As Olimpíadas 2016 estão terminando e com elas podemos tirar muitas lições de superação tanto físicas como emocionais. É de se imaginar que para alcançar o pódio, muitos desafios apareçam pela frente e para superá-los, antes de tudo, o trabalho deve ser feito na mente, que é onde tudo começa.

A judoca Rafaela Silva, que conquistou o ouro em sua modalidade nos Jogos do Rio 2016, tem uma história de vida de uma verdadeira vencedora. Tendo nascido em uma favela, a atleta teve que ser muito perseverante para contrariar todo o seu contexto de vida difícil e conseguir vencer no esporte e na profissão de militar. A atleta tem declarado que o trabalho psicológico que fez a ajudou na conquista da medalha.

É interessante observar que, mesmo treinando extensivamente no tatame, o entendimento de que tudo começa a partir da mente faz toda a diferença.

Certamente, essa guerreira precisou em diversos momentos trabalhar seus pensamentos para que os mesmos fossem produtivos, pois pensamentos geram sentimentos e comportamentos.

Sendo homossexual e negra, sofreu no passado com preconceitos e hoje se sagra uma vitoriosa no esporte e na vida. Tendo superado uma depressão e aprendido a focar no que é importante e descartado o que não era relevante, foi possível mirar na meta com mais clareza.

O nadador Michael Phelps também se utiliza de estratégias mentais para conseguir vencer as provas. Em recentes entrevistas ele declarou que planeja cada passo a ser dado. Antes de entrar na piscina ele imagina os mais diversos cenários, tanto positivos quanto negativos e bola estratégias para superar os obstáculos.

Terapia é para quem quer se desenvolver

Muitos atletas campeões passaram por derrotas no passado, ouviram muitos “nãos”, é natural da vida, ajuda nos fortalecer para a próxima vez.

O corredor Vanderlei Cordeiro de Lima é um belo exemplo de quem não ganhou o ouro, mas mostrou ao mundo uma grandeza de espírito que o fez ser reconhecido e admirado por todos, tendo a honra de acender a tocha olímpica.

Quando aprendemos a ter controle sobre o nosso cognitivo, o percurso  fica mais leve. Seja qual for o objetivo estejamos almejando, nem sempre isso nos levará ao “pódio”, mas o importante é saber usar qualquer resultado  para o crescimento, pois isso nos leva a fazer melhor da próxima vez. As experiências nos preparam para os desafios. Aprende-se a ser cada vez mais resiliente, o que significa superar os obstáculos mais facilmente e recomeçar, dar a volta por cima com mais facilidade e garra.

Vencer ou não no esporte nos traz uma analogia muito interessante com a vida de um modo geral. Além da persistência para vencer, e resilência para superar é necessário treino, força de vontade!

Assim como é preciso treinar o corpo e as táticas a serem usadas, a mente precisa ser trabalhada antes de entrarmos nos “tatames da vida”.