Dezembro chegou e, junto com ele, a corrida para as férias escolares, as compras de presente de natal, festas de final de ano, amigo secreto, viagens e encontros com a família. A lista é interminável e o estresse pode ser também.

Esse é um momento do ano que pode trazer alegria e um sentimento de união, mas pode também causar ansiedade, tristeza e cansaço. Segundo uma pesquisa realizada pelo Isma-BR, o nível de estresse dos brasileiros cresce 75% durante das festas de final de ano.

Como evitar o estresse nas festas de fim de ano?

Tanto o Natal quanto o Ano Novo são momentos que trazem as lembranças da nossa infância, mas nem sempre elas são felizes. Além disso, todos nós podemos nos sentir sobrecarregados pela loucura do final de ano em algum nível.

Por isso, organizamos algumas dicas que podem ajudar a tomar decisões com mais tranquilidade e, porque não, curtir as festas de final de ano.

Portanto, se você é aquele tipo de pessoa que impõe uma rotina de tarefas intermináveis e festas com pessoas que você pode não gostam tanto, tudo isso em nome do espírito natalino aqui vai quatro dicas pra te ajudar a lidar com o estresse:

1. Procure não sobrecarregar a sua rotina

Sim, chega o final de ano e nossa rotina vai a loucura. Festas, comprar presentes, organizar a ceia de Natal, receber os parentes, etc. Ou seja, quando você menos espera a agenda lotou e você precisa se desdobrar para ir a todos os eventos.

Terapia é para quem quer se desenvolver

No entanto, pare e reflita por um instante. O que você considera fundamental na sua vida nessa época do ano? Você gosta de viajar? encontrar os amigos? Ou apenas dar um abraço nos seus pais? Qualquer opção é válida desde que você se sinta bem com isso.

2. Você está pensando em fugir das festas de final de ano?

Com suas prioridades em mente, crie a sua agenda. Tudo que não for importante deixe de fora. Parece uma tarefa difícil, mas negar educadamente alguns convites pode te ajudar e muito. Dessa maneira, você não estará fugindo da festa, e sim usando o tempo que tem para aproveitar o que realmente vai fazer você mais feliz.

3. Não se sinta pressionado

Durante 12 meses muitas pessoas passam por período difíceis e enfrentam doenças como depressão, ansiedade e fobia social. No entanto, quando chegam as festas de final de ano, sentem uma pressão social para parecer felizes.

Em alguns casos, para mudar de humor, algumas pessoas abusam da bebida ou mesmo comem demais, o que pode gerar culpa depois. Ninguém deve sentir-se pressionado a ser feliz. Portanto, se você está passando por um momento difícil, não se sinta culpado e, se precisar, procure ajuda.

4. Curta o momento e evite a ansiedade

Em tempos onde as vidas são compartilhadas nas redes sociais e cada passagem pela timeline é recheada de fotos deslumbrantes, é preciso respirar duas vezes antes de sentir triste com a própria vida. Mas a realidade é muito diferente do que é publicado nas redes.

Portanto, evite comparar o seu momento com as festas de final de ano dos seus amigos. Procure conectar-se com aquilo que lhe faz feliz e não com a aparente felicidade do outro. Se você sente dificuldade em tomar essa atitude, talvez seja saudável deixar o celular de lado e buscar outras opções de divertimento.

Você tem dificuldade com as festas de final de ano? Se precisar conversar com um profissional sobre o assunto, escolha um de nossos terapeutas.

Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar.