Hoje venho abordar sobre ciúmes e seus impactos que desencadeiam conflitos amorosos.

Você aqui lendo, já deve ter passado por alguma situação constrangedora   que propôs um desconforto em seu casamento, namoro ou até mesmo com amigos e familiares. 

Além disso, os ciúmes dizem estar nos olhos, outros afirmam ser no coração, porém eles são sentimentos do mais simples, ao mais complexo até a estágios patológicos e por isso precisa-se de terapia, concordam?

Afinal, o ciúme é um sentimento negativo?

Toda forma de ciúmes é negativa e ligada aos traumas. Ele é caracterizado por um sentimento de estado de alerta e controle sobre o outro, tornando-o ameaçado por uma fantasia criada sobre alguém em específico que pode prejudicar seu relacionamento a qualquer momento. 

Como é este ciúmes retroativo?

Tantos fatores levam os ciúmes retroativo, desde canções ouvidas sobre relações traídas, casos de família e enfim a cultura de que o outro é prisioneiro de um amor eterno. 

Mas caminhar dentro da própria existência pode ter levado a várias reflexões, que cristalizaram um olhar sobre o passado, onde determina o tomar cuidado com a pessoa que um dia chegara na sua vida. 

Além disso, a memória desencadeia este ciúme vinculado a um gatilho criado pelo sujeito, acarretando desconforto ao seu relacionamento.

Conheça 3 características do ciúmes retroativo:

  1. Preocupação excessiva com o presente, passado e futuro desta pessoa com que está se relacionando;
  2. Associações de fatos aleatórios com suas memórias afetivas, criando distorções cognitivas a respeito do momento;
  3. Além disso, tem a ausência do questionamento interno destes impulsos negativos. O que transforma em conflitos gerando ciúmes, associados a base de dados vinculados a memórias afetivas.

Para melhorar a interface destas pessoas, a terapia apresenta ganhos significativos por providenciar novos olhares, bem como vai eleger o bem-estar e a redução dos conflitos existentes neste ciúme.

Na atividade terapêutica, a Gestalt terapia irá trabalhar com estas pessoas, inúmeras técnicas a fim de garantir o encontro do sujeito aos seus gatilhos, proporcionando uma clareza sobre as distorções da realidade criada por ele.

Atividade terapêutica e como isso funciona

O exercício escolhido que adequa a este quadro é o “Conto Gestáltico”, visando adicionar ao paciente o contato ilusório a partir da estória criada pelo psicólogo, na tentativa de trazer uma exposição aos fatos impactantes desta ação.

4 características desta atividade:

  1. Observação dos fatos distorcidos e irreais;
  2. Hábitos dessa pessoa acometida pelo ciúme;
  3. Criação da responsabilidade no ato de contar a história;
  4. Desconforto ocasionado em sessões para concretizar a lucidez sobre as atitudes.

Em nível geral esta atividade proporciona ganhos significativos, pois no conto gestáltico, a pessoa vai entrar na história e terá o confronto com suas ações, o que faz perceber as mudanças necessárias e essenciais para ressignificar suas relações de vida.

Para Fritz Perls o plano tem que vir de dentro de você, por isso a importância de interagir ao conto com seus pensamentos e ideias, protagonizando as ações e se responsabilizando por isso.

Como reconhecer uma atitude de ciúmes retroativo?

Para você que se identificou com algumas situações, o ciúme retroativo funciona como uma ação excedente. Além disso, causa conflitos por algo irreal e que não faz parte do momento atual desta relação.

Uma pessoa sente demasiadamente que sabe tudo sobre relacionamentos amorosos e se defende com sua crença negativa. Onde encaixa atitudes anteriores de outra situação na pessoa ali presente. E isso acarreta ilusões sobre a pessoa amada. 

Estas distorções são imaginações produzidas pelo cérebro, alimentado de acontecimentos vivenciados e/ou observados na vida. 

Mesmo que a situação atual seja de traição, jamais deve-se fazer um encaixamento, pois precisamos isolar o fato em nosso Aqui e AGORA.

Somente assim poderemos julgar a melhor maneira de lidar com aquilo, sem trazer resultados negativos pertencentes a outras histórias conhecidas pela nossa mente.

Para o ciumento, a terapia é essencial onde ele ressignifica seus sentimentos, sem contagem de sessões estipuladas, pois cada pessoa reage a essa reconstrução de olhares, a seu tempo.

Quando eu percebo que o tratamento está surtindo efeito?

Durante o tratamento deve-se confiar que reconhecendo o problema, se coloca em processo junto a terapia. 

Muitas vezes a pessoa cria resistência em sair da zona de conforto, e afrontar seu sentimento é algo penoso, sentimento comum em sessões.

Há a cura neste ciúme retroativo?

Falar de cura é modificar olhares,  pensamentos e claro compreender o quanto o ciúmes  traz dor emocional.

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre ansiedade, insônia, procrastinação, autoestima e depressão.

Vem comigo nessa jornada rumo ao autoconhecimento!

Agende sua sessão comigo agora!