Se você já sentiu dificuldades em fazer novas amizades, saiba que você não está sozinho. Normalmente, quem precisa mudar de cidade ou país precisa construir um novo círculo de amizades, mas acaba sentindo que conquistar aquela intimidade que tinha com os amigos que fez na infância ou adolescência é mais difícil do que previa.

Isso acontece porque “tendemos a ser mais “criteriosos” na escolha de quem serão nossos amigos, pois além de dispormos de menos tempo para socializar, também estamos mais cheios de pré-conceitos (julgamentos anteriores), evitando pessoas que não pensam como nós, afinal não queremos “perder tempo”, explica a psicóloga especialista em psicologia clínica Thabata Fonseca, que atende por video-chamada no Zenklub.

LEIA TAMBÉM
Terapia online ajuda brasileiros fora do país 10 dicas para se sentir menos sozinho morando fora do país

O que acontece é que, quando nos tornamos adultos, a necessidade de pertencimento continua existindo, mas ficamos mais seletivos com as pessoas que vamos incluir em nossas vidas e em nos aproximar daqueles que têm mais chance de dividir interesses em comum.   “Na vida adulta, com nossa identidade formada, nos voltamos aos nossos projetos pessoais e quem faz parte destes direta ou indiretamente. Ficamos mais ‘seletivos’ a socialização e grande parte dos adultos, menos tolerante a diferença, o que acredito ser a principal questão para que adultos tenham menos amigos e o empobrecimento da qualidade deste contato”, diz Thabata.

Como estabelecer novos vínculos de amizade

Empatia pode ser a resposta para estabelecer novos vínculos, fazer novos amigos e se sentir menos sozinho morando em outro país ou cidade. De acordo com Thabata, se unir a grupos de pessoas que estejam passando pela mesma situação que você é uma forma de conquistar novas pessoas para o seu círculo de amizade. A psicóloga, que há anos não reside em sua cidade natal, dá seu exemplo pessoal.

“Até hoje sinto ser mais fácil fazer amizade com outros não-locais, pois há essa compreensão de como é chegar em lugar novo e a disponibilidade de ter mais amigos, diferente de quem nasceu e cresceu nesta cidade e já tem um ciclo formado”, conta ela.

Do ponto de vista da psicologia, se socializar é fundamental para nos mantermos saudáveis e felizes. “É muito importante a busca e a manutenção da amizade. Somos seres sociais, não nascemos para viver isolados. Quem não lembra do filme ‘O naufrago’, no qual, após tanto tempo sozinho, Tom Hanks personifica uma bola em busca de manter a sanidade mental? Diversificar nossa fonte de afeto e suporte nos ajuda ao longo de toda a vida e nos fortalece para lidar com as adversidades dela”, finaliza a psicóloga.