Colocar o autoconhecimento na prática traz benefícios que não se limitam à sua vida pessoal. Observar-se de maneira generosa e investigativa é algo que devemos praticar para evoluir em todos os campos; entre eles, o profissional. Quem se conhece bem vai melhor no trabalho e constrói uma carreira mais sólida.

Com efeito, saber se olhar, se entender e se respeitar permite desenvolver uma vida no trabalho que combina mais com quem você realmente é. E no que se refere ao seu dia a dia, o autoconhecimento traz mais humanidade e melhora seus relacionamentos – em outras palavras, fortalece o seu networking. 

Autoconhecimento na prática

autoconhecimento espelho

Para se conhecer, não adianta nada ficar na teoria: só funciona na prática. É um exercício diário, para toda a vida; que demora, mas traz muita coisa boa. É como Luciana Leon, nossa especialista, psicóloga, terapeuta ayurvédica e professora de yoga e meditação, reforça:

As nossas questões emocionais, assim como nossos padrões de comportamento, devem ser trabalhados, como uma prática. Só ficamos bons em alguma coisa, se nos dispomos a aprender e praticar. Com a mente não é diferente.

Trata-se de ter disciplina e procurar os incentivos necessários. No nosso app (disponível para iOS e Android), você encontra exercícios, outros conteúdos e sessões com especialistas preparados para te dar todo o auxílio necessário e que te ajudam na busca pelo autoconhecimento.

Benefícios para a sua carreira

benefícios carreira trabalho

É muita coisa que você pode tirar pra sua carreira quando você coloca o autoconhecimento na prática. Não acredita? Então, acompanha com a gente:

1) A busca pelo que te faz feliz

Para conseguir ir atrás do que a gente realmente gosta, só tem um jeito: de fato saber o que desperta o nosso interesse. Então, para você trabalhar com o que você ama, não adianta achar que um dia, do nada, o emprego perfeito vai cair no seu colo. É preciso entender que a carreira dos sonhos é uma construção, à qual você consegue se dedicar mais conforme se conhece com profundidade.

2) Domínio das próprias emoções

Estar no comando das próprias emoções refere-se a autoconsciência, autoconfiança e à capacidade de reconhecer um sentimento quando ele ocorre, procurando a melhor maneira de lidar com ele. Ou seja, não estamos falando de autocontrole; mas, sim, de uma maneira saudável de encarar os nossos sentimentos, especialmente no ambiente de trabalho: onde é comum que haja várias partes envolvidas, com diferentes expectativas e percepções.

3) Lidando com as emoções dos outros

Ninguém é um robô. Todo mundo sente, erra e se manifesta. Assim como todos temos dias melhores e piores. Dessa maneira, conhecer os próprios limites e saber se expressar bem ajuda na hora de lidar com os outros. Unindo autoconhecimento a sensibilidade, é possível melhorar (e muito) as suas relações no trabalho.

4) Automotivação

Quando a gente se conhece, nos cobramos menos a partir de expectativas irreais (e, muitas vezes, opressoras), ao mesmo tempo em que conseguimos nos motivar com mais frequência, nos baseando em perspectivas mais verdadeiras. Saber ser o próprio incentivo, com o intuito de ir atrás do que se deseja, é uma qualidade imprescindível para uma carreira que te fará mais feliz e completo.

5) Skills de liderança

Um bom líder é aquele que sabe se comunicar, delegar, motivar e, também, é aquele que conhece bem suas forças e fraquezas. Só assim, reconhecendo seus pontos positivos e negativos, é possível montar e guiar equipes que complementem as suas próprias competências – sempre de maneira produtiva e construtiva. 

Coloque o autoconhecimento na prática com o zenklub

autoconhecimento abraço

Se você se empolgou e já quer começar agora a investir no autoconhecimento na prática, para uma carreira e uma vida pessoal mais felizes, entenda como o zenklub pode te ajudar.

zenklub na sua empresa

Sua empresa pode ter o zenklub como benefício: de um lado, os colaboradores têm acesso a conteúdos especiais e 4 sessões de terapia por mês cada; do outro, a empresa recebe reports com dados de B.I. para que seja possível acompanhar o impacto do benefício e cuidar melhor da saúde emocional das suas equipes. Para saber mais e ver tudo o que o zenklub pode oferecer, clique aqui

zenPremium

O zenPremium é o nosso plano individual de assinaturas. Por apenas R$14,90, você tem acesso à 1ª sessão de terapia de graça, desconto de 10% em todas as sessões marcadas mensalmente, acesso a um mapa zen, que marca toda a sua jornada emocional, além de conteúdos especiais com foco em saúde emocional. Achou tudo? Só clicar aqui.

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub