Nesta matéria, irei falar de um exercício que pode retardar e evitar o aparecimento da doença de Alzheimer e acrescenta bons anos de perfeita harmonia cerebral: o bom e velho Caça-palavras. Isso, aquelas revistinhas e seções nos jornais que continham este feito.

Quantas pessoas já esqueceram de algo ou apresentaram mudanças repentinas de humor ou lembranças? Ma, isso tudo não classifica ou diagnostica uma pessoa com a doença de Alzheimer, pois é preciso primeiramente passar pelo médico e observar a recorrência de inúmeros fatores que indiquem o problema.

Além disso, esse material simples e fácil de encontrar ajuda no trabalho cognitivo e direciona um exercício para o cérebro, tornando possível criar uma prática que melhora gradativamente o raciocínio lógico e retarda o aparecimento de doenças como o Alzheimer.

Compreendendo o Alzheimer

Mesmo sem idade específica para o aparecimento, o Alzheimer pode ser entendido como uma doença lenta, onde acaba tendo o princípio em perdas pequenas de memória e outras condições. Separei 10 possíveis sintomas que podem ser percebidos, confira abaixo:

  1. Perda de Memória.
  2. Dificuldades nas resoluções de problemas.
  3. Dificuldades em tarefas simples no lar.
  4. Desorientação e perda da noção de tempo.
  5. Dificuldade na percepção de imagens e relações espaciais.
  6. Problemas de linguagem.
  7. Trocar os lugares e as coisas.
  8. Comprometimento no discernimento.
  9. Afastamento da vida social e do trabalho.
  10. Alterações de humor.

Mesmo existindo esses fatores ora mencionado acima, o que vai demandar no diagnóstico é a presença frequente dos itens demonstrados, principalmente o cuidado essencial na relação do Alzheimer e o envelhecimento que traz condições semelhantes. 

As pessoas que têm essa doença normalmente descobrem em estágio bem avançado, sendo um fator associado à falta do conhecimento, a cultura existente nos cuidados antecipados. E quando procuram o médico, é pelo aparecimento recorrente da falta de memória e esquecimentos.  

Por isso, a cura é algo ainda muito discutido nos consultórios médicos, terapeutas e psicólogos, pois o cérebro pode responder a inúmeros estímulos e gerar ganhos significativos com a prática do exercício para o cérebro.

O Caça-Palavras e o Alzheimer

O autor para este feito e, principalmente pelos contatos inofensivos presentes nas revistinhas e jornais em todo o país, é denominado de “Caça-palavras” que permanece vivo em bancas de jornais e revistas, sendo um elemento muito utilizado ao longo do tempo para descontrair as pessoas e vem sendo estudado. 

Neurologistas do mundo inteiro estudam as possibilidades de treinamentos cerebrais no retardamento e anulação da doença, percebendo a eficácia com as práticas em torno de realizações como o Caça-palavras.

Além disso, cada pessoa responde a este estímulo de forma específica, podendo associar com o exercício físico destinado aos músculos, onde irá se desenvolver com o tempo e muita dedicação.

Então, quem pratica o Caça-palavras vai desenvolver o raciocínio lógico e melhorias nas tomadas de decisões. E isso irá possibilitar conquistas contínuas no campo social mesmo em casos de envelhecimento.

É importante lembrar que o acompanhamento psicológico proporciona a análise dos ganhos conquistados, bem como os exames solicitados pelos neurologistas que indiquem o avanço, redução e estagnação da doença.

Como realizar o exercício? Há contraindicação?

Realizar o exercício desta natureza permite o encontro da pessoa com a própria condição cognitiva, pois enfatiza a redução de outras problemáticas como a ansiedade, a depressão, angústia.

Contudo, não há contraindicação nesta realização e ajuda nas melhorias a longo prazo. E isso retarda não só o Alzheimer, mas a própria demência pela redução de exercício mental.

Muitas pessoas estão se perguntando sobre o tempo ideal desta prática, sendo possível fazer o Caça-palavras diariamente, duas vezes ou três vezes por semana? A prática essencial e benéfica deve ser em torno de 1 a 2 horas por dia; tendo em vista uma prática contínua e prazerosa, sem pensar no tempo e com enfoque na diversão. 

Além disso, outro ponto importante é o acompanhamento terapêutico. Tendo em vista a indicação de atividades complementares vinculada ao desenvolvimento do raciocínio lógico e diálogos sobre outras problemáticas.

Como é retardado o aparecimento do Alzheimer nesta prática?

O exercício vai elencar nesta atividade cerebral a garantia na concentração, tomadas de decisões e concretizar o êxito a longo prazo.

Além disso, o cérebro tem a acomodação das informações e o trabalho cognitivo avança por meio deste treinamento. Mesmo sendo uma doença muito e dos sintomas serem leves no começo, até que a família perceba, o quadro piora e só ai, buscam tratamento.

Por fim, o caça-palavras vai trabalhar tanto em pacientes na fase inicial, como em casos mais graves. Nos casos mais graves, a tutela ajudará a concretização e associação de palavras na formação do que é solicitado.

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre ansiedade, insônia, procrastinação, autoestima e conflitos familiares.

Vem comigo nessa jornada rumo ao autoconhecimento!

Agende sua sessão comigo agora.