Brincar com os amigos implica em insistir, persistir e aprender com o outro; brincar estimula o desenvolvimento infantil que é tão importante para o futuro adulto. A brincadeira compartilhada ajuda as crianças a superar frustrações, dividir o tempo com o outro e também a reconhecer a hora de falar e de ouvir.

É brincando que se aprende a ser criticado e, naturalmente, elaborar defesas. E quando a diversão acaba, mais uma grande lição: recolher e reconhecer o que é seu, pensar o que é possível trocar com o outro e então, guardar e organizar seus pertences.

Alguns pais me perguntam por que seus filhos não guardam os brinquedos após o brincar. Me contam que algumas crianças os abandonam em qualquer lugar e que se desapegam facilmente. Eu sempre digo aquilo que parece birra pode, na verdade, significar muito mais. Os adultos precisam revisar periodicamente a quantidade de brinquedos oferecido às crianças.

O excesso pode induzir ao desperdício e a outras questões, como a falta de responsabilidade com aquilo que se tem.

Nesta revisão com a criança, talvez seja possível doar brinquedos que ela não queira mais. Ou, por outro lado, que ainda lhe agrada e é exatamente por isso que quer partilhar com outra criança. O guardar fecha o ciclo da atividade lúdica, sua relação com o que é seu e a manutenção das relações de troca. Podemos pensar também no início do aprendizado da responsabilidade. O brincar promove vivências e experiências, auxiliando na construção da subjetividade. Na ação do brincar é possível descobrir mais sobre ela mesma e desenvolver a criatividade.

Quando uma criança brinca, entra num mundo de faz de conta, onde tudo o que ela deseja pode acontecer. Ela pode ser mãe, pai, professor, cachorro, pode viajar, virar super-herói. Simboliza seu mundo interno, diferencia o real do imaginário. A criança pode brincar sozinha? Pode, mas a presença de outra pessoa, criança ou adulto, disposta a estar com ela nesse momento, fornece segurança e afeto.

O ato de brincar estimula o desenvolvimento do seu filho, mas você deve-se atentar às formas como ele o faz. Se tiver dúvidas e quiser uma orientação especializada, agende uma sessão com um dos nossos especialistas em orientação a pais e filhos. O Zenklub é a maior rede credenciada de psicólogos online do Brasil, com mais de 100 especialistas disponíveis por vídeo-consulta.