Neste artigo irei falar sobre a utilização do tempo livre no crescimento pessoal, haja vista a concorrência que tem, ao longo do tempo, instituindo mecanismos de excelência no campo do trabalho, mas a socialização se faz presente conjuntamente no sucesso individual.

O crescimento pessoal está vinculado na pessoa em direção aos traumas existentes e pressupõe mudanças urgentes no enfrentamento.

Os traumas, como foi comentado, é entendido sob a ótica dos acontecimentos em qualquer etapa da vida, seja lá na infância, adolescência ou na fase adulta.

Estes impactos impedem de certa forma um desenvolvimento mais ativo e compreende um limitador cognitivo.

Imagine lembrar que uma fala aplicada lá no passado surge nos tempos atuais e que tal atitude impediu uma visão agregadora na pessoa afetada. Justamente o desenvolvimento aparece fechando as lacunas encontradas.

A terapia aparece no apoio deste desenvolvimento, percebendo falhas e o fortalecimento fundamental que validam cada habilidade, competência e qualidade inutilizada pelos traumas em outros momentos.

Organização do tempo

Um primeiro passo para trabalhar o desenvolvimento pessoal está no alinhamento do tempo, abarcando etapas do dia que absorvam o tempo livre numa perspectiva de crescimento.

Um exercício que fortalece o senso de organização se chama Checklist, onde inúmeras empresas utilizam esta metodologia para melhorar a performance empresarial.

Utilizando este mecanismo ao desenvolvimento pessoal, envolve colocar neste Checklist todas as tarefas diárias, mesmo aquelas consideradas simples e complexas, trazendo um senso de organização.

A sistematização trará qualidade com relação ao tempo diário, fortalecendo uma visão agregadora em nível cognitivo e desempenhando comportamentos otimizados.

A visão desta tarefa é da seguinte forma:

  • Segunda-Feira: Trabalho / Academia / Curso.

O exemplo citado retrata um modo simplista em detrimento da organização diária utilizando o Checklist.

Vale lembrar que esta organização poderá compor dados como: horários das atividades e níveis de importância.

Vamos compreender mais um pouco…

Uma organização para ter seu efeito esperado e positivo deve ser contemplado numa forma gradativa, haja vista a insistência que transformará em aprendizagem.

O cérebro acomoda as práticas à medida que são aprimoradas os exercícios fortalecedores, observando assim as possibilidades existentes nos ganhos cognitivos.

Crescimento pessoal

Falar em crescimento pessoal deve ser levado em consideração onde pretende chegar ou chamado por inúmeras pessoas de “Objetivos Pessoais”.

Trabalhar em torno dos objetivos exige um caminho e certamente a manutenção da lição de casa, isso mesmo, fortalecer cotidianamente as atitudes que empreendem conquistas assertivas.

Nos dias atuais, cada vez mais as pessoas são cobradas num direcionamento conciso e assertivo, providenciando novos conhecimentos que só serão possíveis à medida que são fechadas as lacunas.

As lacunas, e num modo bem simplista, seriam os traumas ou problemas ainda sem soluções, pois do contrário não funcionaria como limitador.

A sessão de terapia vai trabalhar etapas importantes da vida, transitando pelas fases e acontecimentos que indiretamente ou diretamente são lembrados pelo seu cérebro ou falado no campo psicológico de “Inconsciente”.

Abordagens psicológica numa sessão de terapia

Como foi falado, o desenvolvimento pessoal revela as possibilidades mediante ao sujeito e pressupõe um caminho para conquistar o êxito ou aqueles objetivos traçados.

A terapia funcionará no apoio das conquistas e o profissional desempenhará um papel fundamental, chamando o paciente / cliente para a realidade que o circunda.

Algumas abordagens são escolhidas justamente no intuito de elencar o senso de responsabilidade, algo que assusta as pessoas numa sessão de terapia, por fortalecer a visão de transformação em si mesmo.

As práticas que serão mencionadas estão apoiadas na abordagem humanista e isto significa mudanças elencadas em conjunto com a pessoa.

Vejamos algumas metodologias na abordagem humanista:

  1. Diário Emocional.
  2. Cartas Terapêuticas.
  3. Espelho.
  4. Cadeira Vazia.

Analisando as quatro metodologias é possível compreender o contato direto com as emoções que será uma barreira para a pessoa neste desenvolvimento pessoal.

O Diário Emocional funciona como um diário de fato, onde cotidianamente deve ser anotado os sentimentos, pensamentos e emoções. O segundo passo deste exercício é o confronto, sendo essencial confrontar a permanência dos pensamentos ou emoções que estão limitando. A frequência deste exercício psicológico fará a diferença no tratamento.

As Cartas Terapêuticas exercem um papel interessante, sendo uma conversa franca com aquelas pessoas que se machucaram e seria difícil falar pessoalmente. Esta prática tem por objetivo amenizar os traumas que são lembrados indiretamente por lembranças.

O Espelho mesmo sendo o mais simples dos exercícios desempenha um papel complementar, sendo um papo olhando para o espelho e dando aquela motivação para o começo do dia, reforçando os pontos positivos e amenizando o aparecimento dos limitadores.

Por fim, o experimento chamado Cadeira Vazia será aquele papo aberto com aquelas pessoas que fizeram parte dos traumas. Diferentemente das Cartas Terapêuticas, uma cadeira de frente a outra simbolizará o papel das pessoas e na outra você, podendo assim falar abertamente aquilo que machuca e dar a terminalidade necessária.
Todos os exercícios precisam ser experimentados e numa sessão de terapia onde acontecerão os ajustes necessários.

Lógico, o tempo de sessão e a dedicação contará muito neste desenvolvimento pessoal, recomendando no mínimo uma vez por semana.

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre ansiedade, insônia, procrastinação, autoestima e conflitos familiares.