Os sinais de arrependimento de uma traição muitas vezes não são tão evidentes.

Por isso, nós do Zenklub separamos alguns pontos de arrependimento que você pode levar em consideração para saber se a traição tem perdão ou não.

Afinal, durante a ponderação se vale a pena perdoar a traição e reatar o relacionamento, muitas coisas vêm à mente e pode ser um tanto complicado tomar a decisão que te faça bem.

Avalie esses sinais com calma e sempre que possível busque ajuda psicológica para te ajudar na orientação do que fazer.

1) Presentes e agrados

É claro que, ao perceber o erro de uma traição, a pessoa arrependida irá desejar mostrar ao máximo o apreço que ela tem pela pessoa traída.

Durante a traição, por vários motivos, a pessoa que trai a maioria das vezes não pondera racionalmente sobre as implicações daquele ato que ela está prestes a cometer.

Então, ao se dar conta, depois do erro, de que o ato rompeu com a confiança do relacionamento, um dos sinais de arrependimento da traição é oferecer agrados.

Por exemplo, a pessoa que traiu e se arrependeu pode dar a quem foi traída presentes como:

  • Entrega da comida favorita da pessoa que sofreu a traição
  • Presentes fora de datas especiais (aniversário, Natal)
  • Artigos de luxo, extravagantes, para tentar chamar a atenção de quem recebe

2) Evitar sair muito

Um dos sinais mais comuns de arrependimento de uma traição (seja ela feminina ou não) é querer permanecer mais tempo dentro de casa.

Ou seja, é relativamente frequente que a pessoa arrependida deseje ficar mais tempo no meio doméstico seja para valorizar mais a presença com as pessoas amadas e filhos (principalmente no caso de uma traição no casamento), seja para realizar um balanço sobre o ato em si.

Dessa forma, a pessoa que traiu mostra-se disposta a aprender com o erro, melhorar e assim propiciar uma relação mais saudável e edificante com a pessoa traída.

No entanto, é importante que a decisão de retomar o casamento não seja unilateral, isto é, ambas as partes devem estar dispostas a reatar e buscar crescer juntas, mesmo após a traição.

3) Aumento do romantismo

Assim como a questão dos presentes, o romantismo pode ser um dos sinais de arrependimento de uma traição.

Embora esta (nem as outras) não seja uma prova de que existe um arrependimento genuíno, há uma chance maior de que seja uma mostra de reconhecimento do erro caso o padrão de comportamento prévio da pessoa que traiu não seja nada romântico.

4) Não terceirizar a culpa

A culpa de uma traição reside basicamente em quem traiu.

Afinal, quem disse o “sim”, em última instância, é somente quem trai.

No entanto, um dos sinais de que não houve um genuíno arrependimento da traição é quando a pessoa que cometeu o ato tenta justificar aquilo como se fosse culpa da pessoa traída.

Além de poder prejudicar a autoestima da pessoa traída, esse ato sinaliza que não há realmente uma intenção de retificar o erro.

Quem trai se arrepende de verdade?

Segundo Diogo Lara, professor de psiquiatria da PUC-RS e especialista em infidelidade, há sim espaço para o verdadeiro arrependimento depois de uma traição.

De fato, os sinais de arrependimento de uma traição no caso masculino são bem diferentes que o caso feminino.

Por exemplo, de acordo com as pesquisas realizadas pelo psiquiatra, cerca de 3 em cada 4 homens que traem a mulher e decidem viver com a amante se arrependem após o ato e os novos relacionamentos duram menos de 1 ano.

Isso aconteceu por diversos motivos, um deles é pelo fato do homem buscar inicialmente uma satisfação de seus impulsos sexuais com outra pessoa, desconsiderando as questões emocionais e tudo o que se construiu no relacionamento com a parceira.

No entanto, após deixar-se conduzir pelo viés emocional, pode ser que o homem genuinamente se dê conta do erro cometido, uma vez que sacrificou o afeto e amor prévios para dar vazão a outros estímulos.

Obviamente, não há regras. Cada caso é um caso.

Por isso, é importante que, após uma traição, o casal que deseje saber como superar uma traição busque orientação especializada.

Quem trai também sofre?

Pode ser que a pessoa que traiu também sofra, sobretudo quando ela reconhece quais foram os sentimentos que seu ato causou em quem foi vítima da traição.

Além disso, o sofrimento de quem trai pode advir da percepção da desestrutura que o ato causou não só na confiança, mas também no amor do casal.

Afinal, uma vez que há traição, há também implicações na qualidade do relacionamento que, em alguns casos, podem ser irreversíveis.

Para analisar se quem trai sofre ou não, deve-se avaliar qual foi o principal motivador para realizar o ato. Entre eles estão:

  • tédio;
  • indiferença;
  • solidão;
  • vingança por alguma atitude;
  • busca por atenção; 
  • sentir-se menosprezado pelo parceiro;
  • excitação por ser “algo proibido” ou uma “aventura sexual”;
  • vontade de terminar o relacionamento.

Cada motivador pode deflagrar uma reação (entre elas o sofrimento) diferente em quem trai.

Como se sente uma pessoa que traiu: o arrependimento muda algo?

Uma pessoa que traiu pode experimentar as mais diversas sensações.

De fato, não se pode precisar como se sente uma pessoa que traiu, pois cada um reagirá a esse ação de maneira individual.

Inclusive, quem cometeu o ato pode simplesmente não sentir culpa e não se arrepender pelo o que fez. 

Por isso, a pessoa traída não pode esperar o arrependimento genuíno do outro para que possa estabilizar sua vida e viver bem.

Nesse contexto, podem ser criadas relações tóxicas, representadas por alta dependência emocional.

Ou seja, alguém que deposita completamente a felicidade no outro pode enfrentar dificuldades para manter a saúde mental.

Afinal, nem sempre (e digamos que muitas vezes não é isso que acontece) o outro corresponde àquilo que esperamos dele.

Portanto, é preciso olhar com atenção para os possíveis sinais de arrependimento para que se pondere se vale ou não a pena retomar o relacionamento.

Lembre-se que uma relação saudável é aquela em que há respeito mútuo, em que um lado busca contribuir com o outro sem esperar nada em troca.

Assim, uma relação baseada em trocas comerciais do tipo “toma lá, dá cá” não é nada saudável.

Fui vítima de uma traição, como superar?

Os sinais de arrependimento de uma traição podem ajudar quem foi traído a entender as reais intenções e pensamentos de quem praticou o ato.

No entanto, as marcas de uma traição são inevitáveis, principalmente para quem sofreu o ato. 

Para ajudar a curar essas feridas, é importante buscar ajuda especializada por meio da terapia. 
Conheça os profissionais da saúde mental que atendem através da Zenklub clicando aqui!