Quando nascemos ganhamos um nome, e ao crescer aprendemos mais coisas sobre nós mesmos, como por exemplo nossa idade, o nome dos nossos familiares, a cidade onde nascemos. Mas será que isso é se conhecer de fato ou existe um jeito de como se conhecer melhor?

O autoconhecimento é ter consciência de nossos comportamentos, pontos fortes, limitações, valores e crenças. É também entender que esses aspectos afetam nossas escolhas de vida e relacionamentos. 

Uma pessoa que não tem muito autoconhecimento tende a agir de forma mais impulsiva, ou até mesmo não entender porque frequentemente está em situações que não lhe agradam. Daí vem a importância de trabalhar essa habilidade de se conhecer. 

No entanto, exercitar o autoconhecimento nem sempre é simples. Por isso, trouxemos 8 dicas de como se conhecer melhor, de forma mais profunda e verdadeira. 

Por que é importante se conhecer melhor?

Tendemos a pensar que conhecemos a nós mesmos, afinal, quem melhor para saber dos sentimentos e vontades do que a própria pessoa? Mas, a verdade é que nem todo mundo pratica de fato o autoconhecimento. 

É comum que pessoas vivam no piloto automático, tomando decisões e lidando com as coisas sem prestar atenção em suas próprias reações ou negligenciando os sentimentos diante das coisas.

Terapia é para quem quer se desenvolver

O autoconhecimento nos permite identificar aquilo que faz sentido para nós. Nos ajuda a refletir se o nosso foco está nas coisas certas. Você passa a tomar decisões que façam mais sentido para si e vão ao encontro dos seus valores e vontades, não cedendo tão facilmente a pressões externas.

O autoconhecimento tem esse efeito poderoso não apenas em sua vida e relações pessoais, mas também no ambiente profissional. Essa é uma ferramenta que te ajuda a desenvolver empatia pelos colegas, inteligência emocional, comunicação, entre outras qualidades de um bom profissional.

8 dicas para se conhecer melhor

Exercitar o autoconhecimento é feito de forma diferente para cada um, respeitando as individualidades e os tempos. Mas, temos algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada. 

Identifique suas emoções

Identificar suas emoções, entender quais são suas origens e como é a sua reação diante de determinada situação é o primeiro passo para desenvolver inteligência emocional. 

Nossas emoções dizem muito a nosso respeito e tem haver com a personalidade e experiências de vida. O que te deixa feliz? O que deixa estressado? Identificar essas reações e suas causas também te ajudam a se conhecer por inteiro.

Comece a observar e refletir sobre você 

Olhar para dentro de si e procurar por suas características e vontades é um trabalho importante e que deve ser feito constantemente. Esse olhar para si deve vir junto com uma reflexão para, dessa forma, conseguir entender mais suas escolhas e sentimentos. 

Faça um diário de emoções

Algumas pessoas têm facilidade em aprender através da escrita. O autoconhecimento também é um processo de aprendizagem e descoberta, por isso manter um diário registrando suas emoções pode te ajudar a refletir sobre isso ao longo do tempo. 

Dessa forma, você pode registrar experiências, dúvidas, descobertas e questionamentos que surgirem ao longo do processo, podendo sempre revisitar para perceber sua evolução. 

Se questione antes de agir

Parte do processo de autoconhecimento envolve questionar suas ações e vontades, para compreender se você vai agir de acordo com o que você de fato sente e acredita ou essa é mais um influência externa. 

Agir por impulso e sem pensar é uma característica de pessoas que não possuem autoconhecimento, já que nesse caso a ação é movida pela emoção e não pela razão. Por isso questionar e racionalizar esse momento é como um treino para o autoconhecimento. 

Peça feedback para as pessoas

Você já teve dificuldade para definir quais são suas qualidades e defeitos? Essa é uma queixa comum, já que a missão de se definir é tão difícil, principalmente para aqueles que não praticam o autoconhecimento. 

Por isso, às vezes é válido um empurrãozinho de amigos, familiares e até mesmo colegas de trabalho. Peça feedback para as pessoas, busque identificar como as pessoas a sua volta te veem como um profissional, amigo e pessoa. 

Mas, lembre-se que todos nós temos qualidades e defeitos. Então não fique chateado ao ouvir seus pontos negativos e enxergue isso como uma oportunidade para melhorar. 

Não julgue a si mesmo

O auto julgamento pode ser muito prejudicial nessa caminhada, fazendo com que você desvalorize todo o esforço empregado na busca pelo autoconhecimento. É preciso entender que podemos ter lados bons e ruins. 

Evite julgar e busque aceitar todos os lados que formam a sua personalidade, compreendendo os motivos e as situações que os envolvem.

Procure ajuda 

O processo de autoconhecimento é longo e passa por diversas etapas que nem sempre são fáceis de se concluir. Por isso, não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda. Psicólogos, coaches e terapeutas podem te ajudar com diferentes abordagens e garantir que você tenha à disposição ferramentas para se entender melhor. 

Como a terapia ajuda a se conhecer mais? 

A terapia é um passo fundamental na busca pelo autoconhecimento e pode ser uma ferramenta poderosa e grande aliada da saúde mental e emocional. Apesar de ainda ser um tabu, a terapia vem sendo democratizada e cada vez mais pessoas estão buscando ajuda de profissionais especializados como os psicólogos.

Buscar ajuda profissional não deve ser vergonha e a terapia já ajudou e continua ajudando muitas pessoas. O psicólogo é um profissional capacitado que age de acordo com um código de ética visando o melhor atendimento para quem o procura.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.