Eu sei que, muitas vezes, pode ser difícil mas você já agradeceu pelo seu ano que está terminando? Passamos boa parte do nosso tempo envolvidos com as rotinas e tarefas que podem nos tornar um pouco amargos sobre a vida. Que tal nessa semana entre Natal e Ano Novo praticar a gratidão pelas coisas boas e, por que não, ruins que cruzaram seu caminho esse ano?

Pesquisadores na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, chegaram a conclusão que ser grato faz bem para o seu cérebro. Eles conduziram uma pesquisa com 43 voluntários que já faziam terapia tratando doenças como ansiedade e depressão. Vinte de dois deles escreveram cartas de gratidão na três primeiras sessões. Três meses depois dessa experiência os voluntários que haviam escrito as cartas ainda apresentavam atividade cerebral na região considerada relacionada a gratidão, o que ajuda combater a depressão.

Ter gratidão não significa apenas dizer obrigada ao que passou, mas isso já um começo. Gratidão é reconhecer o que acontece na sua vida como parte de uma experiência maior e realmente apreciar mais cada momento que acontece. Esse tipo de atitude pode mudar a maneira que você vê o mundo e muitos outros benefícios.

A gratidão vai fazer de você alguém mais feliz

Agradecer traz uma sensação de contentamento, torna quem agradece mais completo.

Um estudo apresentado na American Psychological Association mostrou que jovens gratos e com uma visão mais positiva da vida são mais felizes, tem um melhor comportamento na escola e tem mais esperança. Ou seja, isso pode até mesmo ajudar a combater a depressão na adolescência.

Ser grato nos prepara também para momentos mais difíceis de perdas. Esse sentimento nos tira da posição de vítima e nos torna abertos para melhorar o que já temos.

Terapia é para quem quer se desenvolver

A gratidão fortalece relacionamentos

Conviver com alguém por um longo tempo pode ser um desafio. Isso porque, até as pequenas atitudes, como deixar a luz ligada na sala vazia, podem causar brigas. Que tal mudar isso? Ser grato pelo que o parceiro tem de melhor e pelas pequenas atitudes dele tornam o seu relacionamento único e especial.

É uma mudança de padrão, de olhar para o outro. Ou seja, se conseguirmos olhar as coisas boas que os nossos relacionamentos, de maneira geral, nos trazem, vamos perceber os pontos positivos são maiores que os negativos.

Gratidão vai tornar o seu sistema imunológico mais forte

A gratidão está diretamente ligada ao otimismo e, consequentemente, ao nosso sistema imunológico. Portanto, agradecer mais pode nos tornar mais fortes e saudáveis.

Por isso, uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovou que pessoas mais gratas tem menos probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca. Além disso, um estudo conduzido em Recife, mostrou que pessoas gratas ficam menos tempo internadas nos hospitais.

Além disso, não se esqueça, se precisar de uma ajuda para enfrentar os problemas e começar o ano novo novinho em folha procure um profissional. Por isso, o Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar pra te ajuda no que precisar.

Ao que você é grato neste ano que passou? Converse com a gente nos comentários.