentam algumas características como:

  • Insegurança;
  • Medos;
  • Desconstruções;
  • Desvalorizações.

Os efeitos dessas condições podem ser ainda maiores, mas a ideia aqui no artigo é elencar algumas e demonstrar a você que sofre este abuso uma solução de fortalecimento através das terapias.

Explicando o abuso

Ao interpretar os abusos, este acontecimento aparece em inúmeros lugares e estão alicerçados numa dinâmica familiar abusiva e também denominadas de narcisistas.

Quando uma família (ou membros) têm a denominação de Narcisista, algumas características de identificação são muito claras:

  1. Gostam de ser bajulados.
  2. Desconsideram a opinião do outro, reforçando apenas o seu próprio ponto de vista.
  3. Falta de empatia.
  4. Articulam em prol do seu objetivo.

O narcisismo vem numa projeção do abuso psicológico e aparece no quadro familiar por uma desregulação emocional de algum membro, sejam o pai ou a mãe, absorvendo assim os impactos e traumas vivenciados por eles em algum momento.

O abuso em qualquer nível já pode ser entendido como algo impactante na vida de qualquer pessoa, sendo ele caracterizado como narcisista ou não, inferindo valores imputados no outro.

O abuso psicológico deixa marcas, construindo medos e anseios que interferem diretamente no cotidiano das pessoas afetadas e sendo responsável por términos nos relacionamentos, bem como a falta de confiança em si mesmo.

A terapia funciona neste encontro e projeta a interpretação contínua sobre cada período encontrado, através da conversa terapêutica e denominada de anamnese

Este primeiro contato irá desempenhar uma base sólida na conquista almejada, funcionando como modelo a ser alcançado.

O tratamento psicológico dos traumas por abuso emocional

No trabalho destes traumas, uma metodologia que ganha notoriedade é a Humanista, aplicando tanto os conceitos da Gestalt e podendo apoiar em técnicas comportamentais, possibilitando assim as transformações.

Na abordagem humanista, a valorização do indivíduo é indispensável por enfatizar as mudanças individuais e a própria responsabilidade, caracterizando-o como sujeito central.

O comportamento, aos poucos, é estimulado em cada sessão e, consequentemente, constrói gradativamente uma nova visão.

O tratamento fará a aquisição aos poucos e caminhará primeiramente na desconstrução das crenças conquistadas através destes abusos.

Cada etapa do tratamento compreende conquistas, sendo indispensável o acompanhamento terapêutico, podendo assim visualizar dificuldades e discutir novos caminhos.

O tempo de terapia

Muitas pessoas se preocupam com a duração do tratamento, sendo essencial apoiar em cada melhoria, fazendo assim uma análise frequente do bem-estar.

O abuso é uma ação gerada por outrem e a paciência será um aliado na contemplação positiva para quem busca dissolver aos poucos a raiz destas falas exercidas sobre você.

As falas que se tornam um padrão vão sendo trocadas por outras, criando assim a dissociação permanente.

Imagine um tratamento de saúde, as indicações e a função medicamentosa atuarão no combate desta doença ou problemática descoberta, correto? 

O cérebro vai combater as mudanças que estão acontecendo, gerando assim gatilhos na permanência do estado “Normal” e compreendido como resistência.

A sessão terapia e os exercícios vão estabelecer uma adoção psicológica considerada de “cura”, sendo importante seguir uma frequência que deriva no mínimo 1 vez por semana, a fim de agregar ganhos no trabalho elencado.

É importante frisar que a pessoa deve se concentrar exclusivamente nas problemáticas, esquecendo a quantidade de sessão que deverá realizar.

O psicólogo não vai obrigar a modificação dos hábitos ou traumas existentes, mas vai direcionar em conjunto (Terapeuta e Analisando) as medidas que serão positivas para o paciente / cliente, não esquecendo da responsabilidade pelas mudanças que é da própria pessoa.

A Gestalt Terapia tem no seu princípio elevar na pessoa o senso de responsabilidade, tornando-a autora ou autor da sua própria vida e das modificações que estão sendo conflitantes.


Nesta abordagem o sujeito sendo o próprio autor vai entendendo durante as conversas a melhor maneira no enfrentamento, sempre com adição do especialista através das ferramentas.

Como seriam estas ferramentas?

Durante os relatos do paciente / cliente o especialista adiciona um fator de transporte, funcionando a partir do imaginário desta pessoa, indicando caminhos como estas falas:

  • Será que esta forma ajudaria?
  • Este outro caminho você já imaginou percorrer? Faz sentido?

Estas indicações não funcionam como imposições, apenas dependendo das histórias estabelecem pontos de vista baseado na própria pessoa.

O respeito pela individualidade biológica se faz necessário principalmente no estabelecimento seguro do bem-estar, alinhando sempre as escolhas.

Cada pessoa reage de uma maneira específica, por isso o acompanhamento terapêutico é livre de julgamentos.

As oscilações emocionais fazem parte do processo e conduz para as conquistas à medida que o fortalecimento acontece, elegendo a escolha de si próprio através da visão plena aos fatos deste abuso.

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e preocupações. Você pode conversar comigo sobre transtornos alimentares, ansiedade, autoconhecimento, autoestima e depressão.