Mark McCormack em seu livro “O Que Não Se Ensina Em Harvard Business School” cita uma pesquisa realizada com estudantes MBA em Harvard, em que os alunos precisam responder a uma pergunta: “Vocês têm metas claras, definidas e escritas para o seu futuro e com planejamento para realizá-las?” Se esta pergunta fosse feita a você hoje o que você responderia? Bem, em Harvard somente 3% dos estudantes responderam que sim, 13% tinham metas claras, mas não estavam escritas nem planejadas, e os 84% dos estudantes não tinha suas metas claras e muito menos escritas com plano de ação. Porém a parte surpreendente desta pesquisa, foi que 10 anos depois, o pesquisador entrevistou todos os participantes novamente e obteve o seguinte resultado:

  • Os 13% que tinham metas definidas mas sem o planejamento escrito, ganhavam, em média, o dobro do que os 84% que não tinham objetivos definidos.
  • Os 3% que tinham metas claras, escritas e planejadas, estavam ganhando, em média, 10 vezes MAIS do que os 97% JUNTOS!

Impressionante, não é mesmo? Várias pessoas buscam o tão almejado sucesso profissional, e nesta pesquisa por exemplo, 100% dos entrevistados, provavelmente buscavam esse sucesso, pelo simples fato de estarem cursando um MBA em Havard, mas como o próprio resultado nos mostrou, poucas conseguiram, no caso apenas 3%. Sucesso profissional é fácil, porém não é simples. Neste artigo eu cito 5 passos para que você alcance seu sucesso profissional:

1º AUTOCONHECIMENTO: Para alcançar o sucesso profissional, o primeiro passo é se conhecer, saber com que tipo de atividade você realmente se identifica, identificar suas habilidades e seus pontos a desenvolver.

2º FOCO: Quando você sabe quem é você e o que você quer, fica fácil definir onde você está e onde você precisa chegar. É como se você ligasse a uma lanterna somente para o que você busca, somente para o que você quer e as demais profissões ficam no escuro para não te tirar do seu foco. Ter foco é tomar a decisão de qual direção seguir, e deixar definido internamente o que você quer para sua carreira. Grande parte das pessoas pecam neste momento, pois além de não se conhecerem, perdem totalmente o foco ao se preocupar com as escolhas que não fizeram ao invés de investir na decisão tomada. Neste passo é importante entender que não existe plano B, não existe uma carta na manga, existe apenas o plano A, que é a profissão dos seus sonhos, e seguindo os 5 passos, ela será uma realidade. É impossível ir para o terceiro passo, sem estar com este bem definido.

3º PLANEJAMENTO: Após definir qual a direção você deseja seguir e ter claro na sua mente onde você quer chegar, você precisa se planejar e se organizar para chegar lá. Mas não basta ter este planejamento na sua cabeça, você precisa fazer como os 3% de Havard e escrever seu planejamento no papel, com datas definidas para cada ação que você precisa realizar e para isso abuse dos seus contatos, busque pessoas que já alcançaram o sucesso na profissão onde você gostaria de atuar e busque informações para que seu planejamento seja baseado na realidade da profissão desejada.

4º AÇÃO: Não basta ter um belo planejamento no papel se você não executá-lo. Então o quarto passo é exatamente a ação, atitude e colocar em prática as ações descritas no seu planejamento. Joel Barker tem uma frase sensacional que diz: “Uma visão sem ação não passa de um sonho, ação sem visão é só um passatempo, mas uma visão com ação pode mudar o mundo”. Esta é a chave para o sucesso profissional: Visão definida (FOCO) + AÇÃO Se é possível mudar o mundo com essa fórmula, quem dirá alcançar o seu sucesso profissional!

5º DISCIPLINA: Último passo para o sucesso profissional é manter a disciplina. Manter a persistência em seguir seu planejamento mesmo quando suas ações não apresentam os resultados que você espera. Quando isso ocorre, está indicando que é necessário rever o planejamento, traçar novas ações mas o foco da profissão escolhida não muda, permanece o mesmo, pois o problema não é seu foco e sim seu planejamento que talvez não tenha sido realizado de forma assertiva naquele momento, mas nada te impede de refazê-lo para alcançar seu sucesso profissional.

Nara Doné

Nara Doné

Psicóloga, Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, especializada em Coaching de Vida e de Carreira, Mestranda da área de desenvolvimento humano, com experiência de 8 anos em atendimentos psicológicos individuais e de casais, orientação profissional e planejamento de vida e carreira.
Nara Doné