O “Sair da Caixa” de hoje é com a mineira de Juiz de Fora, de 32 anos, Thelma Valverde. Thelma tomou a decisão de empreender há 4 anos e hoje é CEO da eMiolo.com, uma startup soluções de software sob medida. Além de CEO e empreendedora, Thelma é mãe da Laila, de 12 anos, e do Óliver, de 3 anos, e é também esposa do Samir. Conheça melhor a sua história e como ela se desdobra para cumprir os seus desafios.

Vamos começar entendendo um pouco do caminho que você percorreu até decidir empreender.

Vim de uma família, em que culturalmente todas as mulheres se tornavam professoras, mas por incentivo, principalmente da minha mãe, vi que não queria seguir o mesmo destino; Eu queria fazer a diferença e não seguir aquela mesma trajetória que sempre tive como exemplo na família.

Mas o caminho foi um pouco mais longo até chegar ao empreendedorismo. Comecei a trabalhar com 16 anos com vendas, e aos 18 já estava com um emprego em uma loja como vendedora. Depois troquei a loja pela função ser mãe da Laila e também professora particular e de curso pré-vestibular para a comunidade carente na minha cidade. Sim, tive que viver a experiência já bem tradicional na minha família de ser professora por um tempo.

Com o passar dos anos entendi que eu queria ser Bióloga, e assim fui para o curso superior. Me graduei em Biologia e fiz pós-graduação em Meio Ambiente. Trabalhei por 8 anos na área ambiental, atendi grandes empresas, quando percebi que existia algo dentro de mim que era mais forte, um desejo e uma força que me dizia mais uma vez que deveria fazer diferente. O que me movia era o desejo de empreender, e assim eu fiz. Logo de cara, me apaixonei por tecnologia e inovação e hoje já estou há 4 anos nessa empreitada.

Qual foi a sua inspiração para seguir o caminho do empreendedorismo?

Acho que o que mais me inspirou foi ver e desenvolver o lado humano tanto meu quanto das pessoas, e poder ver na prática como isso era surpreendente tanto na solução de problemas como para alavancar a empresa. Vi que tinha essa habilidade e que conseguia aplicar ela como líder de forma a inspirar e gerar resultados.

E como mulher e empreendedora, quais foram os seus desafios?

Nunca sofri nenhum preconceito por ser mulher, por mais que sabemos que ele exista. Minha maior dificuldade foi de fato conciliar os diversos papéis que nós exercemos, como mulher, esposa, empreendedora, mãe e dona de casa, afinal somos tudo isso em uma só, e o mais difícil é a cobrança que acabamos nos impondo principalmente devido aos filhos. Aprender a deixá-los não é fácil, mas quando vemos que eles sobrevivem na nossa ausência temporária ficamos mais felizes (risos!). O importante é o equilíbrio e se fazer presente quando estamos presentes.

Terapia é para quem quer se desenvolver

Como você se coloca nesse ambiente corporativo, que você acha que te ajuda a conquistar espaço e o seu lugar de fala?

Eu sou uma pessoa muito calma, e meu lado humano  sempre me ajudou muito. Conseguir se impor de fato é um desafio, mas consigo vencê-los através do trabalho, da persistência e, principalmente, por acreditar que é possível aquilo que estou buscando. O lugar de fala é muito importante, mas o resultado positivo do trabalho que está sendo feito é a melhor forma de nos impor e conseguir ser respeitada, assim a fala será apenas consequência.

E entre suas atividades como mãe, esposa e profissional, como você abre espaço para cuidar do seu bem-estar emocional?

Eu pratico atividade física regularmente e faço análise há 9 anos. E poder estar com a família e amigos nos momentos livres é sempre reenergizante. E claro, não podemos deixar de sair com as amigas de vez em quando!

Vamos falar sobre a eMiolo.com. Como você define o momento da sua empresa hoje?

Eu assumi a eMiolo.com em 2014 e não sou fundadora; Quem fundou foi o meu marido em meados de 2003. No início éramos uma software house, porém sempre trabalhamos com desenvolvimento de software sob medida. Hoje nos vemos como uma nova forma de pensar tecnologia e inovação para as empresas, e nosso principal desafio é alavancar a área Comercial, atendendo um novo patamar de clientes. Esse projeto já está tomando corpo desde que expandimos nossa área Comercial para São Paulo, em maio de 2017.

O que você espera para a eMiolo.com em 2018 e nos próximos anos e como isso interfere no seu lado pessoal?

No lado pessoal, o próximo passo é a mudança da nossa família para São Paulo e a adaptação de todos nós a esse movimento. Profissionalmente, vamos focar em certificar a empresa como agência de desenvolvimento Google, já que fomos selecionados esse ano para o programa, e receber a certificação no I/O 2019. Além disso, queremos nos concretizar como o futuro/presente das empresas de desenvolvimento de software no Brasil, mostrando a nossa tecnologia e inovação diante do modelo de mercado atual, que está defasado.

Por fim, quais seriam as suas dicas para outras mulheres que assim como você se dividem entre tantas responsabilidades, e o desejo de uma carreira de sucesso?

Acreditar sempre que é possível e ir em busca dos seus sonhos. A persistência irá te levar ao êxito!