Vamos começar este artigo com uma pergunta simples e objetiva: você faz terapia? 

Independentemente da resposta, estar em contato com um profissional de saúde mental pode trazer inúmeros benefícios para vários campos da sua vida, seja relacionado ao trabalho ou vida pessoal. 

Muitas vezes, as pessoas não têm oportunidade, em outros casos têm, mas não o fazem. Mas por qual motivo isso acontece? 

A gente acredita que a falta de tempo, organização ou até mesmo a falta de conhecimento sobre os benefícios da terapia fazem parte da resposta e isso faz com que o primeiro passo rumo às mudanças que desejamos tanto na vida seja adiado.

Não que terapia seja a única solução – não é isso – , mas ela é fundamental para que algumas ações referentes ao autoconhecimento, bem-estar pessoal e profissional sejam reconhecidas e trabalhadas constantemente. 

Quem experimentou o processo terapêutico sabe e pode nos dizer o quanto a prática só leva a benefícios diários, em conjunto com outras ações. É por isso que hoje trazemos o exemplo do Renan Alves, Analista de Marketing que utiliza o aplicativo do Zenklub como colaborador a aproximadamente 1 ano e 5 meses. O Publicitário e Relações Públicas trabalha na ZG Soluções, empresa de desenvolvimento de sistemas para a gestão automatizada e que, através do Zenklub, oferece, além de terapia, ferramentas para que os colaboradores se desenvolvam e construam o bem-estar no trabalho. 

Para Renan:

Logo de cara o que me chamou atenção na plataforma foi poder ver o currículo do profissional que vai me atender, além da avaliação de outros pacientes, hoje tudo gira em torno de avaliação, a opinião de outras pessoas que já consumiram um serviço ou um produto que você irá consumir conta muitos pontos a favor. Acredito que terapeuta não se escolhe como num cardápio, é uma questão de conexão entre o paciente e o profissional, mas poder ver essa avaliação prévia ajuda muito na hora de se decidir.

Muito mais que um benefício

Uma das inúmeras soluções que oferecemos aos nossos clientes corporativos é o IBC Zenklub (Índice de Bem-estar Corporativo), uma pesquisa de base científica,  feita através do nosso aplicativo, que coleta informações em nove diferentes dimensões do bem-estar para gerar um mapa completo do cenário da organização. Isso leva à criação de um plano de ação personalizado para cada um dos colaboradores no próprio aplicativo, além de fornecer apoio para os times de Recursos Humanos com relatórios acionáveis.

Conheça algumas entregas vindas do IBC Zenklub:

  • Indicadores da sua cultura organizacional através de dashboards no ZenManager;
  • Liderança empoderada com dados reais para gerenciar seus times;
  • Plano de desenvolvimento personalizado para cada colaborador, disponível no ZenApp.

O IBC me ajuda a compreender e ver de forma positiva questões que sequer imaginava que estavam tão claras na minha rotina, além de linkar conteúdos que me ajudam a trabalhar os pontos de atenção”, comenta Renan.

E na prática, como funciona?

Veja abaixo como nossos clientes visualizam o resultado da pesquisa diretamente do ZenManager, nossa ferramenta de gestão.

Quer levar o IBC Zenklub para sua empresa? Clique abaixo e fale com a nossa equipe.

Terapia muda vidas

Para mostrar que a terapia muda vidas, conversamos com Renan sobre todo seu processo: desde o acesso ao aplicativo e o motivo de ter postado sua história no LinkedIn, até os resultados que a terapia traz constantemente na sua vida. 

A princípio eu queria levar para meu processo terapêutico somente fatores relacionados à vida pessoal, mas, já de cara, percebi que não era possível, eu sou um todo, né? Então tudo que eu trabalhasse na minha vida pessoal seria refletido no trabalho e vice e versa. Hoje consigo perceber um novo Renan, tanto nas relações pessoais do ciclo social, quanto no trabalho e não somente nas relações com meus colegas de trabalho, mas desenvolvendo e controlando minhas atividades de maneira individual. 

Já tive outras experiências com terapia de forma presencial, que não engajaram muito, acredito que pelo momento, maturidade e uma série de outros fatores como a pressão de um ambiente físico, ou até mesmo o tempo de me locomover até uma clínica. Mas hoje, a terapia tem sido um divisor de águas na minha vida, consigo assimilar muitas situações do meu dia e observado meu comportamento, me tornado um ser humano melhor e mais racional!

Além disso, consigo me perceber mais, controlar meus impulsos, e, às vezes, até prever situações que vão me deixar desconfortáveis a ponto de conseguir agir a tempo de evitá-las, tudo isso só foi possível graças ao trabalho que estamos desenvolvendo (eu e minha terapeuta) nos últimos meses. Hoje me vejo como uma pessoa mais analítica e centrada nos meus objetivos, um a um, sem tentar abraçar o mundo. 

Quanto ao depoimento postado no LinkedIn, fora dessa bolha,  essa rede social é muito criticada por romantizar as relações de trabalho, e fora das redes sociais em geral eu ainda vejo e sinto a saúde mental como um tabu para muitas pessoas, propor essa pauta não só nas empresas, mas também nas rodas de amigos, é muito importante por que nem sempre estamos bem, ou as vezes passamos por situações que não conseguimos assimilar, mas essa troca de experiências pode ajudar muito! 

Sou um defensor assíduo da terapia. Muitas vezes negligenciamos nossos sentimentos por priorizar outras pessoas, o que não é errado, se preocupar com o próximo. Mas a terapia é um momento que é justamente sobre você, aquele espaço é seu e você não será julgado por falar o que pensa, e o melhor, será orientador a se compreender e se perceber. Ah, e se você tiver a sorte de se consultar com uma terapeuta tão boa como a minha terá a oportunidade de se conhecer tanto a ponto de prever situações de conflito, e ainda evoluir como pessoa. 

Então, se você tiver a oportunidade, procure um profissional, seja uma terapeuta, um psicanalista ou até mesmo um coach, gaste tempo com você. Se a sua própria empresa investe no seu bem-estar e não te vê como um número, não se veja assim também, invista na sua saúde e ganhe qualidade de vida dentro e fora do trabalho!”

Gostou do relato do Renan?

Assim como ele, muitos colaboradores mudaram de vida após iniciar uma jornada de bem-estar através da empresa onde trabalham!

Faça como a ZG Soluções, alinhe-se ao Zenklub, o parceiro ideal para levar bem-estar emocional aos colaboradores e empoderar o RH com insights que geram melhores resultados.