Neste artigo irei compartilhar com vocês um tema muito relevante e que envolve a realidade emocional ativa e tão necessária em tempos de crise.

A realidade emocional pode ter duas vertentes, sendo a primeira destinada para uma dinâmica real ou verdadeira sem quaisquer distorções. Já a realidade emocional envolvendo um cenário fictício pode ser uma criação do seu inconsciente devido aos traumas e acontecimentos.

Para entender mais…

O nosso cérebro é uma caixa mágica, e por quê? Devido aos acontecimentos de uma vida e contando com uma dinâmica entendida como reforçadora, adotamos comportamentos que são levados para os anos subsequentes.

Esses comportamentos acabam aparecendo em tempos de crise e condicionam a mente para o modelo mais ativo exigindo uma visão agregadora ou acaba representando outros acionamentos como já foi mencionado, ou seja, vinculando a um fato fictício.

A realidade emocional ativa surge com a ideia da Terapia Cognitivo Comportamental sobre os enfrentamentos dos problemas e muito aplicado nas sessões de terapia na contemporaneidade.

Com isso, a necessidade do enfrentamento tem sido questionada por inúmeras pessoas, tendo em vista uma perspectiva em nível aceitável para o futuro.

Afinal, o que seriam os “conflitos” numa visão terapêutica?

Numa visão terapêutica, os conflitos são ações que aconteceram durante uma vida e podem estar acomodadas na perspectiva dos traumas, tornando um comportamento irregular por muito tempo e denominada automática.

Para compreender os traumas imagine durante sua vida acontecimentos que fazem você lembrar e sentir um desconforto. Pois bem, esse é o princípio para você analisar a existência de um trauma e providenciar um acompanhamento.

A terapia funciona como um modo investigativo em conjunto com metodologias que tragam enfrentamentos.

Trazer um enfrentamento dos problemas ou dores emocionais numa aplicação fictícia envolve se colocar escondendo estes traumas e quase sempre aparecem no futuro.

O recomendado numa proposta terapêutica envolvendo Terapia Cognitivo Comportamental ou denominada de TCC, vai elencar ferramentas que ajudaram a você numa inserção real dos fatos e acontecimentos. 

Muitas pessoas acabam tendo um desconforto nas primeiras sessões e explica os abandonos da sessão, porém, automaticamente, é providenciado o controle no estado emocional existente, passando a integrar novos comportamentos.

O acompanhamento terapêutico é indispensável e parte da premissa de um profissional preparado para influenciar uma visão diferenciada envolvendo a pessoa para com seus problemas.

As técnicas mais comuns na Terapia Cognitivo Comportamental são justamente adições que refletem na exposição do paciente para os problemas.

Quais são as técnicas da Terapia Cognitivo Comportamental aos problemas de traumas?

As dores emocionais e os traumas interferem nas ações naturais das pessoas envolvidas e precisam de caminhos seguros nesta fase.

Um exercício muito utilizado nesta abordagem envolve as “Cartas Terapêuticas”, onde a pessoa se desloca para um local seguro e tranquilo, passando a externalizar utilizando um papel suas dores emocionais envolvendo as pessoas que geraram esta problemática.

Outro exercício que trazemos é o “Experimento da Cadeira Vazia” sendo uma aplicação que dependerá do local praticado, sendo bem simples, colocando uma cadeira de frente a outra, onde você possa falar abertamente para a pessoa nesta outra cadeira, simbolizando uma conversa.

Ambas as propostas dependerão do engajamento e dedicação da pessoa afetada, haja vista que ao escrever ou mesmo dialogar utilizando a cadeira você deve refletir nas ações perturbadoras que foram inseridas em algum momento.

Os exercícios psicológicos devem ser praticados com uma frequência, a fim de obter resultados positivos e agregadores. 

Cada pessoa reage de um modo específico, sendo imprescindível que haja calma durante esta trajetória.

Imagine que um comportamento foi enraizado por um período, tendo uma referência lógica um treinamento de um animal que passará a exercer um comportamento estimulado e considerado adequado para os seus tutores.

O cérebro age da mesma forma e devido aos treinamentos ou denominados de condicionamentos operantes, irá exercer numa projeção automática um resultado que pode ser positivo ou negativo.

Falando em resultados negativos, os traumas são considerados nesta situação os reforçadores construídos pelas pessoas que abusaram uma pessoa psicologicamente por exemplo, aplicando falas desconstrutivas e que serão levadas para sua vida futura.

Os abusos de qualquer natureza são os temas que mais aparecem numa sessão de terapia e, portanto, você que já sofreu algo do gênero deve iniciar sua sessão de terapia, a fim de elencar uma autonomia segura independentemente do tempo que isso aconteceu.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de tratamento terapêutico vai de encontro com as conquistas adquiridas e mais uma vez envolve a individualidade biológica, ou seja, cada pessoa reage de uma maneira específica ao tratamento.

O recomendado é uma terapia semanal, podendo apreciar os ganhos durante o período de pausa e dificuldades que aparecem no campo da limitação.

É normal estes limitadores do campo cognitivo, funcionando como falas que surgem no inconsciente impedindo que haja mudanças. 

O primeiro passo para melhorar os traumas está na terapia e tenha esta ferramenta no auxílio das resoluções dos conflitos.

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre ansiedade, insônia, procrastinação, autoestima e conflitos familiares.