Uma pesquisa feita com mais de 500 profissionais pela consultoria 4hunter revelou que mais da metade dos entrevistados (55%), estava insatisfeita com o emprego. Abaixo, listamos os motivos que podem desmotivar os colaboradores nas empresas:

Falta de reconhecimento

Empatia é fundamental para líderes e gestores. Saber se colocar no lugar dos funcionários, elogiar o trabalho bem executado e o cumprimento de metas e o trabalho realizado até o momento. A falta de reconhecimento é um dos principais elementos de desânimo dos funcionários. “Valorize as pequenas vitórias, seja parte de um time”, diz a psicóloga Luciana Taguti, que atende por videochamada no Zenklub.

Salários ruins

Muito trabalho por pouco dinheiro não é algo capaz de motivar o mais dedicado dos colaboradores. Essa é uma das principais causas de insatisfação dos funcionários. Estimulá-lo com outros benefícios e um ambiente de trabalho amigável podem fazer o trabalho ser compensador.

Ele sabe que nunca vai crescer

Mesmo sabendo que não pode promover um funcionário a curto prazo, um gestor precisa saber o que faz o colaborador ir trabalhar e o que o estimula. Desenvolver as habilidades das pessoas é uma maneira de fazê-las crescer e é uma forma de mantê-las motivadas no ambiente de trabalho.

Desigualdade entre colaboradores

Infelizmente, é comum empresas que praticam salários diferentes para homens e mulheres que executam a mesma função. “Por não ter seu trabalho reconhecido, as mulheres permanecem na base da pirâmide salarial. A diferença de remuneração, o não reconhecimento do seu trabalho – até por terem uma dupla ou tripla jornada de profissional, mãe e esposa –, o estigma de sexo frágil, são problemas sérios e psicologicamente debilitantes, que geram desconforto, revolta, desmotivação e complexo de inferioridade”, reforça Luciana Taguti.

Quando o assunto é motivar seus colaboradores, porém, não podemos deixar de mencionar o incentivo à saúde física e mental. Um benefício corporativo como Zenklub é fundamental para isso. Vem conhecer mais sobre o serviço, temos o plano certo para sua empresa.

Este artigo foi útil?

5

Você já votou neste post

Publicado por:

Zenklub

Publicado por:

Zenklub