O Estoicismo é uma filosofia onde é apresentada lições para aprender a lidar com o sofrimento e emoções. Ou seja, essa filosofia é atemporal e pode te ajudar no seu dia a dia. 

Já parou para pensar que você pode estar sofrendo por coisas que estão fora do seu controle?

O que é o Estoicismo?

Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga. Foi criada por Zenão de Cício, na cidade de Atenas, há cerca de 300 anos a.C., mas a doutrina acabou ficando mais conhecida ao chegar em Roma.

Ela preza a fidelidade ao conhecimento e o foco que pode ser controlado somente pela própria pessoa. Para o ser humano alcançar a verdadeira felicidade, deveria depender apenas das suas “virtudes”.

Além disso, todos os adeptos dessa corrente filosófica são pessoas que valorizam ações no lugar de palavras. Por ser uma filosofia atemporal, continua sendo estudada até hoje.

Qual seria a influência do Estoicismo no Mundo Contemporâneo?

É muito possível que você já tenha tido contato com as ideias Estoicas sem ao menos compreender que se tratava de uma filosofia.

O estoicismo é influente, pois como dito antes, foi uma das escolas de filosofia mais conhecidas em Roma e Atenas, onde foram importantes lugares para a civilização ocidental ser construída. 

Apesar de ter sido esquecida por muitos anos por conta da Igreja Católica, por ser uma filosofia prática, é possível que seus princípios se façam presentes na vida de qualquer um.

A simplicidade dos conceitos Estóicos é proposital. Pelas suas ideias priorizarem serem mais práticas e direcionadas para ações, é muito mais fácil isso ser utilizado até hoje. Alguns princípios são intuitivos e outros são mais óbvios. 

Quais são as ideias do Estoicismo para uma boa vida?

Agora que você tem uma ideia do que é o Estoicismo, vamos falar sobre os princípios que essa filosofia aborda para trazer uma boa vida. Confira abaixo:

Não se preocupar com aquilo que não tem controle

Em princípio controlamos apenas o nosso “eu”, ou seja, devemos nos concentrar em controlar nossas ações, pensamentos e julgamentos.

Além disso, muitos de nós sofremos muitas vezes por tentarmos controlar o que não temos controle. Quando começamos a nos preocupar em controlar apenas o nosso “eu”, temos uma nova mudança de vida.

Saiba que tudo vai passar 

Apesar de estarmos passando por diversos problemas, tendo em mente que cedo ou tarde iremos conseguir passar por isso, começamos a lidar melhor com esses obstáculos.

Fique atento aos seus julgamentos 

O homem julga o que é bom, ruim ou indiferente, ou seja, o que nos perturba não são os fatos e sim como julgamos eles.

Foque em você

No livro “Manual do Epicteto”, é tratado diversas formas de lidarmos com algo que não está sob nosso controle.

Em primeiro lugar é mostrado que por não controlarmos o comportamento das outras pessoas, devemos aceitar as pessoas como são sem guardar mágoas.

Então, devemos assumir a responsabilidade pela nossa vida, isso seria a chave para o autodesenvolvimento.

Viva em sua realidade 

Fugir da nossa realidade achando que isso irá resolver os nossos problemas é uma grande ilusão. Soluções externas não resolvem problemas internos, ou seja, nada externo trará estabilidade emocional a você. Devemos aceitar nossos problemas e agir de forma racional para resolvê-los.

Assuma a responsabilidade pelo que controlamos

A maior parte do que acontece em nossas vidas está sob nosso controle, ou seja, somos responsáveis pelo que fazemos e pensamos e devemos parar de procurar por fatores externos para culpar pela nossa tristeza ou felicidade.

Coloque os aprendizados em prática 

Não devemos nos satisfazer apenas em aprender conceitos teóricos e abstratos. Não devemos esperar a oportunidade ideal para experimentar o que aprendemos. Além disso, precisamos traduzir nossos pensamentos para a prática. Conquistamos uma boa vida por meio das ações.

Internalize seus objetivos 

Controlamos nossas ações, mas não o resultado delas. Ou seja, podemos dar o nosso melhor e o resultado que iremos obter pode não ser o esperado. O Estoicismo nos ensina a atrelar nossos a algo interno, aquilo que está sob nosso poder.

Então, quando você age como um estoico e remove o desejo de atingir determinado resultado, você elimina também a frustração futura de não o ter atingido.

Após sua mente estar livre de sofrimentos desnecessários no futuro, você poderá focar nas suas ações, que estão sob seu controle.

Esses são só alguns dos princípios que o Estoicismo defende para termos uma boa vida, grande parte destes princípios foram sendo utilizados por diversos teóricos a fim de desenvolver ideias que ao longo do tempo se tornaram Psicoterapias cientificamente validadas. 

A influência do Estoicismo na Psicoterapia 

O Estoicismo influenciou diretamente a Terapia Racional Emotiva Comportamental, criada por Albert Ellis e Aaron T. Beck

Essa abordagem psicoterapêutica é precursora da Cognitiva Comportamental. Podemos então considerar o Estoicismo um precursor das terapias modernas.

Então se você faz terapia, é possível que tenha ouvido muito sobre essas ideias Estoicas.


Como a Terapia pode te ajudar

Como podemos ver acima a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) foi umas das Psicoterapias que teve grande Influência do Estoicismo. Neste tipo de abordagem há um maior foco racionalização sobre a interpretação de fatos que acontecem, auxiliando o paciente a descobrir quais são seus pensamentos e crenças que trazem algum prejuízo e assim como a melhor avaliá-los e a desenvolver estratégias de enfrentamento mais saudável. 

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e preocupações. Você pode conversar comigo sobre autoconhecimento, ansiedade, carreira,  autoestima e depressão.

Vem comigo nessa jornada rumo ao autoconhecimento!

Agende sua sessão comigo agora.